Amparo do Nascer - por Doula Grasi Leal

Amparo do Nascer - por Doula Grasi Leal Doula, atuo na assistência a gestante durante a gestação (pré parto), trabalho de parto e puerp? Ali estudei por toda minha vida e até hoje permaneço.

Nasci no interior de Minas Gerais, na cidade de Formiga onde vive minha mãe. Formei primeiro em Bacharel em Estética, do qual me orgulho muito e em seguida fiz o curso de Doula. Optei por seguir na área de saúde da mulher cursando Minhas doulas, em Belo Horizonte. Dedico todo meu tempo as atividades profissionais e a minha família. Defendo a prática de uma Assistência Baseada em Evidências cientí

ficas e na humanização. É apaixonada por Partos Naturais e defende a prática da humanização do parto e nascimento. Palestrantes e ministrante de cursos como convidado. sou casada, mãe da Sofia. Muitas me perguntam como foi que descobri esse dom, é meio estranho mas descobri depois que minha filha nasceu. Sempre quis ter um parto normal só que antes não sabia nada, nem meus direitos. Depois que a Sofia, percebi que tinha algo que não estava certo, então conheci a doula Rebeca e o ishtar. Me transformei então em pesquisadora e ativista do parto normal, natural e humanizado e meu maior desejo é de futuramente conseguir meu tao sonhado parto natural e humanizado. Foi por isso que quis me tornar doula:
Pra ser a mão que segura a mão de uma mulher e diz:
"Você vai conseguir, tá tudo bem! Sente seu bebê chegando, guarda essa sensação pra sempre!"

⁣RELATO DE PARTO Parte 4⁣⁣Eu ainda permanecia muito lúcida, conseguia perceber tudo que acontecia a minha volta, consegu...
20/02/2020


RELATO DE PARTO Parte 4⁣

Eu ainda permanecia muito lúcida, conseguia perceber tudo que acontecia a minha volta, consegui enviar a mensagem por volta de 07:08 da manhã, ate eu não consigo acreditar quando lembro. Eu estava muito focada no que eu queria, mas depois de um tempo me desliguei por completo. ⁣

As contrações ja estavam vindo bem doloridas e eu só queria ficar agaixada ali, não passou em momento nenhum caminhar, ou ir para o chuveiro, foi tudo muito rápido também. Acho que foram poucas contrações antes de sentir os puxos involuntários (periodo expulsivo).⁣

Quando veio uma contração muito forte e meus joelhos também já estavam doendo por ficar agaixada, tava ficando dificil permanecer naquela posição. Isso foi mais ou menos umas 7:20 da manhã, então subi em cima da cama e ficar de quatro apoios. Nesse momento a Vanessa chegou. Eu simplesmente olhei pra ela e falei: JÁ CHEGA! Já tinha chegado ao meu limite. As lágrimas rolavam pelo meu rosto, a posição que eu estava já não tava mais confortável e aumentava a dor que eu sentia. De repente, eu senti vontade de fazer força e dei gemido alto. Então enfermeiras vieram correndo pra ver como eu estava, quando me avaliaram, já estava com 9 cm de dilataçao. ⁣

Após o toque a bolsa se rompeu e foi água para todo lado, os puxos ficaram mais fortes, era incontrolável. Buscaram a cadeira de rodas as pressas e correram comigo pra sala de parto. Eu lembro que no caminho até lá eu só sabia que queria deixar a minha mão ali no canal da va**na, eu queria muito sentir ela quando estivesse nascendo.⁣

Quando chegamos lá, queriam que eu deitasse, mas eu não conseguia me levantar e sinceramente, era a posição que eu menos queria. Pra falar a verdade, eu desejava muito ter usado a banheira ou pelo menos o chuveiro, mas não deu tempo de fazer nada e naquele momento nao conseguia pensar em mais nada. ⁣

Continua no próximo post...⁣

Fotografia: ⁣

@ Hospital Sofia Feldman

RELATO DE PARTO - Parte 3⁣⁣⁣⁣29/03 - Às 6:00 da manhã me colocaram na cardiotocografia novamente para ver como estava o ...
17/01/2020

