08/06/2016
'Você pergunta, a Juventude responde!'
"Político é autoridade?"
"Existem duas situações.
Um político em exercício do mandato é uma autoridade que tem livre acesso as repartições públicas e aos documentos existentes nela; fiscalizar obras a qualquer tempo e também tem imunidade quando expressa sua opinião na tribuna da Câmara. Autoridade sobre os funcionários públicos, por exemplo.
No entanto, pessoas não ligadas diretamente à estrutura pública não são subordinadas à essa autoridade, mas respeitam, pois após a posse o político integra um dos três poderes, o legislativo.
Não existe lei que determine a autoridade do político eleito, sobre a sociedade civil, a sociedade que o elegeu."
Em suma, o exercício do mandato faz do político uma autoridade dentro da estrutura pública, fora dela ele é uma representante do povo que tem como obrigação ouvir as necessidades e levar até os responsáveis para tomar as devidas providências.
Assim como existe o desacato a autoridade, existe o abuso de poder.
O respeito é o diálogo devem sempre prevalecer!
FONTE: Vereador em seu 3° mandato Cleiton Peniche e pré-candidato a Prefeito.
PESQUISA: Cleverson Neri