Secretaria de Educação de Cuité de Mamanguape

Secretaria de Educação de Cuité de Mamanguape A Secretaria Municipal de Educação do Município de Cuité de Mamanguape, está localizada à Av.

ALUNOS DE CUITÉ DE MAMANGUAPE VISITAM O TCE-PB E CONHECEM IMPORTANTE PROJETO VOLTADO PARA A CIDADANIANa manhã da última ...
27/04/2019

ALUNOS DE CUITÉ DE MAMANGUAPE VISITAM O TCE-PB E CONHECEM IMPORTANTE PROJETO VOLTADO PARA A CIDADANIA

Na manhã da última quinta-feira (25/04), os alunos do 9º ano da EMEF LUIZ JOAQUIM DOS SANTOS, de Cuité de Mamanguape, estiveram presentes no Centro Cultural Ar**no Suassuna (CCAS) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que sediou mais uma edição do Projeto TCE Escola e Cidadania, iniciativa que completou dois anos neste mês.

Uma turma de 25 alunos, juntamente com o Prof. Márcio Dantas, estiveram acompanhados do Secretário Municipal de Educação, Josinaldo da Silva, durante toda a visita. O grupo foi recepcionado pelo diretor do CCAS Flávio Sátiro Filho e logos após, ocuparam o auditório do Centro Cultural para acompanhar as apresentações dos servidores do Tribunal.

Além dos alunos concluintes da EMEF LUIZ JOAQUIM DOS SANTOS, estavam presentes alunos a Escola Municipal Major Adolfo Maia de Cabedelo; e do Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões, de João Pessoa.

A abertura do Evento foi realizada pelo Presidente em exercício do TCE-PB, o conselheiro Nominando Diniz, que sobre Projeto afirmou: “Estamos plantando a semente da cidadania para que as novas gerações sejam cada vez mais conscientes e atuantes na sociedade.”

Iniciado em 2017, O Projeto TCE Escola e Cidadania tem o objetivo de levar à juventude informações sobre o papel do Tribunal de Contas do Estado e o funcionamento das instituições públicas, além de temas relacionados ao comportamento social, educação, saúde e cultura.
Os estudantes assistiram a apresentação da auditora de contas públicas Maria Zaíra Guerra, que detalhou o funcionamento do Tribunal de Contas e a importância da fiscalização dos gastos públicos exercida por ele, ressaltando que todo cidadão também deve fazer sua parte por meio do Controle Social.

Outro tema importante foi trazido pelo médico Anderson Souza de Lima, profissional do Serviço Médico (Semed) do TCE-PB. Os jovens puderam saber mais sobre a hipertensão, uma das principais causas de morte no mundo. Conseqüências, sintomas e formas de prevenção foram apresentadas e discutidas com os estudantes, como forma de alerta para uma vida mais saudável.

Ao ser convidado fazer uso da palavra, o Secretário de Educação de Cuité de Mamanguape, Josinaldo da Silva, parabenizou o TCE-PB, pela continuidade do Projeto, agradeceu o acolhimento da diretoria do CCAS e enfatizou a importância que a atual Gestão Pública de Cuité de Mamanguape, na pessoa do Sr. Prefeito Djair Magno (Jair da Farmácia), tem dado as questões sociais e educacionais, fazendo uso consciente dos recursos públicos e praticando a transparência das contas.

Ao fim das palestras, os alunos de Cuité de Mamanguape foram convidados, de forma exclusiva, a conhecerem o Espaço Digital do Tribunal de Contas, onde conheceram as ferramentas tecnológicas utilizadas em prol do monitoramento da qualidade dos gastos públicos, além de um resumo sobre o Projeto Aluno Cidadão. A escola recebeu ainda Certificado de participação no Projeto.