RELATO DE PARTO - Parte 3⁣⁣


29/03 - Às 6:00 da manhã me colocaram na cardiotocografia novamente para ver como estava o bem estar da Liz e as contrações começaram a ficar mais presentes, mas ainda estavam bem suportáveis, infelizmente não lembro qual intervalo entre uma e outra.⁣⁣

Me sentia bem quando as contrações passavam. Eu achando o tempo todo que seria um parto demorado, estava muito tranquila, pensando que daria tempo de fazer tudo que eu desejava. ⁣⁣

Tomei meu café da manhã duas vezes, que o tulio levou pra mim e a Vanessa (minha doula) também saiu pra tomar café, pois ninguém é de ferro, né gente??? Então ficamos eu e o Túlio a sós alí. ⁣⁣

Fui ao banheiro algumas vezes e percebia que o tampão saía aos pouquinhos e me dava uma felicidade, que vocês nem imaginam. Aaah, e em uma dessas idas, veio uma contração que só Jesus ⁣😬, mas venci... 🤗⁣⁣

Eu ainda conseguia conversar com as minhas amigas pelo celular, coloquei minha playlist pra tocar e às 6:58 mandei mensagem pra Débora, minha fotógrafa, pra já ir para o hospital pois as contrações já haviam tomado um certo ritmo.⁣⁣

O Túlio me fazia massagem, me lembrava de respirar quando as contrações vinham e no intervalo entre elas, ele me dava muito carinho, conversava comigo.⁣

Foi um momento único, estávamos só nós dois naquele momento, tivemos uma conexão incrível. Ele sempre muito presente e atencioso, buscando entender o que estava sentindo e tentando atender minhas necessidades. Mas confesso que ele também levou umas belas mordidas e uns beliscões de leve hahahah... ⁣

As fases passavam muito rápido, era quase imperceptível quando o ritmo mudava. Quando a dor aumentou, eu me ajoelhava no chão durante a contração e respirava fundo e vocalizava. ⁣⁣

Já estava em outra dimensão, mas também me sentia muito presente ali o tempo todo, percebia tudo que acontecia a minha volta, as últimas mensagens que enviei foi por volta de 07:08 para as meninas do grupo maternagem que foi uma foi uma foto que eu tinha tirado pra elas.⁣
⁣⁣

CONTINUA NO PRÓXIMO POST 🥰⁣⁣


Fotografia: ⁣

⁣⁣

⁣ @ Hospital Sofia Feldman

Relato de parto - PARTE 1⁣⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣Oii gente, tudo bem com vocês? Espero que estejam.⁣⁣⁣⁣Vim aqui para compartilhar m...
09/01/2020

Relato de parto - PARTE 1⁣⁣
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣
Oii gente, tudo bem com vocês? Espero que estejam.⁣⁣
⁣⁣
Vim aqui para compartilhar meu relato por escrito com vocês (caso queiram, posso também trazer em forma de vídeo). E para não ficar muito longo, vou publicar por partes, tá bom? Espero que gostem...⁣ 🌻⁣
⁣⁣
Liz nasceu dia 29 de março através de parto normal induzido, devido ao diagnóstico de RCIU.⁣⁣
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣
Mas antes de entrar nos detalhes, acho muito importante voltar lá no início, quando eu descobri que iria ser mãe novamente. Não imaginávamos que seria tão rápido, foi uma surpresa muito grande para nós. No entanto, essa gestação foi muito desejada e tínhamos muitos planos.⁣ ⁣
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣
Um deles era ter parto domiciliar, eu desejava muito isso, então decidimos colocar esse sonho no papel.⁣⁣
⁣⁣
Com tudo se encaminhando bem, estavamos tranquilos. Ja tínhamos encontrado as nossas doulas, a equipe que nos assistiria, o local e alguns detalhes já acertados.⁣⁣
⁣⁣
Eu imaginava cada detalhe ( principalmente de ter a Sofia ao meu lado no grande dia), mas a maternidade é uma caixinha de surpresas e tivemos alguns obstáculos pelo caminho. ⠀⠀⠀⁣⁣
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣
A gestação estava indo muito bem até mais ou menos umas 35 semanas quando durante o pré Natal coletivo que eu fazia em Divinopolis com a , a Fabiana, que é enfermeira obstetra, sugeriu para acompanharmos a Liz mais de perto. ⠀⁣

