17/06/2021
A EEB. José Cesário Brasil está desenvolvendo o projeto VALORIZANDO O
MEIO AMBIENTE E A SAÚDE, com todos os alunos do Ensino Médio, objetivando sensibilizá-
los para a importância da preservação do Meio Ambiente e da saúde em favor da vida com
qualidade, mostrando os cuidados que devemos ter com o ambiente, através da reutilização,
reciclagem e redução do lixo, formando assim, cidadãos conscientes, aptos para decidirem e
atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida e com o bem
estar social.
Na disciplina de Biologia, a professora Daniele Grassi, entre outras atividades,
está fazendo com os alunos do 2º ano uma horta orgânica de ervas medicinais e temperos.
Sabemos que as plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou
seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças e são usadas há muito tempo por
nossos antepassados. Daí a importância de estudar este tema na escola, buscando conhecer
nossa biodiversidade e valorizar as plantas medicinais e temperos existentes na nossa
região, resgatando assim, cultura e valores, procurando conciliar o saber científico aos
saberes populares fazendo uso de práticas socioambientais.
Dentre as diferentes práticas, estão: a pesquisa na internet, pesquisa entre os
familiares e livros, a troca de experiências entre os alunos, educadores e comunidade local
no que se refere à utilização das plantas medicinais.
“Os estudantes estão participando das atividades com muito interesse e
capricho!” – diz a professora.