29/05/2026
A Câmara Municipal de Capão do Leão realizou, na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, às 10 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores, a Audiência Pública com o tema “Fibromialgia: invisibilidade, dor crônica e o direito ao cuidado digno”, proposta e presidida pela vereadora Gilciane Baldassari.
A audiência teve como objetivo promover o debate público acerca da fibromialgia, condição crônica que afeta significativamente a qualidade de vida das pacientes e dos pacientes, sendo caracterizada por dores generalizadas, fadiga, distúrbios do sono e impactos emocionais.
Durante o encontro, foram discutidas as dificuldades enfrentadas por pessoas diagnosticadas com fibromialgia, especialmente em relação ao diagnóstico precoce, acesso ao tratamento adequado e atendimento especializado na rede pública de saúde. Também foram abordados os impactos emocionais, sociais e laborais causados pela doença, além da necessidade de maior capacitação das profissionais e dos profissionais da saúde para um atendimento mais humanizado.
A vereadora Gilciane Baldassari destacou a importância de ampliar o debate sobre a fibromialgia e dar visibilidade às pessoas que convivem diariamente com dores crônicas e limitações muitas vezes invisíveis para a sociedade.
A audiência pública reuniu comunidade, representantes da área da saúde, pacientes, familiares e demais interessados no tema, proporcionando espaço para relatos, sugestões e construção de encaminhamentos voltados à implementação de políticas públicas que garantam cuidado digno e qualidade de vida às pessoas com fibromialgia.
A Câmara Municipal reforça seu compromisso com a promoção da saúde, da inclusão e da dignidade da população leonense, incentivando ações de conscientização e fortalecimento das políticas públicas de atendimento humanizado.
- e a construção de propostas e encaminhamentos voltados à implementação de políticas públicas mais humanizadas.
A audiência também busca dar visibilidade às pessoas que convivem diariamente com a dor crônica, promovendo acolhimento, conscientização e fortalecendo o compromisso do Poder Público com a promoção da saúde, da dignidade e da qualidade de vida da população.
A Câmara Municipal reforça a importância da participação da comunidade, profissionais da saúde, representantes de entidades e demais interessados no debate, contribuindo para ampliar a discussão e buscar soluções efetivas para o atendimento digno das pessoas com fibromialgia.