Escola M. Expedicionário Aquino de Araújo

Escola M. Expedicionário Aquino de Araújo O nome do primeiro Ginásio Munic ipal foi uma homenagem ao Expedicionário Aquino de Araújo, um do Embora fosse um homem simples, o Sr.

Com uma invejável folha de serviços prestados à Educação em Duque de Caxias e pioneira no antigo Curso Ginasial, foi uma corajosa iniciativa do então Prefeito Francisco Correa, jocosamente chamado pelos opositores de "Chico da Bomba". Vinculado ao PSD do Almirante Ernani do Amaral Peixoto, o prefeito era um homem de pouca cultura, mas de inacreditável sinceridade para os padrões políticos da Baixa

da Fluminense, mesmo nos anos 50. Adversário do deputado Tenório Cavalcante, o prefeito Francisco Correia tomou decisões que tiveram profunda repercussão no futuro do Município, entre ais quais a construção do viaduto ligando as duas partes da cidade, separadas pelos trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina, bem como transferiu de um acanhado sobrado da Avenida Presidente Kennedy, de propriedade do deputado Tenório Cavalcante, a sede da prefeitura, que passou a funcionar num amplo galpão no bairro 25 de Agosto, que fora sede de uma fábrica de macarrão do deputado Tupynambá de Castro, também filiado ao PSD, em frente à Praça Riachuelo, hoje Praça Governador Roberto Silveira, justamente na cabeceira do futuro viaduto. Foi também por iniciativa do prefeito Francisco Correa a primeira tentativa de pavimentação da Avenida Assis Brasil, que ligava a Rodovia Washington Luis ao Centro, obra que só foi concluída no primeiro Governo Moacyr do Carmo, em 1968, resultando na hoje importante Avenida Brigadeiro Lima e Silva, principal portal de entrada do Município para os visitantes que viajam pela Avenida Brasil ou pela Linha Vermelha. Francisco Correa, teve uma única e tímida homenagem depois de morto, que foi o de darem o seu nome ao viaduto que ele construiu, embora todos os órgãos oficiais insistam em chamá-lo de Viaduto Paulo Lins, pois é a continuação da Rua Paulo Lins, assim denominada em homenagem a uma das vítimas do deputado Tenório Cavalcante. Francisco Correa tinha uma visão muito pessoal do que seria Duque de Caxias no futuro. Sem contar com as benesses do Salário Educação, que iria financiar a expansão da rede de ensino oficial a partir dos anos 60, sem o FUNDEF criado no Governo FHC sob violentos protestos do PT e outros partidos ditos de esquerda, o ensino oficial em Duque de Caxias nos anos 50 não ia além da 4ª Série do antigo Curso Primário. Quem quisesse continuar os estudos, no então Curso Ginasial, só podia fazê-lo em escolas particulares, onde se destacavam o Ginásio Santo Antônio, criado em 1940 pelas irmãs Franciscanas e exclusivo para meninas, o Ginásio Duque de Caxias, no Centro, criado em 1934, ou o Ginásio Primavera, criado pelo professor Nelson Cintra em Jardim Primavera, no 2º Distrito, todos pagos e cujas mensalidades passavam longe do acesso da maioria da população. A criação do primeiro Ginásio Municipal de Duque de Caxias enfrentou, além da resistência na Câmara de Vereadores, onde o deputado Tenório Cavalcante exercia forte influência, a falta de professores legalmente habilitados para lecionar nesse seguimento do ensino. Segundo o ex-Secretário de Educação do Município, Stélio Lacerda, em seu livro "Uma Passagem pela Caxias dos anos 60", o problema também afetava o chamado Curso Primário, mas para este as autoridades do antigo Ministério da Educação e Cultura encontraram um jeitinho tipicamente brasileiro: ofereciam aos interessados em exercer o Magistério a possibilidade de se submeterem a um Exame de Suficiência, concedendo aos aprovados o "Registro de Professor", habilitando-os, assim, a exercerem a difícil missão de preparar os nossos jovens para o futuro. Para implantar o primeiro Ginásio Municipal de Duque de Caxias, o prefeito Francisco Correa escolheu o então jovem professor Álvaro Lopes, que atuava nos Ginásios Duque de Caxias e Primavera e poucos anos mais tarde foi nomeado primeiro diretor do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. O primeiro grupo de professores era formado por Olga Teixeira de Oliveira, Fernando Gonçalves, Odila Navarro Vasconcellos, Arthur Moacyr Garcia de Oliveira, José Cozzolino, Elza dos Santos Reis, Withe Abraão, Josette de Campos Soares, Jefferson Serafim, Hermínia Ribeiro Beraldi e Marina Lessa Fontes, todos integrantes do primeiro time de professores atuando á época em colégios particulares de Duque de Caxias. O nome do primeiro Ginásio Municipal foi uma homenagem ao Expedicionário Aquino de Araújo, um dos caxienses integrantes da FEB mortos durante a II Guerra Mundial. Outros professores igualmente importantes passaram pela direção ou pelo corpo docente do Aquino de Araújo, como a saudosa Olga Teixeira, o hoje Defensor Público Jorge Fortunato, criador do Colégio São Jorge, o ex-Secretário de Habitação Jorge Franco, e Ivan Kriloff. O governo tem, agora, pela frente um razoável prazo para organizar as festividades comemorativas do 50º aniversário de fundação do hoje Colégio Municipal Aquino de Araújo que, ao lado do Colégio Olga Teixeira e outros, criados nos últimos 10 anos, oferecem às camadas mais pobres da população a chance de fugir do analfabetismo e se preparar para os embates do mercado de trabalho, sempre ansioso for jovens com elevada formação técnico-profissional, o que seria impensável na década de 50. E o Governo ainda tem a chance de fazer um reparo histórico à passagem do prefeito Francisco Correa pelo mais alto cargo da administração, numa época em que as prefeituras andavam de pires na mão, em busca das cotas-partes do Imposto de Vendas e Consignações, o famigerado IVC, anterior ao ICMS, que hoje vai diretamente para a conta da prefeitura, sem depender da boa ou má vontade do governador de plantão.

