19/05/2024
18 de maio - Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra criança e adolescente.
Neste mês, a Prefeitura de Carmésia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, realizaram várias atividades pensando na capacitação para os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes. Nesta linha, contou-se com a parceria da Associação Fênix Ações pela Vida, de Curitiba-PR, que trabalha com crianças e adolescentes e suas famílias vítimas de abuso sexual e outras violências domésticas, com trabalho multidisciplinar. No dia 7 de maio, a presidente e fundadora da organização deu uma formação para todos os professores da rede municipal e estadual com intuito de ensinar as melhores formas de acolhimento de vítimas e como identificar pessoas em risco, falando da importância da denúncia e como devemos proceder quando ouvimos da criança ou adolescente uma situação de violência.
A semana foi marcada com palestras para as crianças e adolescentes da Escola Municipal Cônego Bento e da Escola Estadual José Vieira, em parceria com Denise Maranhão, assistente social da Bem Estar do Menor e capacitadora do programa Claves para prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes e promoção dos bons tratos ocorridas no dia 16 de maio. Funcionários da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, membros do CMDCA e do Conselho Tutelar realizaram panfletagem nas ruas do município e para finalizar a semana. No dia 17 ocorreu a blitz educativa realizada por Conselho Tutelar, Polícia Militar, alunos da Cônego Bento, alunos da José Vieira e participantes do projeto Dando Asas, da Casa Verde.
Nesta semana, as atividades acontecerão com alunos da escola o Castelinho Encantado e para a rede de atendimento do município.