Departamento Municipal de Meio Ambiente Campos Novos Paulista

Departamento Municipal de Meio Ambiente Campos Novos Paulista Desenvolvimento Sustentavel

Departamento Municipal de Meio Ambiente, participou nos dias 26 e 27 de maio de 2026 da Oficina Preparatória de Estiagem...
28/05/2026

Departamento Municipal de Meio Ambiente, participou nos dias 26 e 27 de maio de 2026 da Oficina Preparatória de Estiagem – SP SEM FOGO, realizada no município de Assis.

O encontro reuniu, prefeitos e prefeitas, lideranças regionais, representantes municipais que prestigiaram este importante encontro reforçando assim a integração entre estado e municípios nas ações de prevenção, preparação e respostas aos impactos das estiagens.

Ao longo da programação foram realizadas atividades de capacitação técnica voltadas ao aprimoramento das equipes municipais com temas fundamentais para atuação em ocorrências e também emergências, combate a princípios de incêndios, uso correto de equipamentos de proteção individual, apoio às ações do corpo de bombeiros e operacionalização do plano de contingência para estiagem.

Foi entregue os Kits de proteção individual compostos por uniformes, luvas, capacetes e abafadores, além de equipamentos de apoio às ações de respostas a desastres especialmente no combate a incêndios.

Ao todo mais de 2.000 itens foram distribuídos a 51 municípios reforçando as estruturas das defesas civis municipais, proporcionando mais segurança, agilidade e capacidade de resposta para as equipes que atuam diretamente na proteção da população.

Este encontro reafirma a importância da parceria entre estado e municípios e é por meio desta atuação integrada que fortalecemos a prevenção, ampliamos nossa capacidade de resposta e seguindo trabalhando cada vez mais eficiente na proteção de vidas, do meio ambiente e das comunidades paulistas.

Evento voltado ao fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa civil

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZA VISITA TECNICA – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO JUNTAMENTE COM ALUNOS D...
25/05/2026

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REALIZA VISITA TECNICA – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO JUNTAMENTE COM ALUNOS DA ESCOLA Prof.ª VIVIANA LÚCIA DE MORAES FRANCO.

Na última sexta-feira, 22 de maio de 2026, o Departamento Municipal de Meio Ambiente, esteve presente em uma visita técnica à Lagoa de Tratamento de Esgoto juntamente com alunos do 4º Ano dos períodos da manhã e tarde.

Durante esta visita, os alunos puderam conhecer como é feito o tratamento de esgoto da cidade de Campos Novos Paulista e sua importância, sendo tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública.

Conheceram como é feito o tratamento para que as águas residuárias após saírem das lagoas e entrarem nos corpos d’água possam estar praticamente livre de patógenos.

Foi dito ainda para os alunos, onde mesmo esta água passando por um tratamento após serem lançadas em corpos d’águas não servem para o consumo humano diretamente, pois é um rio classificado como Classe II, tendo seu uso tão somente para; ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho; à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e à aquicultura e à atividade de pesca.

CAMPOS NOVOS PAULISTA RECEBE O 2º MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS ALÉM DE MICROCHIPAGENS JUNTO AO CASTRA MÓVEL – AR...
18/05/2026

CAMPOS NOVOS PAULISTA RECEBE O 2º MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS ALÉM DE MICROCHIPAGENS JUNTO AO CASTRA MÓVEL – ARCA DA FÉ.

Foi realizado na data de 16 de maio de 2026, o 2º mutirão de castração para cães e gatos além de microchipagens junto ao castra móvel – Arca da Fé, atendendo toda a população de Campos Novos Paulista. No total, foram entorno de 100 procedimentos, beneficiando a população que tem seus animais sendo cães e gatos.

A ação, promovida pela Prefeitura, através do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Departamento de Saúde, foi realizada com o “Castra Móvel”, unidade móvel de atendimento veterinário que contempla um ambulatório dotado de equipamentos para os procedimentos cirúrgicos de animais.” É um investimento necessário e que visa contribuir diretamente com a causa animal.

Ficamos contentes que conseguimos atingir um grande número de atendimento”, destacou os responsáveis envolvidos.

A iniciativa contou com uma equipe qualificada, composta por cirurgiões, auxiliares de veterinária e médicos veterinários, que realizaram as cirurgias e microchipagens. Os animais passaram por triagens antes do procedimento, garantindo a segurança e bem-estar durante a castração.

Os tutores e cuidadores que levaram seus animais para a castração foram assistidos durante todo o processo, tendo acesso à água potável e acompanhamento dos profissionais.

Além da castração, o serviço incluiu microchipagens e ações de conscientização. Além de promover o controle populacional, a castração previne doenças nos animais e a transmissão de zoonoses para humanos. Além disso, melhora comportamentos indesejados como, fugas dos pets.

Fauna Silvestre.
08/05/2026

Fauna Silvestre.

