08/03/2021
O dia 8 de março é o principal símbolo de homenagem às mulheres no nosso calendário. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 1975, no Ano Internacional das Mulheres, com o objetivo de combater as desigualdades de gênero que ocorrem em todo o mundo.
A visão popular de que hoje é simplesmente um dia de homenagens prejudica seu real intuito: a reflexão sobre o tratamento social com a mulher. Há décadas que somos oprimidas, violentadas e reduzidas a papéis que muitas vezes não queremos exercer, o que nos priva de sermos totalmente livres perante nossas decisões e nossa vida. Homenagens são simbólicas, mas não serão elas que vão reparar séculos de violência e repressão.
Ainda somos prejudicadas no ambiente de trabalho, onde ganhamos em média 79,5% de um salário pago a um homem (Agência Brasil, 2018). Ainda somos violentadas diariamente em nossos lares! Em 2020, foram registradas 105.871 denúncias de violência contra a mulher através do Ligue 180 e Disque 100 (MMFDH).
Nosso país ocupa a 5° lugar no ranking mundial de Feminicídio (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos). A mudança é necessária é urgente, o machismo mata e fere diariamente milhares de mulheres, e uma cicatriz tão dolorosa como está não é curada facilmente ou simplesmente com uma flor.
É preciso reflexão e mudança nesse 8 de março, e também muita força para continuar essa luta. Façam suas homenagens, mas não esqueçam que ao longo do ano milhares de mulheres perdem suas vidas por simplesmente serem mulheres. Precisam, urgentemente, nos deixar viver.
Thamires Gêja, Diretora de Comunicação do Grêmio Moacyr Malacarne.