14/03/2017
Nós membros dos GAAs do Brasil sentimos uma dor terrível ao ver esse tipo de "humor" sendo disseminado e assistido com aplausos. As famílias que se unem graças a adoção sofrem com questões como essa, é sempre um motivo de preocupação e vemos um total desrespeito em ações assim.
Nós, que trabalhamos diariamente para conter e conscientizar sobre isso ficamos completamente horrorizados com ações semelhantes, são preconceitos que afetam diretamente muitas vidas e não podemos nos calar frente a isso, nosso trabalho é mostrar que isso é uma vergonha, família é amor, coisa séria, e não deve ser motivo de brincadeira.
Juntamente com a ANGAAD e diversos GAAs do Brasil repudiamos esse tipo de conteúdo, cheio de preconceitos e que gera uma série de consequências negativas.
Respeitem as famílias, todos os tipos de famílias!
Andrei Moreira Neves
Presidente do GEAA Chapecó
Queridos amigos da adoção,
Circulam no YouTube alguns vídeos onde seus produtores fazem brincadeiras (trolagens) utilizando inconvenientemente o instituto da adoção. Surpreendentemente, os referidos youtubers fazem estas trolagens de mau gosto com seus próprios filhos, que entram em sofrimento ao descobrirem-se filhos adotados. Após a farsa desfeita, a brincadeira rende muitas gargalhadas e está sendo curtida por milhares de crianças e adolescentes e adultos desinformados.
A Adoção é um instituto importantíssimo para milhares de famílias brasileiras. Não deve ser motivo de brincadeiras e escárnio!
Infelizmente, ainda persiste na sociedade uma crença social de que a adoção é filiação de segunda categoria, motivo de vergonha e desqualificação.
Isto não é verdade!
O fato de homens e mulheres gerarem crianças não os torna pais de fato. Quem gera crianças é apenas genitor! Somente se tornarão pais ou mães aquelas pessoas que adotarem afetivamente a criança gerada. Portanto, todos os filhos, para se tornarem filhos, precisam ser adotados pelas pessoas que os geraram.
A adoção é a única forma possível de filiação, seja ela pela via genética ou jurídica.
Portanto, ser filho adotado é um privilégio e não uma vergonha ou desconforto.
Estes vídeos são altamente desrespeitosos! Instigam o preconceito social e a discriminação contra as famílias adotivas. Como são acessados predominantemente por crianças e adolescentes, ensinam valores inadequados e contribuem para o bullying escolar contra filhos adotivos.
São um completo desserviço para todos aqueles que lutam há muitos anos exaustivamente por uma nova cultura de adoção no Brasil e por uma sociedade mais justa para todos.
Atualmente, a legislação protege igualmente filhos adotivos e filhos genéticos. Ambos têm os mesmos direitos e devem merecer o mesmo respeito.
A ANGAAD – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE GRUPOS DE APOIO À ADOÇÃO - entidade civil e filantrótipa fundada em 1999 para defender e garantir o direito à família para todas as crianças e adolescentes e os mais de 150 grupos de apoio à adoção brasileiros não podem permitir nenhuma agressão ou desqualificação ao instituto da adoção, às famílias adotivas e, principalmente, aos filhos adotados.
Pedimos a colaboração de todos para nos auxiliarem a coibir este tipo de vídeos e publicações inadequadas fazendo os devidos comentários esclarecedores, não curtindo e, sobretudo, denunciando aos órgãos competentes.
A ANGAAD repudia veementemente vídeos inconsequentes e postagens desabonadoras ao instituto da adoção.
A ANGAAD encaminhará as devidas medidas jurídicas contra todos aqueles que insistirem em vilipendiar a família adotiva brasileira com este tipo de publicações.
Suzana Sofia Moeller Schettini
Presidente da ANGAAD