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Professor Luiz Carlos Oliveira, neste último sábado. Seu sepultament...
25/09/2023

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Professor Luiz Carlos Oliveira, neste último sábado. Seu sepultamento na data de hoje, contou com a presença de muitos amigos, o que prova o quanto era amado por todos. Deixamos aqui nossa gratidão pelo tempo em que convivemos juntos em nossa escola. À família, desejamos muita força!

Hoje nossa escola entardeceu com muita tristeza... Nosso grande amigo "Jorginho da Banda" nos deixou e foi para os braço...
21/03/2023

Hoje nossa escola entardeceu com muita tristeza... Nosso grande amigo "Jorginho da Banda" nos deixou e foi para os braços do Pai. Nossos sentimentos aos familiares e em especial, nossa gratidão a este amigo que estará sempre presente em nossos corações!! Vai com Jesus meu amigo e muito obrigada por tudo!!

Chegou a hora de mostrar que você tem sido um bom aluno, no período da pandemia, e que teve o zelo adequado com o seu LI...
08/12/2020

Chegou a hora de mostrar que você tem sido um bom aluno, no período da pandemia, e que teve o zelo adequado com o seu LIVRO DIDÁTICO. 📚📖
Lembre-se que os livros didáticos são válidos por 3 anos, sendo assim, precisam ser devolvidos para que em 2021 outros alunos possam utilizar. Se você não devolver os livros, um outro aluno pode ficar sem.
E não é isso que queremos, não é? 💙

15/10/2020

'É você, professor, que vai esculpindo com sua dedicação, paciência e sabedoria as mentes das mulheres e dos homens do amanhã. Pelas suas mãos passa o futuro do país, e com elas você ajuda a moldar os cidadãos que tomarão conta desse futuro.

É um trabalho de muita responsabilidade, mas na sua honestidade e irrepreensível juízo nós confiamos. Pois, quem se entrega a tão distinto e honrado ofício; quem se cultiva para depois cultivar nos outros; quem compartilha todo o seu conhecimento com os outros, tem que ser alguém que merece toda a nossa admiração, confiança e respeito. (...)'
Feliz dia do Professor! 💙💜

Com carinho, aos queridos professores da E. M. Exp. Aquino De Araújo

Abraços da Direção e ETP

Alunos e responsáveis,🗣️ É AMANHÃ, às 19h, a nossa primeira live com os Professores Leandro, Jocelene e Katia sob mediaç...
22/09/2020

Alunos e responsáveis,
🗣️ É AMANHÃ, às 19h, a nossa primeira live com os Professores Leandro, Jocelene e Katia sob mediação da nossa diretora Jaqueline.
Este encontro virtual promete muitas emoções e, é claro, diminuir um pouquinho da saudade. 🤩

Anotem aí!
Data: 23/09
Horário: 19h
Onde será? Será transmitido ao vivo, pelo perfil pedagógico Aquino de Araújo - https://www.facebook.com/aquino.dearaujo

20/05/2020

⚠️ NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo vem dar esclarecimentos acerca de um vídeo que circula nas redes sociais, falando sobre o desperdício de Alimentos.

