20/05/2025
Homenagem a Mateus Alvez Vaz de Melo – Bento
Com imensa tristeza, recebemos hoje a notícia da passagem do companheiro Mateus Alvez Vaz de Melo, o querido Bento. Um menino de sorriso fácil, escuta generosa e alma profundamente sensível. Bento não julgava — ele acolhia. Sempre atento, refletia antes de falar, e quando falava, era para construir.
Desprendido de si, ele se entregava às causas coletivas com coragem e serenidade. Durante a gestão da FEAB Nacional em 2007/2008, como representante percorreu os estados do país com dedicação a federação.
Foi assim também na organização do 51° CONEA em Porto Alegre, em um tempo em que a repressão tentava silenciar nossos sonhos. Bento motivava, escutava, apoiava. Ele fazia a ponte entre as pessoas.
Em sua trajetória estudantil no curso de Agronomia, contribuiu para o desenvolvimento do movimento agroecológico no Norte de Minas. Em 2002, foi um dos que construíram o NASCer – Núcleo de Agricultura Sustentável do Cerrado – no ICA/UFMG. E sua caminhada foi além: com presença marcante nos movimentos sociais de base e na formação popular, seguiu atuando no MST Norte de Minas, no Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA NM), no MAB MG e, claro, na nossa FEAB.
Bento foi a expressão mais bonita da juventude: a rebeldia guiada por um propósito, alegria que transbordava vida. Tinha um olhar raro, desses que enxergam fundo, que olham o outro e tocam a alma, capaz de despertar o melhor em cada pessoa e transformar o que está ao seu redor.
E nós, seguimos por aqui, continuaremos com ele em nós, em nossas ações. Obrigado, camarada Bento.