20/02/2026
GRUPO DE TABAGISMO NAS UNIDADES DE SAÚDE
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) é uma política pública de saúde coordenada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que tem como principal objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade causada pelo uso do tabaco.
O programa oferece assistência e tratamento gratuitos para quem deseja parar de fumar. Para participar, basta procurar a ESF (Estratégia Saúde da Família) mais próxima da sua residência.
O tratamento é realizado por meio de abordagens que auxiliam no enfrentamento da dependência do tabaco, além da possibilidade de uso de medicamentos, como a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN) e o Cloridrato de Bupropiona, quando indicados pelo médico.
📌 O grupo será um espaço de acolhimento, orientação e motivação, ajudando você a dar um passo importante: deixar o cigarro para trás.
Se você deseja esse apoio, procure a enfermeira da sua ESF, deixe seu nome e contato para participar dos próximos grupos e iniciar o acompanhamento.
👉 O primeiro passo pode ser dado hoje!