Informamos que todo o estoque de gêneros, existente na escola foi distribuído em forma de kits para os responsáveis dos alunos pertencentes ao cadUnico, no dia 20 de abril, ação esta que se encontra devidamente registrada em fotos e documentada com a presença de funcionários e membros do Conselho Escolar, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Educação.

No último dia de aula, 13 de março, havia cerca de 3kg de maçãs que estavam impróprias para o consumo humano e estavam congeladas aguardando descarte.

Esclarecemos também que as cestas básicas a qual a autora do vídeo se apresenta como responsável de aluno se refere, são cestas que os funcionários da cooperativa que trabalham na escola recebem mensalmente.
Esclarecemos ainda que nossa escola esteve empenhada para informar os dados de todos os nossos alunos para o recebimento do auxílio no valor de R$ 50,00 reais pelo aplicativo PicPay, e que devemos aguardar as orientações dos responsáveis pelo projeto em relação aos respectivos pagamentos.

Lamentamos o equívoco e colocamo-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Direção

🔊ATENÇÃO ALUNOS DO ANO LETIVO DE 2020!Adicionem o perfil abaixo👇Perfil destinado às informações e atividades pedagógicas...
13/05/2020

🔊ATENÇÃO ALUNOS DO ANO LETIVO DE 2020!
Adicionem o perfil abaixo👇

Perfil destinado às informações e atividades pedagógicas no período da pandemia.

Compartilhem com is colegas!
A participação de todos é muito importante! 💛

Prezados alunos e responsáveis do ano letivo 2020, Foi criado o Perfil abaixo, Aquino de Araújo, para que vocês tenham acesso às propostas pedagógicas da Unidade Escolar no período COVID-19.

Reforçamos a importância da participação de todos os alunos para estreitarmos nossos laços, em meio ao distanciamento social a qual estamos passando.

Não deixem de participar! Compartilhem com os colegas. Só clicar no link abaixo 👇

https://www.facebook.com/aquino.dearaujo

Sintam-se abraçados pela família Aquino de Araújo.
Em breve estaremos juntos.

Esperamos por vocês, alunos, no perfil abaixo! 💚

🔊 ATENÇÃO ALUNOS DO ANO LETIVO 2020👇👇 PERFIL PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLARADICIONEM E COMPARTILHEM COM OS COLEGAS!
06/05/2020

🔊 ATENÇÃO ALUNOS DO ANO LETIVO 2020
👇👇 PERFIL PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR
ADICIONEM E COMPARTILHEM COM OS COLEGAS!

Prezados alunos e responsáveis do ano letivo 2020, Foi criado o Perfil abaixo, Aquino de Araújo, para que vocês tenham acesso às propostas pedagógicas da Unidade Escolar no período COVID-19.

Reforçamos a importância da participação de todos os alunos para estreitarmos nossos laços, em meio ao distanciamento social a qual estamos passando.

Não deixem de participar! Compartilhem com os colegas. Só clicar no link abaixo 👇

https://www.facebook.com/aquino.dearaujo

Sintam-se abraçados pela família Aquino de Araújo.
Em breve estaremos juntos.

Esperamos por vocês, alunos, no perfil abaixo! 💚

Prezados alunos e responsáveis do ano letivo 2020, Foi criado o Perfil abaixo, Aquino de Araújo,  para que vocês tenham ...
05/05/2020

Prezados alunos e responsáveis do ano letivo 2020, Foi criado o Perfil abaixo, Aquino de Araújo, para que vocês tenham acesso às propostas pedagógicas da Unidade Escolar no período COVID-19.

Reforçamos a importância da participação de todos os alunos para estreitarmos nossos laços, em meio ao distanciamento social a qual estamos passando.

Não deixem de participar! Compartilhem com os colegas. Só clicar no link abaixo 👇

https://www.facebook.com/aquino.dearaujo

Sintam-se abraçados pela família Aquino de Araújo.
Em breve estaremos juntos.

Esperamos por vocês, alunos, no perfil abaixo! 💚

28/04/2020

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

INFORME: PicPay

Tem cerca de 7 mil pessoas que não receberam ainda.

Apesar do picpay ter identificado que as pessoas abriram a conta no app, falta elas validarem a identidade. Ou reenviar o documento de identidade pra validar.

Orientação:
Verifique se no aplicativo, na opção AJUDA, a opção “validar identidade” está como “verificado”

Endereço

593 Avenida General Manoel Rabelo
Duque De Caxias, RJ
25065-050

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 22:00
Terça-feira 07:30 - 22:00
Quarta-feira 07:30 - 22:00
Quinta-feira 07:30 - 22:00
Sexta-feira 07:30 - 22:00

Telefone

+552127715591

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Escola M. Expedicionário Aquino de Araújo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria