Projeto Superação 2015 - Galera Literária

Projeto Superação 2015 - Galera Literária Todo jovem pode ser protagonista? Toda jovem tem capacidade de mudar o mundo a sua volta? Pois é para isso que estamos aqui; Para incentivar isso.

01/12/2015

E aqui vai o conto repaginado:

Título: Meio de transporte popular (Machado de Assis)

Ousei formular algumas normas para o usuário dos “Transportes Coletivos” - Os ônibus. O desenvolvimento que há entre nós neste meio de transporte, usando que não seja largado ao quase “Vandalismo” de certos passageiros. Aqui darei alguns encargos de meu trabalho, só por curiosidade,digo que são nada menos de 70 artigos. Mas mostrarei apenas dez:
Das quais apresento apenas dez.
Artigo I - Dos que tem problema de saúde.
Que entrem no ônibus unidos de máscara em caso de contaminação(vírus,bactérias...),quem estiver com gripe,que usem lenços descartáveis e joguem no lixo,em caso de tosse continua,que pare o motorista, cordialmente e mande o sujeito procurar uma unidade de SUS .
Artigo II - Dos folgados
Se houver assentos vago, que se acomodem , mas como os ônibus , estão sempre lotados , neste caso os jovens devem ceder o lugar para idosos , mulheres grávidas ou com crianças de colo e pessoas portadoras de alguma deficiência .
Artigo III - Da leitura de jornais .
Na atualidade é raro que se leia jornais , salvo os estudantes com livros , cadernos em dias de provas , exames etc.
Sendo de bom tom não incomodá-los .
Artigo IV - Do fumo
Nos dias atuais , não é status fumar , nem a mídia faz propagandas de ci****os . Assim sendo , é proibido por lei ( n° 9294/96) , não é permitido fumar em transporte público ou espaços fechados , ha vendo assim uma enorme queda no número de fumantesl em todo mundo .
Artigo V - Das pessoas falantes.
Atualmente,na correria do dia a dia e com o avanços das tecnologias,já não se conversa no ônibus.As pessoas preferem estar munida de fones de ouvido escutando música,navegando na internet a conversar com o companheiro que esta ao seu lado.
Artigo VI - Dos perdigotos.
Refere-se as pessoas que soltam gotas de saliva quando falam.
Essas pessoas deveriam ter um assento exclusivo no ônibus.
Artigo VII - Das conversas paralelas.
Novamente posso afirmar,que os usuários de ônibus em pleno séc.21,não querem saber de assuntos que se quer lhes diz respeito,podendo acontecer este fatos,ainda que raramente,em cidades pequenas em ônibus de viagem intermunicipal.
Artigo VIII - Das pessoas com desodorante vencido.
Como todo cidadão trabalhador,após um cansativo dia de trabalho,tem por direito de usar o meio de transporte popular (ônibus coletivos ou circular),dessa forma seria impossível estarem cheirando a perfume importado,porque os mais afortunados,se locomovem de táxi ou seu próprio carro.
Artigo IX -Da passagem a senhoras e idosas
Na atualidade os idosos tem passagem livre a partir dos 65 anos, é só apresentar o RG ao motorista .Nas cidades grandes , os idosos entram na circular(ônibus) e já há lugares destinados a eles , os demais pagam e passam pela catraca , se houver lugar sentam, pois geralmente os coletivos estão sempre lotados , principalmente em horário de pico.
Artigo X -Do pagamento
Se antigamente as pessoas tinham bom senso, isso ficou no passsado, é raríssimo um desconhecido pagar passagem para alguém que está desprovido de dinheiro, ou seja , ao entrar no ônibus devemos estar munidos de passagem (intermunicipal), e no transporte coletivo , ao passar pela catraca, você paga , mas em grande maioria os usuários dos ônibus coletivo tem passe ( cartão magnético), da empresa mantenedora do transporte público em questão.

01/12/2015

- O caso das narrativas de enigma

01/12/2015

- Ataque poético (Poetas por um dia!!!).