09/01/2019

Gestores Escolares Realizam Reunião Administrativa e Pedagógica

Seguindo a agenda aprovada no mês de novembro do último ano, os Gestores das 16 Unidades de Ensino da Rede Municipal se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 08/01, para avaliarem os resultados obtidos individual e coletivamente no ano letivo passado, reafirmarem o compromisso de trabalhar por uma melhora significativa na qualidade do ensino ofertado na rede municipal e planejarem as ações conjuntas que serão implantas em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAP) no ano letivo 2019.
Ponto bastante forte da reunião foi a solicitação da implantação de uma sistemática inovadora para os encontros departamentais, cujo resultados não vem sendo satisfatórios.
Durante a reunião foi aprovado o calendário de reuniões que, a partir deste ano, estará na pauta das escolas como objetivo já estabelecimento de aproximação da escola com a comunidade e dos pais ou responsáveis com o acompanhamento do desempenho dos filhos.
Sucesso em 2018, o PROERD será mantido e ampliado. Além disso foi cobrado pelos gestores que o Secretário de Educação cobre do Conselho Tutelar maior frequência e ações juntos as Unidades Escolares.
Os resultados das avaliações foram comentadas e cada gestor teve respeitado o espaço para fazer suas colocações, além de apresentar sugestões que serão avaliadas durante o restante da semana.
Representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) apresentaram o calendário letivo 2019, com datas já aprovadas e respeitando as particularidades de cada unidade de ensino e a comunidade onde está localizada.
O início das aulas, estabelecido para 18/02, o Arraiá das Escolas (19/06) e o desfile cívico (12/09) foram datas já apresentandas e aprovadas.
Em breve o CME e o NUAP estaram divulgando através desta página os calendários e outros dispositivos legais.

Núcleo de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação Promove Reunião de AlinhamentoNa manhã desta terça-feira, dia 08/01...
08/01/2019

Núcleo de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação Promove Reunião de Alinhamento

Na manhã desta terça-feira, dia 08/01, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAP) da Secretaria Municipal de Educação de Cuité de Mamanguape realizou uma proveitosa reunião na sede da SMEC. O objetivo da reunião foi alinhar as ações para o exercício 2019.
Dentre outros temas, esteve presente na pauta o início do ano letivo, as ações de intervenção pedagógica viáveis que podem ser implantadas na rede municipal de ensino, definição de datas para a Jornada Pedagógica, São João das Escolas, Desfile Cívico e outros eventos, além da realização de formações continuadas e muitos outros assuntos pertinentes e que mereciam ser comentados.
Como não poderia ser diferente, durante a reunião, foi realizada uma avaliação do ano letivo 2018, principalmente os Índices apresentados (espacialmente o IDEB 2017) e os resultados das avaliações do SOMA.
A intensificação das politicas intersetorias, principalmente envolvendo parcerias com a Secretaria de Ação Social, Secretaria de Saúde, PMPB/PROERD, Ministério Público foram debatidas e apoiadas.
O NUAP agora volta suas atenções para as escolas, visando o apoio aos gestores das unidades de ensino nos preparativos para a conclusão das matrículas, distribuição das turmas e dos profissionais para o início das aulas, já confirmada para o dia 18/02.
Na oportunidade, o Secretário de Educação Josinaldo, agradeceu mais uma vez pelo empenho de toda equipe e o apoio que o Executivo, na pessoa do Prefeito Djair Magno, vem dando a pasta da Educação.

04/01/2019

Secretaria de Educação de Cuité de Mamanguape adere ao Programa Escola do Adolescente

Focado nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Programa Escola do Adolescente (PEA) oferecerá formação e apoio técnico a gestores e professores, de forma a tornar a escola um ambiente atrativo para os adolescentes aprenderem cada vez mais, participarem de ações de reorganização escolar, visando combater a repetência e o abandono.

Saibam mais em:

Portal Soma

04/01/2019

Você sabia que é proibida a venda de refrigerantes nas cantinas e lanchonetes instaladas dentro das dependências das escolas no Estado da Paraíba?

