02/06/2026
Educação alimentar e nutricional de forma divertida e consciente!
No dia 27 de maio, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do CAIC São Francisco de Assis participaram de uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional, desenvolvida de forma dinâmica e participativa pela equipe de nutricionistas e estagiários do SEMAE (Setor Municipal de Alimentação Escolar).
Por meio de uma brincadeira educativa, cada criança foi convidada a identificar diferentes alimentos e classificá-los em uma das duas caixas: “Sempre” ou “Às vezes”. A proposta estimulou a reflexão sobre a frequência adequada de consumo de cada alimento, levando os alunos a justificarem suas escolhas e compreenderem a importância de hábitos alimentares saudáveis no dia a dia.
Durante a atividade, foi reforçado que não existem alimentos “proibidos”, mas sim alimentos que devem ser consumidos com maior ou menor frequência. Dessa forma, a abordagem valorizou o equilíbrio, a variedade e a moderação, promovendo uma relação mais saudável e consciente com a alimentação, sem incentivar restrições ou gerar percepções negativas sobre determinados alimentos.
Ao final da atividade, foi realizado um momento de socialização e reforço dos principais aprendizados, e cada estudante recebeu uma medalha simbólica de “Nº 1 em Alimentação Saudável”, celebrando seu envolvimento e participação.
A ação promoveu aprendizado, interação e conscientização, contribuindo para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância e fortalecendo a construção de escolhas alimentares conscientes e equilibradas.