26/05/2026
Nesta segunda-feira, dia 22, o Legislativo Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária.
Na Tribuna Livre, o Pastor Cleberton Tiago Wagner, em nome do Conselho de Pastores, falou sobre a 5ª Marcha para Jesus, que será realizada no dia 31/05/2026. O pastor convidou a comunidade para participar do evento, com concentração às 9h no Posto Cruzeiro, de onde sairá a caminhada pelas principais ruas e logo após seguirão até a Praia Municipal para um momento de louvor, seguido de almoço. Pastor Tiago destacou que a Marcha para Jesus é um evento interdenominacional, agradeceu a oportunidade e deixou sua bênção sobre todos.
Na Ordem do Dia, foi aprovado o Projeto de Lei 033/2026, do Poder Executivo Municipal, que autoriza a alienação de imóvel desafetado, mediante leilão. O lote pertence ao Município de Cruzeiro do Iguaçu, possui 905 m², está localizado no Loteamento Sol Nascente, no alagado, e tem valor inicial de R$ 380 mil. Clebersom Gonçalves, Vilmar Scalcon, Cleudir Grassi e Juliano Morelli, destacaram que se trata de um patrimônio parado e que os recursos serão revertidos em benefício da população.
Também foi aprovado o Projeto de Lei 045/2026, que autoriza a concessão de uso de máquinas de costura do Município para fomentar a geração de emprego e renda, beneficiando a empresa Silva & Silva. Clebersom Gonçalves e Cleudir Grassi manifestaram-se favoráveis.
Foram aprovados ainda o Projeto de Resolução 002/2026, que institui a Política de Proteção de Dados Pessoais da Câmara, conforme a LGPD, e o Projeto de Resolução 003/2026, que institui a Ouvidoria da Câmara Municipal. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade.
Nas explicações pessoais, fizeram uso da palavra Clebersom, Vilmar, Célio, Volney, Cleudir, Marciane, e o Presidente Juliano Morelli que passou a presidência ao Primeiro Secretário Clebersom. Cleonice Varela e Matheus Frederico estiveram ausentes por motivos pessoais.
Os vereadores e a vereadora agradeceram o convite do Pastor Tiago, e prestaram condolências aos familiares de Selvino Zucco Pitro Belli, o Pepe, falecido no último dia 17. Ex-vereador da legislatura 2021–2024, Pepe foi lembrado por sua atuação firme, humana e comprometida com a população.