Ela recomendou procurar o dr. Lucas Lopes, obstetra no hospital Sofia Feldman e iniciar o acompanhamento. Dia 20/03 fizemos o primeiro ultrassom e o percentil da Liz deu 6, mas teve uma pequena alteração no doppler então o que era pra ser um acompanhamento quinzenal, passou a ser semanal devido a essa alteração.⁣⁣
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣
~ Continua no próximo post...⁣ 💓⁣
⁣⁣
⁣⁣

Que 2020 seja um ano muito abençoado, cheio nascimentos lindos, repleto de amor e que o ato de maternar seja leve, sem c...
31/12/2019

Que 2020 seja um ano muito abençoado, cheio nascimentos lindos, repleto de amor e que o ato de maternar seja leve, sem culpae sem cobranças.⁣💓


Obrigada por estarem sempre aqui comigo durante todo esse tempo. ⁣


FELIZ ANO NOVO!!! 🎆🥂🍾

⁣⁣Ontem, dia 18 de dezembro foi comemorado o dia da Doula. Estou atrasada, mas não poderia deixar de vir aqui. ⁣⁣⁣Sou mu...
19/12/2019

⁣⁣
Ontem, dia 18 de dezembro foi comemorado o dia da Doula. Estou atrasada, mas não poderia deixar de vir aqui. ⁣
⁣⁣
Sou muito feliz e grata por ter a oportunidade de ver mulheres renascendo e isso me traz muita energia imensa.⁣⁣
⁣⁣
Quando decidi me formar como doula, teve toda uma história envolvida e é ela que me motiva todos os dias a permanecer nesse caminho.⁣⁣
⁣⁣
Não é fácil, existe muitos obstáculos e desafios no percurso, mas sei que no final com certeza vale a pena. ⁣⁣
⁣⁣
Eu simplesmente amo demais minha profissão e assim, poder ajudar outras mulheres nesse momento. ⁣
É gratificante demais.⁣
⁣⁣
"Se doula fosse um remédio, seria antiético não receitar."⁣
~John H. Kennell, MD⁣


E você já conhece o trabalho da doula?⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣

Não se compare, cada uma tem seu próprio ritmo.⁣⁣ Muitas mães acabam se remoendo por causa dessa mania de se comparar co...
05/12/2019

Não se compare, cada uma tem seu próprio ritmo.⁣

Muitas mães acabam se remoendo por causa dessa mania de se comparar com outras mães, principalmente as mães de primeira viagem, mas confesso que isso se estende para o segundo, terceiro, quarto filho e por ai vai... ⁣ 😬

Mas te digo uma coisa, estamos todas no mesmo barco, tentando não deixar que ele se afunde. ⁣🚤

E outra, se comparar não traz benefício nenhum pra você e nem pra ninguém, só vai te dar dor de cabeça. Acredite! ⁣

Então busque estudar muito, retenha informações que sejam realmente embasadas cientificamente, pois isso vai te dar uma segurança maior na hora da dúvida e quando precisar tomar alguma decisão e confie em você, na sua intuição.⁣ ❤️

Você se comparava ou ainda se compara com outras mães??

Encare seus medos de frente e aceite-os.⁣ ⁣ Se você perguntar pra um grupo de mulheres, seja elas grávidas ou não, se el...
02/12/2019

Encare seus medos de frente e aceite-os.⁣

Se você perguntar pra um grupo de mulheres, seja elas grávidas ou não, se elas sentem medo do parto, com certeza a maioria delas (se não abusar, todas) irão dizer que sim. Eu também senti muito medo, mas tentei me preparar o máximo que eu podia.

O medo é um sentimento comum e super normal, e ele pode aparecer em qualquer fase. Agora, o que vai modificar na sua vivência de gestação, parto e também após o parto, é como vc lida com esse sentimento e como você se prepara.⁣

Quanto mais você luta contra ele, mais ele se torna maior que você.⁣
Aprenda a lidar com os seus sentimentos e use-os ao seu favor, ao invés de deixar-los que te escravizem.

