A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato é uma empresa de economia mista e autonomia administrat
24/10/2025
Na manhã desta sexta-feira (24), alunos da Escola Valdevino de Brito visitaram a sede da SAAEC para conhecer de perto o caminho que a água percorre até chegar às casas. 💦
Durante a visita, os estudantes — que integram o laboratório de ciências da escola — participaram de uma palestra ministrada por engenheiros da empresa e puderam explorar setores essenciais, como automação e o laboratório de análises de água e efluentes. 🔬
A atividade fez parte do compromisso da SAAEC em aproximar a comunidade do funcionamento dos serviços públicos e incentivar a educação ambiental, mostrando que entender o processo é o primeiro passo para valorizar e cuidar desse bem essencial. 🌿
💦 Água, conhecer para cuidar.
23/10/2025
A SAAEC marcou presença na Caravana Ceará Um Só, evento promovido pelo Governo do Estado do Ceará nesta quarta-feira (22), no Centro de Convenções do Cariri. 💼✨
Participaram representando a empresa o diretor administrativo, Arthur Porto, o diretor de Projetos, Inovação, Compliance e Captação de Recursos, Rafael Novais, e o gerente de Compliance e Captação de Recursos, Olavo Marques.
O encontro reuniu gestores de todo o estado para fortalecer as políticas públicas e incentivar uma administração cada vez mais integrada, moderna e eficiente. 🤝🌍
SAAEC — compromisso com inovação, transparência e desenvolvimento para o Crato e para o Ceará.
13/10/2025
SAAEC apresenta avanços da nova gestão ao prefeito do Crato
A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) recebeu, na tarde desta segunda-feira (13), o prefeito municipal do Crato para apresentar os avanços obtidos nos primeiros seis meses da nova administração. Durante o encontro, a presidência e as diretorias técnica, administrativa e de projetos compartilharam um panorama das ações implementadas desde abril, evidenciando resultados expressivos em governança, eficiência operacional e sustentabilidade financeira.
A apresentação destacou a consolidação de uma gestão pautada pela responsabilidade fiscal, inovação e transparência. Entre as ações apresentadas, estão melhorias nos processos internos, reorganização patrimonial, fortalecimento do controle de custos e avanços significativos em planejamento financeiro e de investimentos. A empresa também reforçou sua política de compliance, a implementação de novos procedimentos de controle de riscos e o desenvolvimento de normativos internos como o Código de Ética e Conduta e o Regimento Interno.
No campo técnico-operacional, a SAAEC vem executando um conjunto de medidas voltadas à ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água, com destaque para o fortalecimento das ações de manutenção preventiva, melhorias na qualidade da água distribuída, reativação e automação de reservatórios, e novas estratégias de gestão para redução de perdas e aumento da eficiência dos serviços.
A Diretoria de Projetos apresentou os investimentos em inovação e infraestrutura, com iniciativas voltadas à expansão do sistema de abastecimento, estudos para melhoria da qualidade da água e projetos de tecnologia e mapeamento georreferenciado. Foram também abordadas as ações de captação de recursos e fortalecimento institucional, incluindo estudos de cooperação entre os SAAEs do Ceará.
Durante a visita, o prefeito conheceu os projetos em andamento e parabenizou a equipe pelos resultados alcançados e pela postura técnica e transparente adotada pela nova gestão, que tem trabalhado de forma integrada para garantir mais segurança hídrica, eficiência administrativa e transparência pública.
10/10/2025
🚧 Desligamento Programado – Bairro Vila Alta
A partir desta segunda-feira (13/10), a SAAEC realizará desligamentos diários do sistema de abastecimento no bairro Vila Alta, das 13h às 15h.
💧 A medida é necessária para recuperar o nível do reservatório e manter a pressão do sistema, que tem sido afetado pelo aumento do consumo durante o período de estiagem e altas temperaturas.
👉 Pedimos que os moradores reservem e economizem água para uso nesse horário.
Agradecemos a compreensão de todos!
Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC)
09/10/2025
SAAEC adota medidas emergenciais e estruturais para garantir o abastecimento em Monte Alverne
A diretoria da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) realizou, na manhã desta quinta-feira (09), mais uma visita técnica ao Distrito de Monte Alverne para discutir soluções emergenciais e estruturais que assegurem a melhoria do sistema de abastecimento de água da localidade. As ações têm como meta garantir a segurança hídrica da comunidade no presente e também nos próximos anos.
O principal problema identificado foi a redução da vazão do poço que abastece o distrito — de 9,5 m³ para 4,8 m³, cerca da metade da capacidade anterior. A situação foi diagnosticada em 19 de agosto, quando a equipe técnica substituiu a bomba do sistema para verificar a origem da falha. Segundo o coordenador técnico, Everton Amorim, a causa não estava no equipamento, e o sistema retornou à bomba original, com o controle de registro ajustado para adequar-se à nova vazão.
A estiagem prolongada e as altas temperaturas intensificaram o problema, elevando o consumo e reduzindo o nível do lençol freático, o que afetou diretamente a regularidade da distribuição de água. Para minimizar os impactos, a SAAEC prontamente reforçou o abastecimento por meio de carros-pipa, priorizando as áreas mais críticas.
De acordo com a diretoria, o atendimento à população de Monte Alverne tem sido contínuo e é tratado como prioridade absoluta. A equipe técnica segue mobilizada em ações rápidas para ampliar o volume de água disponível. Duas novas fontes hídricas próximas estão em processo de negociação, e a perfuração de um novo poço também está em avaliação. A perfuratriz da SOHIDRA já se encontra no distrito, aguardando o retorno da equipe responsável, atualmente em férias.
Enquanto as medidas estruturais são executadas, a operação do sistema foi ajustada: a SAAEC está acionando o bombeamento em horários estratégicos — nos períodos de menor consumo — para garantir o enchimento dos reservatórios privados e assegurar o uso durante o dia.
O presidente da SAAEC, Rildo Feitosa, destacou que o caso é acompanhado de perto e reafirmou o compromisso da companhia com a comunidade. “Acompanhamos de perto os i
09/10/2025
🎉💧 Vem aí o Viva Natureza – 2ª Edição: Semeando Alegria! 🌳✨
A SAAEC convida para uma tarde especial de diversão, aprendizado e consciência ambiental, em celebração ao Dia das Crianças! 💚
📅 Sábado, 11 de outubro
⏰ A partir das 16h
📍 Vila Carrapato – Crato/CE
Vai ter pula-pula, atividades lúdicas, distribuição mudas de árvores nativas, além do Projeto Pingos de Sementes, onde você aprende a fazer bolinhas ecológicas que ajudam a reflorestar o planeta. 🌱💦
E claro, a presença do nosso mascote Soucratinho, levando alegria e a mensagem de cuidado com a água e o meio ambiente! 🐦💧
💚 Traga sua família e venha semear alegria com a gente!
Parcerias:
02/10/2025
💧 Você já se perguntou de onde vem a água que chega até a sua to****ra?
No Crato, a SAAEC capta água da Chapada do Araripe e de poços profundos espalhados pela cidade. Depois de tratada e analisada em nosso laboratório, ela percorre reservatórios e uma rede de tubulações até chegar à sua casa, com qualidade e segurança.
Somos parte da vida e da identidade cratense. 🌱💙
Com consciência, garantimos água para hoje e para o amanhã!
01/10/2025
🌷 Outubro Rosa
Assim como a lavadeira-da-mata, fêmea do soldadinho-do-araripe, que guarda delicadeza e beleza em cada movimento, este mês nos lembra do cuidado essencial com a vida. 💗
Ela, que cuida das águas, nos inspira a olhar também para o nosso próprio peito, com amor e atenção.
💧 O Soucratinho se une à lavadeira-da-mata e ao laço rosa para reforçar: o autocuidado é um gesto de amor que pode salvar vidas.
