UEDC - União dos Estudantes Secundaristas de Duque de Caxias

UEDC - União dos Estudantes Secundaristas de Duque de Caxias A UEDC é a entidade estudantil que busca representar os estudantes do município de Duque de Caxias.

Entidade que representa os/as estudantes secundaristas da Cidade de Duque de Caxias em defesa de uma educação de qualidade! Promovemos debates em combate ao Machismo, racismo, lgbtfobia, intolerância religiosa e todas as formas de preconceitos e opressões.

Ei, formando de Caxias! 🎓Sabia que existe ensino superior gratuito aqui no nosso município? O vestibular é processo extr...
16/02/2023

Ei, formando de Caxias! 🎓

Sabia que existe ensino superior gratuito aqui no nosso município?

O vestibular é processo extremamente desigual com quem não teve acesso a cursinhos ou a educação privada. Entretanto, ainda assim alguns estudantes da rede pública e de baixa renda conseguem acessar a universidade (com o auxílio das cotas também!).

Por isso, é muito importante que ocupemos esse espaço que já deveria ser nosso por direito.

Se liga nas faculdades de Caxias e se inscreve no SISU!

10/01/2023

NÃO VAI TER GOLPE, VAI TER LUTA! 🚩

O movimento estudantil carrega um histórico gigantesco de luta e resistência frente aos períodos de ameaça à democracia no nosso país. No dia de ontem, estivemos presentes no glorioso ato de denúncia aos ataques organizados pelos golpistas bolsonaristas na Praça dos Três Poderes.

Mais do que nunca, reconhecemos a necessidade de mobilizar constantes ações contra o fascismo. Vem com a gente somar nessa luta! ✊🏾

AERJ - Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro

09/01/2023

Sem anistia! Contra o golpe e em defesa da democracia ✊🏾

O dia de hoje se iniciou com a mobilização contra as ações golpistas que ocorreram na noite de ontem em frente a Refinaria de Duque de Caxias (REDUC). Grupos bolsonaristas ameaçaram ocupar as portas da refinaria com o objetivo de cortar o abastecimento de combustíveis no nosso estado. O bloqueio golpista não aconteceu por pressão dos movimentos sociais organizados em oposição à esse ataque.

A UEDC reconhece que essa luta também pertence a nós, estudantes secundaristas, e que é necessário estarmos cada vez mais mobilizado contra as articulações que não respeitam a democracia.

Por isso, às 18 horas, na Cinelândia, é fundamental estarmos presentes no ato de caráter nacional contra o golpe. Vem com a gente exigir que não haja anistia e a prisão de Bolsonaro! 🚩

Sindipetro-RJ

08/01/2023

AGORA! 🚨 Fascistas invadem Congresso Nacional em Brasília.

Motivados por um acontecimento similar nos EUA, a invasão do Capitólio, os fascistas não aceitam a vontade da população e exigem a saída de Lula da presidência. O grupo foi visto chegando à Esplanada com pedras, pedaços de madeira e armas.

A invasão ao congresso é mais um ato comandado por criminosos que precisam ser punidos e julgados por seus atos. Seguimos firmes denunciando quaisquer ataque à democracia no país e as articulações golpistas de Bolsonaro e seus apoiadores. ✊🏾

A luta pelo passe livre é uma das principais do movimento estudantil, a juventude permanece tendo o acesso à cidade e a ...
08/01/2023

A luta pelo passe livre é uma das principais do movimento estudantil, a juventude permanece tendo o acesso à cidade e a cultura negados. Agora, a juventude do estado do Rio de Janeiro é atacada com o aumento abusivo das passagens de trem. A Supervia anunciou que, a partir de fevereiro, podem chegar a custar R$7,40.

Não é novidade pra nenhum estudante e trabalhador que os trens estão cada vez piores. Lotação, atraso no intervalo, estações fora de serviço... dificil mesmo é fechar essa lista. Quem pega transporte público diariamente sabe o sufoco de passar horas dentro de um trem em péssimas condições de funcionamento. É inaceitável pagar mais por um serviço que só piora!

Os estudantes e trabalhadores não aguentam mais serem privados do seu direito de ir e vir devido à cobrança absurda nos preços das passagens. Não vamos aceitar esse ataque!

16/11/2022

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE TAMBÉM É TER UM TETO PRA MORAR! 🏠✊🏽

Hoje o dia amanheceu com a ocupação Luiz Gama, organizada pelas famílias que constroem o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, no centro do Rio de Janeiro. As mais de 70 famílias que fazem parte desta ocupação, denunciam a miséria, a fome e todo o descaso fascista promovido pro Bolsonaro ao longo de seu governo. Nós da UEDC reconhecemos que só é possível ter acesso a educação quando se tem uma vida digna.

