O Colégio Estadual Emília Buzato foi inaugurado em agosto de 1988, funcionando em dualidade administrativa com a Escola Municipal Antônio Boza. O nome dado a escola foi uma homenagem a avó do então prefeito de Almirante Tamandaré, srº Ariel Buzato. A sugestão do nome foi dada pela Secretária de Educação da época, pois a srª Emília Buzato foi uma pessoa batalhadora, que juntamente com seu esposo de
sbravou a região de Almirante Tamandaré. A construção das dependências do colégio ocorreu em parceria com a Fundepar e Prefeitura de Almirante Tamandaré, algo incomum, e que ocorreu, graças a amizade do senhor prefeito com uma amiga que trabalhava na Fundepar. Segundo relatos, havia a necessidade de uma escola nesta região e por diversas vezes, o terreno quase fora invadido. O início das atividades escolares ocorreu no ano de 1989, com alunos do pré a 4ª série no turno da manhã e alunos de 5ª a 8ª série no turno da tarde. Nesta época, existia somente o Bloco I (pavilhão localizado na parte de baixo), com 04 salas de aula. Em virtude do falecimento da primeira diretora, assume a direção da escola, Cirlei do Rocio Carvalho da Silva, funcionária da prefeitura que trabalhou um tempo para o Estado. No ano de 1993, é realizada a ampliação das dependências, com a construção do Bloco II (pavilhão localizado na parte de cima), com mais 02 salas de aula e 01 biblioteca. Em 1994 é realizada a primeira eleição para diretor, com a chapa vencedora da professora Maria Tereza Salomão. Neste mesmo ano, o colégio passou a atender no turno da noite. A partir de 1998 a Escola Municipal Antônio Boza teve cessação definitiva das atividades escolares, passando então a Escola Estadual Emília Buzato a funcionar nos três turnos. Neste ano, ocorre a alteração de nomenclatura de Escola para Colégio Estadual Emília Buzato. Em 2000, o colégio conseguiu o espaço da cancha, com a ajuda do então Prefeito Louvanir Menegusso. Em 2001, assume a direção do colégio a professora Vanda Aldina Garcia Campos. Neste mesmo ano, é construído o Laboratório de Ciências, Física e Química e passa a ser ofertado o Ensino Médio diurno. Em 2008, assume a direção do colégio a professora Lilian Dayse Lucio. A linha de trabalho passa a ser mediada por 03 eixos: ética, cidadania e solidariedade. A identidade da instituição é a cooperação. Em 2010 criou-se o “Grupo de apoio aos pais”, com encontros mensais, trabalha temas relevantes para o convívio familiar e social. No ano de 2013, foi autorizada a doação do terreno escolar para o Estado. Atualmente, atendemos alunos oriundos dos bairros Jardim Bom Pastor, Jardim Pioneiro, Jardim Veneza, Jardim Água Boa, Jardim Viviane, Jardim Boa Vista, Jardim Cecília, Passaúna e Colônia Rodrigues. Temos em torno de 480 alunos, matriculados nos turnos manhã, tarde e noite e oferta de Ensino Fundamental e Ensino Médio.