Não duvide da sua capacidade. Você é mais forte do que imagina.⁣

E você do que tem mais medo?⁣

O olhar da doula para a gestante, tem um poder diferenciado. ⁣⁣É um dos sentidos que precisa estar o mais apurado possív...
29/11/2019

O olhar da doula para a gestante, tem um poder diferenciado. ⁣

É um dos sentidos que precisa estar o mais apurado possível. É através do olhar que conseguimos identificar e entender muitas coisas.⁣

Os outros sentidos também precisam estar bem preparados, principalmente a audição, mas com o olhar a doula consegue perceber quando o ambiente está bom ou não, quando a gestante e/ou o acompanhante precisam de alguma coisa.⁣

É com o olhar que a doula saberá como, quando e onde ajudar. Consegue avaliar o comportamento, para assim compreender as fases de trabalho de parto.⁣

Ela consegue dar suporte sem nem precisar tocar, somente com o olhar. E é incrível essa forma de comunicação e conexão entre a doula e a parturiente.⁣

Conseguindo assim demonstrar o amor e acolhimento para com aquela mulher. ⁣

Através do olhar, a doula sabe quando se silenciar.⁣


Fotografia: ⁣


Se você gostou desse post, já curte e deixe seu comentário.⁣

Não se deixe levar pelo medo.  ⁣⁣⁣"Existe uma teoria de que a dor no parto acontecia na maior parte do tempo por causa d...
26/11/2019

Não se deixe levar pelo medo. ⁣⁣



"Existe uma teoria de que a dor no parto acontecia na maior parte do tempo por causa do medo, que era predominante na cultura. ⁣



Qualquer situação que estimule a produção de hormônios da familia da adrenalina, estimula a atividade do neocórtex, podendo inibir o processo do parto.⁣ Entrando no ciclo vicioso, que é formado pelo medo -> tensão -> dor."⁣⁣



Podendo reduzir o fluxo sanguíneo para o útero e placenta, diminuindo a contrações uterinas, e consequentemente o oxigênio para o bebê.⁣

⁣⁣

Quando você sente medo, o seu corpo produz um reflexo de fuga, que te dá a sensação de querer fugir do perigo, de querer se proteger de alguma ameaça, antes mesmo que ele aconteça.⁣



E para interromper esse ciclo é preciso se preparar para o trabalho de parto, através de muita informação, entender como funciona as fases do trabalho de parto, trabalhar o emocional e se possível tenha uma doula junto com você, pois ajuda muito nesse momento.


E ai, o que você tem feito para se preparar para o dia que seu filho decidir nascer?⁣

Não se deixe levar pelo medo.  ⁣⁣"Existe uma teoria de que a dor no parto só acontecia na maior parte do tempo por causa...
26/11/2019

Não se deixe levar pelo medo. ⁣⁣

"Existe uma teoria de que a dor no parto só acontecia na maior parte do tempo por causa do medo, que era predominante na cultura. ⁣

Qualquer situação que estimule a produção de hormônios da familia da adrenalina, estimula a atividade do neocórtex, podendo inibir o processo do parto.⁣ Entrando no ciclo vicioso, que é formado pelo medo -> tensão -> dor."⁣

Podendo reduzir o fluxo sanguíneo para o útero e placenta, diminuindo a contrações uterinas, e consequentemente o oxigênio para o bebê.⁣

Quando você sente medo, o seu corpo produz um reflexo de fuga, que te dá a sensação de querer fugir do perigo, de querer se proteger de alguma ameaça, antes mesmo que ele aconteça.⁣

E para interromper esse ciclo é preciso se preparar para o trabalho de parto, através de muita informação, entender como funciona as fases do trabalho de parto, trabalhar o emocional e se possível tenha uma doula junto com você, pois ajuda muito nesse momento.⁣⁣

E ai, o que você tem feito para se preparar para o dia que seu filho decidir nascer?⁣

Do pré natal coletivo para a vida! ⁣⁣⁣⁣⁣⁣Já ouviu falar do pré natal coletivo? Então, antes de engravidar da liz, eu sab...
24/11/2019

