11/09/2021
DIA 12, NÃO IREMOS AOS ATOS
Derrotar Bolsonaro e seu governo genocida está, sem dúvida, entre as principais e mais urgentes tarefas para o coletivo. O agravamento da crise e a consequente degradação social tendem a fortalecer o movimento e a cultura autoritária do país, organizada e mobilizada pelo Bolsonarismo.
Diante da ameaça que representa, não nos furtamos em momento algum em trabalhar pela mais ampla unidade de ação pelo . A crise brasileira e a dinâmica que pode derrotar Bolsonaro depende da dispersão e conflito instaurado entre as elites do país, o que explica a oposição ao governo feita por setores como MBL, rede Globo, partidos burgueses e outras frações e representações das classes dominantes. Mesmo fato que justifica a política da ampla unidade de ação.
Porém, apesar de fundamental, essa unidade não pode se dar de qualquer forma e a qualquer custo. Precisa resultar de movimentações reais e efetivas, que expressem movimentos da sociedade. Não nos parece ser o caso dos atos do dia 12, convocados principalmente pelo MBL e pelas forças que atuam por uma suposta terceira via liberal, oposta tanto ao bolsonarismo quanto ao petismo. Não cultivamos nenhuma ilusão com esses setores. São inimigos declarados do povo trabalhador, ainda que no momento saiam às ruas sob a palavra de ordem .
Ao não ter adesão da sociedade, sobretudo dos movimentos da classe trabalhadora, nossa caracterização é que os atos do dia 12 serão direcionados principalmente para fortalecer política e eleitoralmente essa dita terceira via liberal burguesa.
Diante disso, enquanto Alicerce não convocaremos nem participaremos dos atos do dia 12, bem como orientamos nossa militância e as pessoas que tem referência no coletivo a não sairem às ruas nesse dia