31/12/2016
"Sim, todo amor é sagrado
e o fruto do trabalho é mais que sagrado..."
No findar da nossa gestão, queremos agradecer imensamente ao povo de Divino das Laranjeiras por ter confiado em nós para gerirmos os rumos desta terra querida nos últimos quatro anos.
Estamos entregando a casa organizada e sem sequer servidores sem pagamento. Também nossos fornecedores estão com os recebimentos em dia. Toda a documentação referente à nossa administração está devidamente arquivada no prédio da Prefeitura e das secretarias, conforme o caso. Além disso, o Portal da Transparência, que nós implantamos, detém todos os consolidados contábeis.
Em doze anos de gestão - 4 do Prefeito Maicon e 8 do Prefeito Bodola - modernizamos a cidade: implantamos PSFs com atendimento completo em 5 localidades, quando a população deixou de depender de apenas um único hospital.
Calçamos mais de 60 ruas e deixamos o município com uma das maiores taxas de pavimentação da região. Construímos e reformamos casas, praças, parques e jardins. Conquistamos telefonia celular com duas operadoras há 10 anos, quando toda a região tinha apenas uma. Adquirimos inúmeros veículos para os diversos setores e tipos de atendimento, como van para o TFD e quatro ônibus escolares zero quilômetro, além de máquinas e implementos.
Na educação, ampliamos a merenda e implantamos mais turmas, inclusive de alfabetização de adultos. Mantivemos ônibus escolares, com a ajuda dos alunos, para transporte dos universitários. Atingimos IDEB 6,0. Meta esta acima da nacional e deveríamos alcançar em 2020. Por que não dizer que dobramos nosso IDEB em 12 anos?
A cidade ganhou uma nova cara: artistas de nome nacional estiveram aqui em várias ocasiões para comemorarmos a Festa do Divinense Ausente. Passamos a ter importância e projeção regional; prova disso foi assumirmos a presidência do Cisdoce por três mandatos.
Várias pontes rurais e urbanas foram construídas, manilhas foram instaladas e obras de drenagem deixaram nossas vias rurais mais transitáveis. Além disso, os distritos e a sede ganharam redes pluvial e de esgoto onde nunca houve.
Um novo centro administrativo foi erguido com a reforma e ampliação completa do prédio da Prefeitura, que ficou mais moderno e bonito.
A construção da Farmácia de Minas também foi outro avanço na logística de medicamentos distribuídos à população, que antes era precariamente atendida.
Novos pontos de rede elétrica e iluminação pública foram instalados, inclusive em bairros esquecidos por motivações questionáveis.
Outra marca foi o início da regularização dos lotes urbanos, em parceria com o ITER. Um sonho de mais de 40 anos dos Divinenses.
A implantação do CRAS também veio dar maior dinamismo aos programas de fortalecimento de vínculos, ocupacionais, além de atender à população de baixa renda e programas sociais, como o Bolsa Família e o BPC.
Os PSFs, que nós implantamos, passaram a contar com o suporte do NASF, que ampliou os serviços já prestados ao usuário da saúde. Ofertar exames especializados passou a ser rotina.
Convertemos mais de 90% dos procedimentos licitatórios em pregão por registro de preços, o que garantiu grande economia e otimização dos gastos públicos.
Durante nosso mandato, respeitamos o servidor público com o pagamento dos salários rigorosamente em dia. E todo final de ano reunimos nossos colaboradores para a tradicional confraternização dos servidores públicos municipais.
Demos exemplo de democracia ao nomearmos, pela primeira vez na história da cidade, uma comissão de transição de governo, quando abrimos a administração para os representantes do prefeito eleito se informarem do andamento dos trabalhos da prefeitura, sem qualquer restrição.
Assim, com certeza do dever cumprido, encerramos nossa gestão frente a prefeitura. Agradecemos aos nossos mais de 350 servidores que juntos nos ajudaram a administrar nossa Divino das Laranjeiras. Desejamos a todos sorte em seus novos rumos e que Deus os abençoe ricamente.
O que sempre teve e o que sempre vai ter é esse imenso amor por nossa cidade!
Obrigado, Divino das Laranjeiras.
Gabinete do Prefeito, aos 31 de dezembro de 2016, 54° da Emancipação.
Maicon Brito Oliveira
Prefeito de Divino das Laranjeiras
Gestão 2013/2016
Unidos para avançar.