Do pré natal coletivo para a vida! ⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
Já ouviu falar do pré natal coletivo? Então, antes de engravidar da liz, eu sabia muito pouco falar desse assunto⁣
⁣⁣
⁣⁣
Mas quando descobri que estava a espera da liz, procurei logo a enfermeira obstetra da equipe , e marquei uma consulta para saber de mais detalhes sobre o trabalho dela e quais seriam as possibilidades, pois eu desejava muito ter parto domiciliar naquela gestação.⁣
⁣⁣
⁣⁣
Foi quando ela me apresentou o pré natal coletivo. Simplesmente adorei a ideia e topei na mesma hora. Fiz o acompanhamento coletivo durante toda a gestação e foi incrível, criamos um grande vínculo umas com as outras e que se tornou minhas amigas, e sinto muita saudade de todas.⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
Cada consulta dura em média 2 horas ou mais, onde cada assunto é abordado de forma detalhada e atualizado nos estudos científicos, e sempre tirando as nossas dúvidas, cada uma compartilhava sua história. No final a Fabi e a Pri avaliava a cada uma de maneira individual.⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
Sempre ficava muito ansiosa para o dia da consulta chegar, foi uma das melhores fases.⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣
E tivemos o nosso encontro após o parto, foi tão acolhedor. Foi emocionante ver cada mãe compartilhando sua história e os desafios que venceu durante a gestação e o parto. Poder conhecer cada bebe lindo pessoalmentee e ver o quanto eles estão crescendo rápido.⁣⁣
⁣⁣
Então vale super a pena fazer o pré natal com uma equipe de enfermeiras obstetras, principalmente se for o pré natal coletivo. Criar vínculos com outras mães nos fortalece e nos encoraja a prosseguir com os nossos objetivos e assim ter essa troca de experiências. ⁣

Você já conhecia sobre o pré natal coletivo?⁣
@ Divinópolis

⁣⁣Não resista, somente a aceite e se entregue! ⁣⁣⁣Muitas mulheres dizem que tem muito medo quando o assunto é dor durant...
21/11/2019



Não resista, somente a aceite e se entregue! ⁣


Muitas mulheres dizem que tem muito medo quando o assunto é dor durante as contrações. Acredite, esse sentimento é super normal e a maioria das (se nao for todas) mulheres sentem isso, principalmente quando ela é mãe de primeira viagem.⁣


E esse sentimento pode ser ainda mais presente, quando a gestante não tem preparo emocional.❤️🤰⁣


💡 O ideial é se preparar durante a gestação, se informar dos seus direitos, conhecer e entender as fases do trabalho de parto e aceita-las, usar e abusar dos métodos não farmacológicos para alívio da dor e se possível, ter uma doula pra lhe acompanhar.⁣


🚨 Todos esses recursos irá te ajudar e muito durante o seu trabalho de parto. Favorecendo assim, araa que sua experiência de parto seja ainda mais positiva.⁣




Esse post te ajudou? Me conte nos comentários.⁣


Endereço

Formiga, MG
35570000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 16:00
Sábado 10:00 - 16:00

Telefone

5537999217530

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Amparo do Nascer - por Doula Grasi Leal posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Amparo do Nascer - por Doula Grasi Leal:

Compartilhar

Categoria

Nossa história

Nasci no interior de Minas Gerais, na cidade de Formiga onde vive minha mãe. Ali estudei por toda minha vida e até hoje permaneço. Formei primeiro em Bacharel em Estética, do qual me orgulho muito e em seguida fiz o curso de Doula. Optei por seguir na área de saúde da mulher cursando Minhas doulas, em Belo Horizonte. Dedico todo meu tempo as atividades profissionais e a minha família. Defendo a prática de uma Assistência Baseada em Evidências científicas e na humanização. Sou apaixonada por Partos Naturais e defendo a prática da humanização do parto e nascimento. Palestrante e ministrante de cursos como convidado. sou casada, mãe da Sofia. Muitas me perguntam como foi que descobri esse dom, é meio estranho mas descobri depois que minha filha nasceu. Sempre quis ter um parto normal só que antes não sabia nada, nem meus direitos, achava que tudo era normal. Depois que a Sofia nasceu, percebi que tinha algo que não estava certo, então foi ai que conheci a doula Rebeca e o ishtar em Divinopolis. Então me transformei então em pesquisadora e ativista do parto normal, natural e humanizado e meu maior desejo é de futuramente conseguir meu tão sonhado parto natural e humanizado.

Foi por isso que quis me tornar doula, pra ser a mão que segura a mão de uma mulher e diz: "Você vai conseguir, tá tudo bem! Sente seu bebê chegando, guarda essa sensação pra sempre!"