11/06/2026
No dia 10/06, ocorreu mais um encontro alusivo ao Projeto de Saúde Mental idealizado pela Nutricionista Nediane de Oliveira Trindade e executado pela Terapeuta Integrativa Elieze Tonelotto.
Nesta ocasião foi ministrado o segundo Curso de Reiki Usui Nível I para outro subgrupo de profissionais da Saúde do nosso município que tem por finalidade atingir todos os demais profissionais da saúde.
O Reiki consiste em uma terapia integrativa e complementar (que não substitui tratamentos convencionais, mas atua de forma integrada) baseada na imposição das mãos para canalizar energia vital com o objetivo de reequilibrar o campo energético manejando e reduzindo o estresse, alívio de dores estimulando o bem-estar físico e mental.
Esta terapia é reconhecida pelo Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e trazê-la, primeiramente aos servidores da saúde, fortalece esta prática que já é reconhecida pelo SUS ampliando possibilidades de cuidado integral e humanizado.
Segundo Nediane, formar Reikianos dentro da Saúde Pública visa torná-los aptos para promover e proporcionar autocuidado, equilíbrio, bem-estar e maior consciência sobre si mesmo contribuindo para redução do estresse e da ansiedade.
Por fim, trazer o Reiki para dentro da Saúde Pública, ainda que somente numa esfera micro (profissionais da saúde) num primeiro momento estabelece uma ponte de cuidado, integração e humanização reverberando num olhar mais integral sobre a saúde e o ser humano.