  E.E Professor Theodorico  de Oliveira-Campos Novos Paulista Time:GALERA LITERÁRIA Professora:Lucimara
26/11/2015


E.E Professor Theodorico de Oliveira-Campos Novos Paulista
Time:GALERA LITERÁRIA
Professora:Lucimara

 Comecei a ler com 5 anos, e não parei mais, os livros que mais gostava eram os de Cecilia Meireles. Meu padrinho e minh...
05/11/2015



Comecei a ler com 5 anos, e não parei mais, os livros que mais gostava eram os de Cecilia Meireles. Meu padrinho e minha madrinha trabalham na editora Melhoramentos então sempre me davam livros de varia história e ainda continuam dando os livros de várias histórias.
Essa é minha história....e a sua?

05/11/2015


MINHA HISTORIA DE LEITOR

Meus pais muito simples,concluiram apenas o 4: ano primário.
Meu acesso aos livros se inicio quando comecei o 1: ano primário. Fui alfabetizada com a cartilha caminho suave e minha primeira professora se chamava Nilsara.
Nessa época,como morava no sitio, estudava em uma escola perto da minha casa. A partir da 5: serie fui estudar na cidade, nessa época lia muito a serie Vaga-lume.
O tempo foi passando e minhas leituras se tornaram mais exigentes, passei a ler livros da literatura brasileira, e os livros que mais marcaram essa época foram os do escritor Jorge Amado.
Minha avó e meu tio ( paterno) de certa forma me influenciaram a ler. Minha avó apesar de ter só a 4: serie, me contava histórias da literatura oral, me lembro como se fosse hoje.
Meu tio sempre me incentivou a estudar e foi ele quem me deu o primeiro livro era uma bíblia infantil toda ilustrada.
Essa é minha história....e a sua?
Professora Lucimara

23/10/2015


MINHA HISTORIA DE LEITOR....

Comecei a ler por volta dos 6 anos,fui influenciada pela professora da escola que estudei neste período.
Não me lembro muito bem qual foi o primeiro livro que li ,mas lembro que era um livro de contos de fadas,não era grosso,devia ter umas dez páginas com cinco linhas cada.
Me lembro também que era bem ilustrado.
Quando ainda não sabia ler,eu escolhia os livros bem ilustrados e montava minhas próprias historias a partir das imagens.
Depois que vim morar para cá,quem mais influenciou foi a professora Lúcia,no 5º ano , e recentemente a professora Lucimara,da sala de leitura.
Hoje ,leio por que gosto e também para estudo.o livro que mais gosto é "A culpa é das estrelas".

Essa é minha historia...E a sua?

23/10/2015


Minha Historia De Leitor ...

Meu primeiro contato com os livros foi no pré , onde minha professora lia diversas historias .
Em casa minha mãe também lia para mim , entre suas leituras a que mais marcou foi o livro Peter pan .
Quando iniciei o 6 ano já comecei a ler livros mais difíceis .
Hoje gosto muito de lê , poemas como da Cecília Meireles e do Mário Quintana .

E a sua ?

23/10/2015


Minha Historia De Leitor...

Eu lembro do primeiro livro que li quando era criancinha,mais não me lembro o nome do livro,só um pouquinho das historias.
Aderi o hábito de ler desde pequenina,graças a minha mãe,meus avós e meus professores.
Hoje não gosto muito de ler como antes,leio muito sobre o que eu estou estudando.
O livro que mais marcou foi O Pequeno Príncipe,mais gosto de outros gêneros como:poemas e crônicas...
E a Sua ?

23/10/2015


MINHA HISTORIA DE LEITOR.....


Meu primeiro contato com os livros foi na minha casa,pois minha mãe lia para mim quando pequena,sempre era historias de contos de fadas (eu amava).
Mas não posso esquecer de minha primeira professora,Maria Helena,ela sempre lia para mim e meus colegas e nunca deixava de nos incentivar a ler e a nos incentivar a estudar.
Nunca deixei de ler,mas hoje leio mais gibis da turma da Mônica e livros de aventura.Um dos livros que gostei bastante de ler foi 'O Saci' do autor Monteiro Lobato.
E a sua?

16/10/2015



Nível 2 - Mini-circuito de leituras rápidas e compartilhadas

Endereço

Campos Novos Paulista, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Projeto Superação 2015 - Galera Literária posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria