Zé de Melo. MANIFESTO
MOVIMENTO COLÔNIA E CIDADANIA - (MCC)
O MOVIMENTO COLÔNIA E CIDADANIA (MCC) encampa a necessidade política mais urgente, nos dias de hoje, que é a condição de ser cidadão. Cidadania entendida como expressão da possibilidade do indivíduo externar e viver de forma crítica e ativa a sua liberdade - condição humana de poder agir, sem qualquer tipo de constrangimento. Cidadão
como uma pessoa em possibilidade de realização de seus direitos e deveres para com a sua cidade, o seu povo, o seu país e para com o mundo. Ser cidadão com direitos humanos, isto é, com direitos civis como direito à vida, à liberdade; com direitos políticos, como o de votar e ser votado; e, direitos sociais, como o direito à participação na vida do lugar, à educação, à saúde, ao trabalho, ao salário justo e à uma velhice tranquila. Este movimento pela cidadania entende que o não ter escola, saúde, emprego e alimentação; o não poder viver a vida político-partidária; o não respeitar as mulheres em suas especificidades de gênero; o não respeitar as várias expressões religiosas, as expressões de sexualidade e o meio ambiente, enfim, qualquer atitude geradora de opressão... são todas situações para a não cidadania. Todas estas circunstâncias subtraem do humano sua condição de ser gente, sua liberdade e autonomia, reduzindo, assim, a condição de vida de cada um. Este MOVIMENTO COLÔNIA E CIDADANIA não tem cor partidária ou religiosa e lutará para que todos e todas, nesta cidade e no mundo, possam tornar possível o sonho de serem cidadãos e de viverem felizes. Colônia Leopoldina, Alagoas, 19 de outubro de 2008. A TERRA DOS NOSSOS ANTEPASSADOS INDÍGENAS E NEGROS.