Pois bem! A lei nº 10.431, que proíbe a venda de bebidas com baixo teor nutricional, a exemplo de refrigerantes, nas cantinas das escolas públicas e privadas da Paraíba entrou em vigor em 21 de maio de 2015.

Acesse o texto da Lei e fique por dentro do assunto no link

04/01/2019

Chamada Escolar

A Prefeitura Municipal de Cuité de Mamanguape, através da Secretaria de Educação comunica aos senhores pais ou responsáveis que as matrículas para o ano letivo 2019 continuam abertas em todas as unidades de ensino do município até o dia 31 de janeiro.
Vale lembrar que os alunos que já estudavam na nossa rede de ensino tiveram suas matrículas renovadas automaticamente.
Para os novatos há vagas na educação infantil a partir dos 2 (dois) anos de idade, vagas no ensino fundamental anos iniciais e anos finais e na Educação de Jovens e Adultos, além de transporte com cuidador, salas climatizadas e merenda de qualidade.
As aulas terão início dia 18 de fevereiro.
Não deixe para a última hora, procure uma unidade de ensino e matricule-se já!

Secretaria de Educação de Cuité de Mamanguape

"A nossa bandeira é a da Educação!"

04/01/2019

A Equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cuité de Mamanguape deseja a todos um 2019 de muita saúde, paz e prosperidade.

A construção de um novo futuro continua!

Send a message to learn more

09/02/2017

COMUNICADO

A Prefeitura Municipal de Cuité de Mamanguape, através da Secretaria de Educação, tendo em vista as adversidades enfrentadas nesse início de mandato comunica que:
1 - O ano letivo terá início dia 02/03/2017 (dois de março);
2 - As matrículas da rede municipal continuam abertas até 20/02;
3 - O fardamento escolar e o kit escolar continuam mantidos e serão entregues no início do ano letivo;

A Secretaria de Educação informa que não se trata de uma medida insensata e sim de uma ação necessária que visa dar condições aos professores e ao alunado de ter acesso aos padrões dignos de qualidade que a educação possa oferta.

Das 15 escolas da rede municipal, a maioria necessita de retelhamento e troca da madeira dos telhados. Cupins, muros rachados, portas quebradas, janelas que precisam ser substituídas, quadros que não tem nenhuma possibilidade de uso, carteiras escolares para consertar são apenas alguns dos muitos problemas a serem solucionados.

Na escola Luiz Joaquim dos Santos, como é de conhecimento da maioria dos cidadãos, o teto de duas salas desabou e o telhado de outras duas salas tiveram comprometimento de suas estruturas. Foi realizada a troca do madeiramento e as salas já receberam o PVC e estão recebendo ar-condicionado.

Outro fator para o atraso no início das aulas está na questão dos veículos. A ex-gestão deixou 11 veículos do Programa Caminho da Escola (ônibus amarelinhos) e destes apenas 2 em condições de uso. Ou seja, está sendo feito o conserto de 9 veículos.

Graças ao trabalho incansável do Diretor de Transportes, Marivaldo Brito, já temos 4 veículos a disposição e até o fim de fevereiro teremos os demais funcionando.

Estamos celebrando convênios e em breve receberemos novas carteiras escolares, pois as que encontramos nas escolas estão sucateadas.

Em virtude disso, de querer que as coisas funcionem de verdade, não poderíamos fazer qualquer serviço, pois temos que dar qualidade a educação que os cuiteenses precisam.

Agradecemos a confiança de todos e nos colocamos a inteira disposição da sociedade para maiores esclarecimentos.

Cordialmente,

Josinaldo da Silva
Secretário de Educação

25/01/2017

FNDE apresenta as inovações do PDDE para 2017

A partir de agora as Unidades Executoras Próprias (UEx) das escolas públicas dos municípios, estados e do Distrito Federal podem utilizar os saldos de recursos das Ações Agregadas ao Programa Dinheiro Direito na Escola (PDDE) nas finalidades deste programa. Além disso, nos casos em que as entidades gestoras tiverem que restituir recursos ao Tesouro Nacional, têm a opção de devolvê-los à conta na qual foram depositados.

