25/09/2025
CHEGAMOS AO FIM!
Nós realizamos um movimento significativo ao reativar o Diretório Acadêmico dos Estudantes de Filosofia, que estava desativado desde 2020, após a última gestão Maria Quitéria. Fizemos a reativação com o nome “Ramon Cedraz Rios”, celebrando Ramon Cedraz, alguém que foi muito presente, ativo e necessário no curso e no movimento estudantil. Contamos com a ajuda de pessoas que já estavam no curso há mais tempo e conseguimos construir esse movimento coletivo. Logo após tomarmos posse, veio a greve dos estudantes da UEFS.
Durante o processo, houve afastamento da maioria dos membros do D.A., mas conseguimos retomar as atividades e seguir em frente. Mesmo com poucos membros em ação em certos momentos e a ajuda dos demais estudantes de Filosofia, que também são membros essenciais do D.A., conseguimos realizar quatro Semanas de Integração dos Estudantes de Filosofia: SIEFIL 2024.1, 2024.2, 2025.1 e 2025.2, com temas e sentidos voltados para mudanças, sempre chamando e convidando todos do curso a construir as atividades. As semanas trouxeram reflexões e diálogos sobre "Quais Filosofias Queremos?", "Filosofias de Encontros: fluir para confluir", "Filosofias como Possibilidades: arte, gênero, corpo" e "Filosofias em Presença: o que fazemos aqui", sempre com um olhar plural, coletivo e crítico, buscando nos fortalecer.
Mesmo com a maioria dos membros afastados em diferentes momentos das duas gestões, continuamos firmes. Realizamos café literário e café filosófico na Siefil, reuniões presenciais e online, bem como estivemos presentes em CEBs, reuniões com a PROPAAE, no Congresso Estudantil da UEFS e em atos puxados pelo M.E.; 3 assembleias, oficina também na Siefil, ato contra a falta de professores no curso de Filosofia, o Sarau de Máscaras e estamos trazendo de volta a Calourada de Filosofia em conjunto com os demais colegas. Contribuímos também para a fundação da Atlética do curso de Filosofia, que está em processo, promovendo integração, participação e fortalecimento do movimento estudantil, sempre pensando no coletivo, nas pluralidades e na nossa comunidade.