Em 1940, começaram a chegar as primeiras famílias de colonizadores à esta região, oriundas do Rio Grande do Sul, dentre as quais Alexandre Antoniolli, que aqui se instalou e começou a trabalhar. Funcionou no antigo Soque por 2 anos ( 1977 a 1979 ) como Escola improvisada e não possuía nome. Era mantida pelo município, porém, a professora era paga pelo estado. As aulas tiveram início em abril e mai
o do ano citado com 45 alunos, tendo como professora Salete Giordani. Depois com o aumento de números de alunos para 70 veio a trabalhar a professora Noeli Barella. Na data de 23 de novembro de 1977, o Senhor Antonio Rosa da Silva doou um terreno de mil metros para a construção da escola, na rua 20 de Janeiro N. 1236, no Bairro Rosa. Oreste Debortolli Faita ( 1977 a 1983 ), achando ser pequena a extensão para a construção pretendida, comprou mais um mil e quatrocentos metros da mesma pessoa. Em seguida foi construído o prédio escolar. Em 1980 passou a funcionar como Escola Básica Alexandre Antoniolli, sendo regulamentada pelo Parecer Nº 182 de 09 de Junho de 1981. Recebeu este nome por ter sido ele, Alexandre Antoniolli, o primeiro Prefeito do Município. A escola passou a integrar a Rede Oficial de Ensino do estado pelo Decreto N.º 30629 de 20/10/86, que determinou a Estadualização da Escola. Em março de 1987 passou a pertencer a Rede Estadual de Ensino, em todos os setores de manutenção, tendo como primeira Diretora a Sra. Irone Maria Cassol. Em 2000, pela Portaria E/017/SED de 28/03/2000, passou a denominar - se Escola de Ensino Fundamental Alexandre Antoniolli. No ano de 2012 e tendo iniciado os tramites legais de municipalização em 2011 esta escola passa novamente a ser municipal, conforme a lei 16928/2011-5 de Dezembro de 2011. Passando a se chamar então Escola Municipal Alexandre Antoniolli.