A Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Criciúma foi instituída em 21 de dezembro de 2021 através da Lei Complementar nº. 446/2021, oportunizando assim ao Município de Criciúma, agilidade nos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos que tenham algum tipo de impacto ambiental. Promover o desenvolvimento sustentável, com ênfase no Meio Ambiente e ecossistemas associados, através de
um diálogo permanente com os diversos setores da sociedade, da multiplicação de competência e da promoção do exercício da cidadania. Além da educação ambiental e da operação do Licenciamento Ambiental das atividades de impacto local, as principais atividades da Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Criciúma são: Fiscalização em conjunto com os demais órgãos específicos; avaliação, monitoramento e divulgação de informação sobre a qualidade ambiental; diagnóstico e planejamento; avaliação das mudanças ambientais e o licenciamento ambiental de atividades individuais sejam vistos dentro do marco de diretrizes regionais e da capacidade suporte do ambiente; apoio, informação, orientação técnica e mobilização de outros fatores importantes para o Meio Ambiente.