24/02/2025
..
Hoje é dia de celebrar o poder de mobilização das mulheres!
🗳️ Através de lideranças corajosas na luta por direitos e pela , as mulheres votaram pela primeira vez em eleição nacional em 1933, após a aprovação do Código Eleitoral de 1932.
✍🏼 Foram muitas as mulheres que estiveram juntas na luta pelo direito ao voto, mas duas delas se destacaram: a professora Maria Lacerda de Moura e a bióloga e diplomata Bertha Lutz.
🙅🏻♀️🙋🏻♀️ Juntas, elas fundaram a Liga para a Emancipação Internacional da Mulher – um grupo de estudos e mobilização pela igualdade política das mulheres.
Posteriormente, Bertha criou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, considerada a primeira sociedade feminista brasileira.
✊🏿 Vamos celebrar os 93 anos desta importante conquista na história da democracia brasileira!
Deslize para descobrir mais ▶️
📸: Na capa, mulher (acima) vota nas eleições presidenciais de 1955 no Rio de Janeiro (Arquivo Nacional) e Bertha Lutz (abaixo), como integrante da delegação do Brasil na Conferência sobre Organização Internacional, que fundou a ONU em 1945 (Foto da ONU/Milli).
📚 Fontes: Agência Câmara de Notícias e Agência Senado