✨ Faça seu exame, incentive quem você ama, cuide de você.
25/09/2025
SAAEC participa de oficinas da ARCE e defende criação de consórcio estadual dos SAAEs
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE) realizou, nos dias 19 e 25 de setembro, duas oficinas voltadas aos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs). A iniciativa teve como objetivo alinhar práticas e discutir pontos estratégicos do marco regulatório do saneamento, em parceria com os gestores locais. A SAAEC esteve presente em ambos os encontros, reforçando sua atuação ativa nos debates que buscam fortalecer a gestão do setor.
No dia 19 de setembro, a oficina aconteceu em Quixeramobim, reunindo representantes das microrregiões Centro-Sul e Centro-Norte. Já no dia 25, a programação foi sediada pelo SAAE de Sobral, com foco na Microrregião Oeste.
De acordo com a programação conduzida pela ARCE, os encontros contemplaram apresentações, debates técnicos e troca de experiências, tendo como pontos centrais:
• Política Tarifária para os SAAEs;
• Balanço dos Diagnósticos 2024/2025;
• Taxa de Regulação;
• Regulamentação das Normas de Referência da ANA;
• Planos de Investimento Simplificados e Cadastro.
As oficinas foram conduzidas pelo analista da ARCE, Alceu Galvão, que destacou a importância da discussão de uma política tarifária sustentável, do balanço dos diagnósticos realizados junto aos serviços, além das orientações sobre os planos de investimento e cadastro previstos na Resolução nº 12 da ARCE.
Proposta da SAAEC: união para garantir sustentabilidade
Durante sua participação, a SAAEC defendeu a criação de um consórcio estadual que reúna todos os SAAEs do Ceará. A proposta tem como objetivo enfrentar de forma conjunta as dificuldades vividas pelos serviços, garantindo mais sustentabilidade para as operações.
A atuação consorciada possibilitaria avanços significativos nas áreas técnica, operacional, de capacitação e de incorporação de novas tecnologias. A proposta reforça o entendimento de que a cooperação entre os serviços é um caminho estratégico para aprimorar a gestão, assegurar a qualidade do abastecimento de água e ampliar a eficiência no saneamento básico.
25/09/2025
SAAEC participa do 1º Workshop de Elaboração do Plano Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PAAES–CE)
A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) esteve presente, nesta quarta-feira (24), no 1º Workshop de Elaboração do Plano Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PAAES–CE), realizado no auditório da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), em Fortaleza. O encontro marcou o início de uma série de 16 eventos técnicos organizados pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da empresa COBRAPE e financiamento do Banco Mundial.
O PAAES–CE é um documento estratégico que orientará os avanços nos serviços de água e esgoto em todo o estado, em consonância com as metas de universalização previstas no novo Marco Regulatório do Saneamento. Nesta primeira etapa, cerca de 60 representantes de órgãos e entidades do setor estiveram reunidos para discutir indicadores e parâmetros que permitirão um diagnóstico preciso da realidade do saneamento no Ceará.
A SAAEC participou ativamente das discussões, contribuindo com sugestões sobre três eixos fundamentais do plano: parâmetros institucionais, físicos e econômico-financeiros. A presença da empresa reforça o compromisso do município do Crato em colaborar com a construção de políticas públicas que fortaleçam a gestão do saneamento básico em nível estadual.
Representaram a SAAEC no evento o presidente Rildo Feitosa, o diretor de Projetos, Inovação, Compliance e Captação de Recursos, Rafael Novais, o gerente de Captação de Recursos, Geração de Valores e Compliance, Olavo Marques, e o gerente de Projetos e Inovação, Caio Coelho.
Com este primeiro encontro, de caráter técnico, abre-se um processo de construção coletiva que terá continuidade em oficinas, audiências públicas e consultas, garantindo a participação da sociedade civil e de diferentes segmentos ligados à temática do saneamento.
25/09/2025
🌊💧 Cadastramento para doação de caixas d’água já começou!
