Atenção: Esta página tem por finalidade homenagear alunos e a instituição. Todas as imagens são compartilhadas do álbum público picasa do Dom Bosco em https://picasaweb.google.com/111388936769656713270
Qualquer dúvida ou problemas, por favor nos mande uma mensagem pela página. Para informações oficiais, acesse sempre: http://www.cpmdombosco.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1
3
Qualquer problema, por favor nos deixe uma mensagem. IDENTIFICAÇÃO DO COLÉGIO
1.1.1HISTÓRICO
Estamos falando de uma das primeiras escolas do bairro, que no ano de 1959, denominava-se “ESCOLA JARDIM LAR PARANÁ”. A mesma funcionava em um barracão abandonado, localizado atrás da antiga Serraria Sérgio Liza, onde hoje está localizada a Viação Mourãoense (Rua João Vechhi, próximo ao Trevo saída para Cascavél). Neste período a escola tinha efetivada duas salas de 50 alunos. De acordo com relatos da Professora Maria Dolores Persegona, para que se pudesse dar início às atividades escolares, foi necessário realizar uma busca pelo bairro, a fim de localizar 25 crianças em idade escolar para que fosse possível iniciar ao ano letivo. Na época havia duas professoras que estariam dispostas a colocar a escola em funcionamento,. Desta forma a Professora Maria Dolores Persegona lecionava no período matutino e a Professora Ana Aparecida da Silva no período vespertino. Com o passar dos tempos, o bairro foi se desenvolvendo e tendo um aumento populacional, que conseqüentemente ocasionou o aumento de alunos, tornando assim necessário ampliar o número de salas de aula para atender a demanda de alunos. A partir do Decreto nº 4299/61, de 10 de outubro de 1961, é criado o Grupo Escolar Dom Bosco, com autorização de funcionamento de 1ª a 4ª séries. Depois deste momento, foram construídas 06 salas de madeira, localizadas onde hoje se situa a Casa Résio. Permaneceu neste endereço mais ou menos um ano, não havia Direção, porém, a responsabilidade era do Prefeito Municipal Sr. Antonio Teodoro de Oliveira. As novas dependências do colégio se localizava na quadra 28; lotes de 1 a 18,. Esta área de terras perfazia um total de 8.460 m2, que foram doadas pelo Sr. Paulino Slompo e sua esposa Sra. Delesia Luigia Slompo para a FUNDEPAR. Na oportunidade a escritura do terreno foi lavrada pelo Sr. Sady Parigot de Souza, o então Tabelião da cidade de Campo Mourão, em 29 de Julho de 1970. A responsabilidade da nova construção era do Prefeito mencionado acima. O primeiro prédio contava com seis salas, o material utilizado era um aproveitamento de madeira de quartoze prédios no Governo Moisés Lupion. Após este período de mudanças o Grupo Escolar Dom Bosco foi reconhecido pelo Governador Paulo Pimentel, permanecendo com esta nomenclatura de 1962 a 1969 e nos anos 1970 e 1971 denominou-se Grupo Escolar Lar Paraná. Nessa época havia 124 alunos freqüentando a escola e foi nesta oportunidade que foi feita a indicação da primeira diretora: a Professora Edelmira Garcia do Amaral. Em 1972, a Escola ganha novos ares, pois é realizada a construção em prédio de alvenaria e passa a funcionar em prédio próprio, sito à Rua Duque de Caxias, 938. As atividades foram iniciadas com a implantação da Reforma de Ensino de 1º Grau – Lei 5692/71, pois antes a Lei em vigência era a 40024. Ainda nesta fase a escola pertencia ao Complexo Escolar Dr. Horácio Amaral Ensino de 1º e 2º graus. Por meio do Decreto nº 1377/75 de 23 de dezembro de 1975 é autorizado o funcionamento do Complexo Escolar Dr. Horácio Amaral Ensino de 1º e 2º graus, passando o Grupo Escolar Dom Bosco, em 1975 a denominar-se “Escola Dom Bosco - Ensino de 1º Grau”. A Resolução 253/75, homologa o Parecer o Parecer do D.O.E. que aprovou o plano de implantação da Lei 5692/71. Em 15 de Janeiro de 1979, foi reconhecido pela Portaria de nº 169/79, e também o funcionamento de 5ª a 8ª séries no período noturno. IMPLANTAÇÃO DE CURSO DE 2º GRAU
A Resolução nº 940/83 autoriza o funcionamento do curso Propedêutico de 2º Grau, e em virtude deste curso houve uma mudança na nomenclatura, passando de Escola para Colégio Estadual Dom Bosco – Ensino de 1º e 2º Graus. O Parecer nº 038/85 – aprovado em 06 de dezembro de 1985, reconhece o curso de 2º grau – Propedêutico – através da Resolução Secretarial nº 867/856, pela Professora Gilda Poli Rocha Loures, que era Secretária do Estado da Educação. IMPLANTAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
No ano de 1988, foi autorizado o funcionamento da Classe Especial – DM (Deficiência Mental), pela Resolução nº 1039/88 – por Sidney Pinheiro Gonçalves: Diretor Geral da S.E.E.D. (Secretaria Estadual da Educação). Durante anos as atividades de Educação foram mantidas neste Estabelecimento de Ensino e somente com a cessação das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, é que foram encerradas também as atividades de Sala Especial. A cessação foi concedida pela Resolução nº 2899/98, a partir de 04 de junho de 1998, por Miriam de Fátima Zanielli Wellner – Diretora Geral. Fonte:http://www.cpmdombosco.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=10