Essas inovações representam avanço fundamental, na medida em que propiciam o reaproveitamento e aplicação dos recursos em favor das escolas beneficiárias. ”Agora existe a possibilidade do dinheiro não ficar mais parado, ocioso, e nem ser devolvido para o Tesouro como era antigamente”, comemora Adalberto Domingos da Paz, coordenador substituto do programa. “No entanto, as entidades devem observar as exigências necessárias para o reemprego dos recursos, conforme descreve a Resolução nº 8, de 16 de dezembro de 2016”, ressalta Domingos da Paz.

O coordenador esclareceu as mudanças em evento realizado esta manhã para técnicos da Secretaria de Educação do Distrito Federal e de municípios do entorno de Brasília, com transmissão ao vivo pela TV PDDE, no YouTube. Logo no início, mais de 3.500 acessos foram registrados, alcançando 16,6 mil reproduções no decorrer do evento, o que demonstra o interesse do público pelo assunto.

Outra inovação importante da resolução é que nos próximos repasses do PDDE não serão mais descontados saldos disponíveis em conta. Até então, quando o FNDE repassava a segunda parcela e verificava que havia saldo na conta, esse valor era descontado e o Fundo só pagava a diferença.

Fonte: FNDE/MEC

Assista ao Vídeo da Capacitação do PDDE https://youtu.be/XWLknK6pr6s

24/01/2017

Sisu abre inscrições para mais de 238 mil vagas em instituições de todo o Brasil

A partir de 0h desta terça-feira, 24, estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que podem ser feitas na página eletrônica do sistema. Os interessados devem informar o número de inscrição e senha no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos. O prazo vai até o dia 27, às 23h59, período durante o qual o candidato poderá modificar as opções assinaladas.

No total, serão ofertadas 238.397 oportunidades em 131 instituições públicas de educação superior, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais, para o primeiro semestre de 2017. O Sisu, sistema informatizado criado pelo MEC, é aberto a candidatos que não zeraram a redação do Enem. O resultado será divulgado em 30 de janeiro e os candidatos selecionados podem efetuar suas matrículas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro.

Estudantes de qualquer lugar do país podem se inscrever nas instituições de ensino que aderiram ao programa, lembra o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone. “Isso amplia tanto as possibilidades de ocupação mais racional das vagas nas instituições públicas quanto a participação de candidatos no processo seletivo, eliminando deslocamentos e custos”, ressalta. “Hoje muitos estudantes só podem frequentar o ensino superior por meio do programa.”

ProUni – O Programa Universidade para Todos (ProUni) passa a receber inscrições no período de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Já os candidatos ao Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) podem se inscrever de 7 a 10 de fevereiro.

O início das inscrições no ProUni e no Fies sofreu ajuste nas datas divulgadas anteriormente. O secretário Paulo Barone explica que razões técnicas exigiram a prorrogação do prazo das inscrições nos dois programas em um dia para garantir a segurança da operação do sistema. “Assim, teremos a certeza de que todos os candidatos serão atendidos rigorosamente de acordo com suas notas obtidas no Enem. Isso não apresenta nenhum prejuízo em termo de início dos cursos, mas apenas uma precaução técnica tomada pelo nosso setor de tecnologia da informação”, garante.

Fonte:
MEC

Acessem o portal do Sisu http://www.sisu.mec.gov.br/

Endereço

Avenida Severino Jorge De Sena , 1015/Centro
Cuité De Mamanguape, PB
58289000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 17:00
Terça-feira 07:00 - 17:00
Quarta-feira 07:00 - 17:00
Quinta-feira 07:00 - 17:00
Sexta-feira 07:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria de Educação de Cuité de Mamanguape posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria de Educação de Cuité de Mamanguape:

Compartilhar