01/12/2015
E aqui vai o conto repaginado:
Título: Meio de transporte popular (Machado de Assis)
Ousei formular algumas normas para o usuário dos “Transportes Coletivos” - Os ônibus. O desenvolvimento que há entre nós neste meio de transporte, usando que não seja largado ao quase “Vandalismo” de certos passageiros. Aqui darei alguns encargos de meu trabalho, só por curiosidade,digo que são nada menos de 70 artigos. Mas mostrarei apenas dez:
Das quais apresento apenas dez.
Artigo I - Dos que tem problema de saúde.
Que entrem no ônibus unidos de máscara em caso de contaminação(vírus,bactérias...),quem estiver com gripe,que usem lenços descartáveis e joguem no lixo,em caso de tosse continua,que pare o motorista, cordialmente e mande o sujeito procurar uma unidade de SUS .
Artigo II - Dos folgados
Se houver assentos vago, que se acomodem , mas como os ônibus , estão sempre lotados , neste caso os jovens devem ceder o lugar para idosos , mulheres grávidas ou com crianças de colo e pessoas portadoras de alguma deficiência .
Artigo III - Da leitura de jornais .
Na atualidade é raro que se leia jornais , salvo os estudantes com livros , cadernos em dias de provas , exames etc.
Sendo de bom tom não incomodá-los .
Artigo IV - Do fumo
Nos dias atuais , não é status fumar , nem a mídia faz propagandas de ci****os . Assim sendo , é proibido por lei ( n° 9294/96) , não é permitido fumar em transporte público ou espaços fechados , ha vendo assim uma enorme queda no número de fumantesl em todo mundo .
Artigo V - Das pessoas falantes.
Atualmente,na correria do dia a dia e com o avanços das tecnologias,já não se conversa no ônibus.As pessoas preferem estar munida de fones de ouvido escutando música,navegando na internet a conversar com o companheiro que esta ao seu lado.
Artigo VI - Dos perdigotos.
Refere-se as pessoas que soltam gotas de saliva quando falam.
Essas pessoas deveriam ter um assento exclusivo no ônibus.
Artigo VII - Das conversas paralelas.
Novamente posso afirmar,que os usuários de ônibus em pleno séc.21,não querem saber de assuntos que se quer lhes diz respeito,podendo acontecer este fatos,ainda que raramente,em cidades pequenas em ônibus de viagem intermunicipal.
Artigo VIII - Das pessoas com desodorante vencido.
Como todo cidadão trabalhador,após um cansativo dia de trabalho,tem por direito de usar o meio de transporte popular (ônibus coletivos ou circular),dessa forma seria impossível estarem cheirando a perfume importado,porque os mais afortunados,se locomovem de táxi ou seu próprio carro.
Artigo IX -Da passagem a senhoras e idosas
Na atualidade os idosos tem passagem livre a partir dos 65 anos, é só apresentar o RG ao motorista .Nas cidades grandes , os idosos entram na circular(ônibus) e já há lugares destinados a eles , os demais pagam e passam pela catraca , se houver lugar sentam, pois geralmente os coletivos estão sempre lotados , principalmente em horário de pico.
Artigo X -Do pagamento
Se antigamente as pessoas tinham bom senso, isso ficou no passsado, é raríssimo um desconhecido pagar passagem para alguém que está desprovido de dinheiro, ou seja , ao entrar no ônibus devemos estar munidos de passagem (intermunicipal), e no transporte coletivo , ao passar pela catraca, você paga , mas em grande maioria os usuários dos ônibus coletivo tem passe ( cartão magnético), da empresa mantenedora do transporte público em questão.