A Prefeitura do Crato, em parceria com a SAAEC, iniciou nesta quarta-feira (24) o atendimento para cadastro no projeto de doação de caixas d’água para os moradores do bairro Batateiras.
O cadastramento está sendo realizado com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Batateiras e será feito por ruas. Os moradores devem se dirigir à sede da associação no dia correspondente ao atendimento de sua rua.
📌 Confira o cronograma inicial:
• 24/09: Rua Padre Cícero
• 26/09: Rua Monsenhor Tavares + Rua Senhor do Bonfim
• 29/09: Rua Elísio Figueiredo
• 01/10: Rua da Câmara + Rua Santo Expedito + Rua Santa Cecília
• 06/10: Rua Santa Luzia + Rua São Francisco + Rua São Jorge
As datas para as demais ruas serão divulgadas em breve.
👉 Participe! O cadastramento é essencial para que todas as famílias possam ser beneficiadas com essa importante ação.
29/06/2025
Coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (27) para apresentação de novidades relativas à administração da SAAEC E lançamento da nova identidade visual da empresa.
Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Saaec - S/a De Água E Esgoto Do Crato posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.
Fundada em 10 de agosto de 1963, durante a gestão do então prefeito, Pedro Felício Cavalcanti, através da Lei Municipal no 651, de 17 de abril de 1963, a SAAEC, conforme o preconizado à luz de seu Estatuto Social tem por objetivo distribuir água tratada e de qualidade para toda a população cratense, além de ser responsável pelo saneamento da rede sanitária da cidade. A empresa foi criada na forma de uma sociedade de economia mista destinada a planejar, projetar, executar industrialmente os serviços públicos de abastecimento de água e sistemas de esgotos sanitários no município do Crato.
Os primeiros relatos de abastecimento no Crato começaram com os vendedores que subiam ao pé da serra para captar a água e distribuir a população através das ancoretas dos jumentos. Nos primeiros anos, o Crato possuía 70 fontes em todo seu entorno, sendo a do bairro Granjeiro, a maior.
Na década de 30, o prefeito Filemon Monteses solicitou ao Banco da Caixa Econômica do Rio de Janeiro, o financiamento para a execução do projeto que visava o fornecimento de energia e água para o Crato. O empréstimo foi aprovado em 1936 e após dois anos, em 4 de dezembro de 1938, o prefeito Alexandre Arrais inaugurou a hidrelétrica movida pelas fontes da batateira. No ano seguinte, em 22 de março, era inaugurado o sistema de abastecimento do Crato.
Com a crescimento da demanda, foram construídos chafarizes públicos para atender os usuários que não tinham condições de possuir as suas redes. Depois de alguns anos, a fonte do Grangeiro não conseguia mais abastecer toda a região do Crato sozinha, o que incentivou a execução do programa para a cavação de poços profundos.
Em abril de 1963, o prefeito Pedro Felício Cavalcante criou a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, tendo como primeiro presidente Brigadeiro José Macedo. A feitura possibilitou a ampliação das redes de poços profundos e a construção dos quatro reservatórios em bairros diferentes.
Hoje, o órgão trabalha recolhendo água das nascentes e poços presentes em Crato. Ao todo, são 43 pontos de bombeamento de água. Semanalmente é feito o tratamento e distribuição de aproximadamente cinco milhões de litros do precioso líquido, apenas em cinco dos principais reservatórios da SAAEC.
A Sociedade mantém um corpo de funcional de 125 colaboradores, entre diretores e técnicos. Na SAAEC, o Município é o maior acionista, onde detém mais de 99% das ações. Como forma de contribuir com o bem-estar social e com o desenvolvimento regional, no ano de 2008 foi realizado o primeiro concurso público para a efetivação de funcionários da SAAEC.
Buscando uma melhor articulação e diálogo permanente com a população, a SAEEC mantém o horário de funcionamento entre as segundas e sextas-feiras e plantões aos sábados, domingos e feriados.