30/05/2026
PREFEITOS SE REÚNEM COM O CENTRO PAULA SOUZA PARA VIABILIZAR INSTALAÇÃO DA FATEC REGIONAL EM ESPÍRITO SANTO DO PINHAL
Proposta é que unidade funcione como um centro de formação de profissionais voltados ao agronegócio
Os prefeitos de Espírito Santo do Pinhal, Sergio Del Bianchi Junior; São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho; Aguaí, Gilberto Selber; Águas da Prata, Carlos Henrique Dezena; e Santo Antônio do Jardim, Osvaldo Moreira, foram recebidos na última quarta-feira, 27 de maio, pela diretoria do Centro Paula Souza, mantenedora das Escolas e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo.
O objetivo do encontro foi apresentar o projeto de instalação de uma Fatec regional, com sede no município de Espírito Santo do Pinhal. A unidade funcionará em uma propriedade com mais de 100 alqueires, onde já está instalada a Etec Dr. Carolino da Motta e Silva, conhecida como Colégio Agrícola, que dispõe de ampla infraestrutura voltada ao ensino técnico.
Na ocasião, os coordenadores do Centro Paula Souza apresentaram um estudo de demanda e orientaram os prefeitos a formalizarem um consórcio entre os cinco municípios, condição fundamental para dar início ao processo de estudos de viabilidade e à posterior celebração de convênio entre as partes.
O prefeito de Espírito Santo do Pinhal, Sergio Del Bianchi Junior, destacou que a proposta é que a Fatec funcione como um centro de formação de profissionais voltados ao agronegócio, tendo em vista a vocação econômica da região. A próxima etapa será a formulação do estatuto do futuro consórcio, bem como a sua aprovação pelas Câmaras Municipais dos municípios envolvidos.