Por isso, ajude a ocupação Luiz Gama a resistir!
Doe: [email protected]

Amanhã é dia de se organizar nas ruas em defesa da educação e democracia! 💪🏾Às 9h, acontecerá a mobilização das mulheres...
21/10/2022

Amanhã é dia de se organizar nas ruas em defesa da educação e democracia! 💪🏾

Às 9h, acontecerá a mobilização das mulheres pelo Fora Bolsonaro no Viaduto Negrão de Lima, em Madureira. Às 10h, um poucomais a frente, no parque de Madureira, as frentes que lutam por uma educação pública e de qualidade estarão se somando num grande ato contra o fascista.

Vem com a tropa da UEDC. Chama a gente no privado e bora pras ruas pela democracia! ✊🏾🚩

Nosso encontro de grêmios foi gigante! 💪🏾Hoje mais cedo, nos reunimos com diversos grêmios estudantis do município. Disc...
20/10/2022

Nosso encontro de grêmios foi gigante! 💪🏾

Hoje mais cedo, nos reunimos com diversos grêmios estudantis do município. Discutimos a conjuntura que vivemos sob a política de precarização da educação do governo Bolsonaro, que recentemente tentou cortar mais uma vez da verba para as instituições federais e se mostrou novamente o inimigo n° 1 da educação. Debatemos, também, a realidade dos grêmios sobre as escolas que estavam presentes nessa ativididade e aprovamos pautas essenciais para a luta na cidade. E na mesa final, em votação vencida por unanimidade, foi definido a data do próximo Congresso da UEDC (ConUEDC) para o dia 23 de novembro. Nossa organização no dia de hoje foi fundamental!

Agora é hora de mobilizar sua escola e vir pro 12° ConUEDC! 🔥

NÃO VAI TER CORTE, VAI TER LUTA! ✊🏽🚩O dia de hoje foi regado de muita combatividade! 18 de outubro de 2022, data marcada...
19/10/2022

NÃO VAI TER CORTE, VAI TER LUTA! ✊🏽🚩

O dia de hoje foi regado de muita combatividade! 18 de outubro de 2022, data marcada por diversas mobilizações em torno do país contra o recente confisco na educação orquestrado por Bolsonaro e ordenando o fim de seu governo fascista, contou com a presença em peso dos estudantes.

Durante a tarde, percorremos o calçadão do centro de Duque de Caxias para denunciar os cortes bilionários na educação. Contamos com diversos secundaristas de todo o município, gritando em alto e bom som que não vai ter corte, vai ter luta! Mais tarde, nos direcionamos para o ato estadual na capital, onde seguimos denunciando todos os ataques de Bolsonaro para com a sociedade brasileira.

O momento que vivemos é determinante para a permanência de nossa democracia, e entendendo a necessidade dos grêmios de nossas escolas mobilizados e conscientes de tudo isso, amanhã, às 13h30 no campus IFRJ - Gramacho, estaremos organizando nosso encontro de grêmios estudantis. Chama a gente e vem lutar com a UEDC! 🔥💪🏾

Atenção, secunda caxiense! Vem aí o encontro de grêmios e estudantes da UEDC! No próximo dia 19, quarta que vem, para de...
11/10/2022

Atenção, secunda caxiense!

Vem aí o encontro de grêmios e estudantes da UEDC! No próximo dia 19, quarta que vem, para definir ações futuras da entidade.

No atual momento que vivemos de ascenção do fascismo e confiscos de verbas na educação, a nossa organização é mais que fundamental. Por isso, chama seu grêmio e cola com a gente nesse encontro! ✊🏾🔥

Governo Bolsonaro confisca dinheiro das contas bancárias de Institutos e Universidades federais e as deixa sem ter como ...
05/10/2022

Governo Bolsonaro confisca dinheiro das contas bancárias de Institutos e Universidades federais e as deixa sem ter como pagar funcionários e despesas!

Decreto do Planalto confiscou R$ 2,4 bilhões das universidades federais!

Cultura resiste! ✊🏾🎭Hoje foi dia de debater sobre a acessibilidade à cultura com os estudantes do IFRJ. Em Duque de Caxi...
29/09/2022

Cultura resiste! ✊🏾🎭

Hoje foi dia de debater sobre a acessibilidade à cultura com os estudantes do IFRJ. Em Duque de Caxias, vivemos a realidade onde os espaços de cultura são negados a nós estudantes. Temos poucos museus, bibliotecas e teatros, como o restante da baixada fluminense.

Pra mudar essa situação, precisamos consolidar cada vez mais os coletivos de cultura nas escolas junto aos grêmios, organizando saraus, rodas de rima e discussões sobre o tema. Ter acesso à cultura é ter acesso à um pensamento crítico.

Agradecemos o convite feito pelo grêmio e a participação do artista de rua e coordenador do pré-vestibular Mãe Beata de Iemanjá .up. Cultura é liberdade!

Endereço

Duque De Caxias, RJ

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando UEDC - União dos Estudantes Secundaristas de Duque de Caxias posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para UEDC - União dos Estudantes Secundaristas de Duque de Caxias:

Compartilhar