13/05/2026
A Secretaria Municipal de Educação participou da reunião do Polo Cruzeiro da UNDIME SP, realizada no SENAI Cruzeiro, reunindo representantes de municípios da região para discussão de temas relacionados à primeira infância e às políticas públicas educacionais.
O encontro contou com a presença do chefe de gabinete Bruno Martinolli, representando o prefeito municipal Kleber Silveira. A abertura também teve apresentação dos alunos do CEMUC, proporcionando um momento cultural aos participantes.
A programação foi iniciada por Rebecca Garcez, que conduziu a reunião abordando temas relacionados à reunião ordinária da UNDIME SP e às pautas regionais da educação.
Na sequência, Cristiano Santos ministrou palestra com o tema “A infância se constrói em sociedade”, promovendo reflexões sobre o papel coletivo da família, da escola, do poder público e da sociedade na garantia do desenvolvimento integral das crianças.
Dando continuidade às discussões, Diego Galdino abordou o tema da infância como direito e política pública, destacando o Plano Municipal pela Primeira Infância como instrumento político, técnico e intersetorial para organização das ações municipais voltadas às crianças de 0 a 6 anos, reforçando a importância do planejamento integrado entre diferentes setores da administração pública.
No período da tarde, foram realizadas apresentações sobre o Plano Municipal da Primeira Infância, incluindo a experiência do município de Cruzeiro, apresentada por Claudia Nogueira, diretora de Supervisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, e Daniela Paula Silva, supervisora de Ensino do município de Queluz, compartilhando práticas, experiências e ações desenvolvidas na área educacional.
O encontro proporcionou espaço para diálogo, troca de experiências e fortalecimento das ações desenvolvidas pelos municípios participantes.