🌱 EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO 🌱Preservar os rios é preservar a vida!O Departamento de Meio Ambiente realizou a entrega de...
30/04/2026

🌱 EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO 🌱
Preservar os rios é preservar a vida!

O Departamento de Meio Ambiente realizou a entrega de cartilhas de Educação Ambiental para os alunos dos 4º Anos do ensino fundamental da Escola Municipal - EMEF - Profª Viviana Lúcia de Moraes Franco reforçando a importância da conscientização e do cuidado com a natureza.

Durante esta semana o Departamento de Meio Ambiente esteve presente juntamente com os alunos da Escola Municipal - EMEF - Profª Viviana Lúcia de Moraes Franco, com alunos do ensino fundamental orientando e passando informações acerca da preservação do meio ambiente, principalmnete proteção de rios e nascentes.

💧 Os rios são fontes essenciais de água, vida e equilíbrio ambiental.
Por isso, cada atitude faz a diferença:
✔ Não jogar lixo nos rios e córregos
✔ Economizar água no dia a dia
✔ Preservar a mata ciliar
✔ Denunciar ações de poluição ambiental

📘 As cartilhas entregues aos alunos e à comunidade trazem orientações simples e práticas sobre como proteger o meio ambiente e garantir um futuro mais sustentável para todos.

🌎 Educação ambiental é o caminho para formar cidadãos conscientes e responsáveis com o planeta.

Cuidar da natureza é um compromisso de todos nós! 💚

PRESERVE O MEIO AMBIENTE - CUIDE DAS NASCENTES E ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO ENTORNO DOS CÓRREGOS E RIOS.
30/04/2026

PRESERVE O MEIO AMBIENTE - CUIDE DAS NASCENTES E ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO ENTORNO DOS CÓRREGOS E RIOS.

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE REALIZA VISITA COM ALUNOS DA ESCOLA EMEF - PROFª VIVIANA LÚCIA DE MORAES FRANCO (4º A-B-C-...
30/04/2026

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE REALIZA VISITA COM ALUNOS DA ESCOLA EMEF - PROFª VIVIANA LÚCIA DE MORAES FRANCO (4º A-B-C-D), PARA APRENDIZADO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS NASCENTES E ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES.

💧🌱 CUIDAR DA ÁGUA É CUIDAR DA VIDA!

As nascentes são o início de tudo. É delas que surgem rios, córregos e toda a água que abastece nossas casas, propriedades e cidades. Preservar as nascentes é garantir água limpa hoje e no futuro.

🚰 A água é essencial para:
✅ Consumo humano
✅ Produção de alimentos
✅ Manutenção da vida animal e vegetal

🌿 Proteger as nascentes é dever de todos!
Evite desmatamento, descarte irregular de lixo e preserve a vegetação ao redor. Pequenas atitudes fazem grande diferença.

🌎 Vamos juntos cuidar desse bem tão precioso!

🌞🔌 CURSO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA CONCLUÍDO COM SUCESSO!O Departamento Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o SENA...
30/04/2026

🌞🔌 CURSO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA CONCLUÍDO COM SUCESSO!

O Departamento Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o SENAR, realizou com êxito o Curso de Energia Fotovoltaica, capacitando participantes para atuar em uma das áreas que mais crescem no Brasil.

Durante o curso, os alunos aprenderam na prática sobre:
✅ Instalação de sistemas solares
✅ Funcionamento da energia fotovoltaica
✅ Segurança e manutenção dos equipamentos

👏 Parabenizamos todos os participantes pela dedicação e conquista!

Essa iniciativa reforça o compromisso com a qualificação profissional, geração de renda e incentivo ao uso de energias renováveis. 🌱

📍 Seguimos trabalhando por mais oportunidades para nossa população!

ARBORIZAÇÃO URBANA.
23/04/2026

ARBORIZAÇÃO URBANA.

Departamento Municipal de Meio Ambiente realiza entrega de mudas para arborização urbanaNa tarde desta quarta-feira, o D...
23/04/2026

Departamento Municipal de Meio Ambiente realiza entrega de mudas para arborização urbana

Na tarde desta quarta-feira, o Departamento Municipal de Meio Ambiente realizou a entrega de mudas de árvores para arborização urbana.

Com intuito de aumentar a cobertura vegetal urbana, diminuição de ilhas de calor, qualidade de vida e menor índice de temperatura, o Departamento de Meio Ambiente vem diariamente trabalhando em prol de restaurar a arborização local.

Sempre prezamos pela qualidade de vida, principalmente influenciado os trabalhos de educação ambiental para a continuidade destes trabalhos e conscientização da população em realizar os plantios de mais árvores pelas vias cidade, como forma de restaurar ambientalmente a flora e fauna local.

-CICLO 2025-2026
AÇÃO LOCAL POR UMA CAUSA GLOBAL.

Endereço

13 De Maio 260
Campos Novos Paulista, SP
19960000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Departamento Municipal de Meio Ambiente Campos Novos Paulista posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar