Coletivo Trabalhadoras em Luta

Coletivo Trabalhadoras em Luta Oposição Sindical - Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas!

26/03/2026

INFORME DA 1ª ASSEMBLEIA DA CAMPANHA SALARIAL 2026

Saiba o que aconteceu na primeira Assembleia da Campanha Salarial 2026.

A assembleia foi esvaziada, formada sobretudo por comissionados. Aconteceu na sede do STMC, local esse que não comporta a categoria, tampouco tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

O índice rebaixado proposto pela direção pelega foi de 15% para o salário, vale alimentação e vale nutricional.

Saiba como deveria ser uma campanha salarial de verdade acessando nosso último conteúdo postado.

Lembramos que assembleia deve ser no paço municipal, nosso histórico local de luta!

SINDICATO É PARA LUTAR 🚩

COLETIVO TRABALHADORAS EM LUTA - CTL
Oposição sindical - Municipais de Campinas

Nossas redes: www.emluta.org

O PASSO A PASSO DE UMA CAMPANHA SALARIAL DEMOCRÁTICAEntenda como deve ser construída uma campanha salarial realmente dem...
24/03/2026

O PASSO A PASSO DE UMA CAMPANHA SALARIAL DEMOCRÁTICA

Entenda como deve ser construída uma campanha salarial realmente democrática, independente e sem submissão ao governo:

1. PLENÁRIAS COMO BASE DA CONSTRUÇÃO COLETIVA
As plenárias devem ser o espaço central de elaboração das pautas econômica e específicas. Precisam ser convocadas em fevereiro, abertas a toda a categoria, em horários acessíveis e com ampla divulgação.

2. RESPEITO ÀS DELIBERAÇÕES DA BASE
As decisões das plenárias setoriais devem compor diretamente as pautas da Campanha Salarial, garantindo o protagonismo da base no processo. O conteúdo dessas plenárias deve ser encaminhado para apreciação do conselho de representantes, que também deve ser aberto aos servidores e realizado em horário acessível.

3. ASSEMBLEIA GERAL SOBERANA NO PAÇO
As pautas devem ser apresentadas, debatidas e aprovadas em assembleia geral da categoria — aberta, democrática, realizada em horário acessível e em frente ao Paço.
Nessa mesma assembleia devem ser eleitos os representantes da mesa de negociação ou da Comissão Permanente de Negociação (CPN).

4. NEGOCIAÇÃO COM CONTROLE DA CATEGORIA
A mesa de negociação, composta por diretores do sindicato e servidores, não pode assinar nenhum acordo sem aprovação prévia em assembleia geral.
É fundamental que a categoria cobre seus representantes para impedir acordos fechados sem transparência.

5. PROTOCOLO E PRESSÃO PERMANENTE
Após a aprovação das pautas, é necessário protocolar as reivindicações junto à prefeitura e pressionar pela abertura imediata das negociações. Não se pode esperar a iniciativa do governo, o papel do sindicato é PRESSIONAR O GOVERNO!

6. AVALIAÇÃO COLETIVA A CADA RODADA
Ao final de cada rodada de negociação, deve ser convocada assembleia geral e democrática para que a categoria avalie as propostas e defina os próximos passos da campanha.

7. GREVE COMO INSTRUMENTO LEGÍTIMO
Diante da recusa do governo em atender às reivindicações, é na assembleia que se decide pela greve — instrumento legítimo de luta da classe trabalhadora.

Segue nos comentários.

ASSEMBLEIA CAMPANHA SALARIAL 2026📆 26/03/2026⏰ 17h (1ª chamada) | 17h30 (2ª chamada)📌 Sede do Sindicato (Rua Joaquim Nov...
24/03/2026

ASSEMBLEIA CAMPANHA SALARIAL 2026

📆 26/03/2026
⏰ 17h (1ª chamada) | 17h30 (2ª chamada)
📌 Sede do Sindicato (Rua Joaquim Novaes, 97)

A diretoria ilegítima do STMC insiste, mais uma vez, em conduzir a campanha salarial alinhada ao governo. Atropelou as plenárias e convocou a assembleia às pressas, restringindo a participação da categoria.

Ao agir assim, demonstra medo da base e profundo atrelamento à gestão Dário Saadi.

❗ Exigimos ASSEMBLEIA DEMOCRÁTICA, no Paço Municipal e em horário acessível para toda a categoria.

Chega! Fora Tadeu!

SINDICATO É PARA LUTAR 🚩

Coletivo Trabalhadoras em Luta (CTL)
Oposição Sindical Municipais de Campinas

🔗 www.emluta.org

SARAU BRUNA BIASI🗓️ 14/03/2026 (sábado)🕒 15h📌 Sindicato Correios - Av. Francisco Glicerio, 2265, GuanabaraConvidamos ami...
10/03/2026

SARAU BRUNA BIASI

🗓️ 14/03/2026 (sábado)
🕒 15h
📌 Sindicato Correios - Av. Francisco Glicerio, 2265, Guanabara

Convidamos amigas/os, familiares e companheiras/os de militância para trazer lembranças e femenagens: fotos impressas, telas que ela pintava, histórias, poemas ou músicas para compartilharmos juntos.

O lanche será coletivo, portanto, sinta-se convidada/o a levar um prato e sua própria bebida.

Vamos construir juntos uma tarde de memória, afeto e celebração da vida da Bruna.

Bruna presente, hoje e sempre!

COLETIVO TRABALHADORAS EM LUTA - CTL
Oposição Sindical - Municipais de Campinas

Com imensa tristeza, hoje nos despedimos da nossa camarada Bruna. Bruna, servidora na educação infantil na Prefeitura de...
08/03/2026

Com imensa tristeza, hoje nos despedimos da nossa camarada Bruna.

Bruna, servidora na educação infantil na Prefeitura de Campinas, esteve sempre presente nas lutas da categoria por condições de trabalho e serviços públicos de qualidade para a população campineira.
Aguerrida, com sentimento de justiça e disposição para luta, esteve presente nas assembléias e nas eleições sindicais, combatendo os pelegos na luta por um sindicato combativo a serviço da classe trabalhadora.

Bruna, uma mulher inteligente, brincalhona e dona de uma risada divertida e inconfundível, era também uma artista muito sensível, que expressava em seus desenhos de forma profunda e impactante as mazelas desse mundo, retratando o sofrimento e o adoecimento pelo trabalho no capitalismo, trazendo ainda as dores das mulheres pela opressão patriarcal.

Nossa querida camarada, revolucionária, sonhava com outro mundo, sem exploração e livre de toda manifestação de opressão.

Aqui seguiremos com muita dor da sua ausência irreparável, da falta que ela nos fará em cada trincheira luta e também em cada espaço de afeto coletivo.

Seguimos Bruna, carregando seus sonhos mais profundos e importantes, sonhos coletivos que também são nossos.

Em cada 8 de Março carregaremos você conosco, com força e disposição pra nos levantar e derrubar tudo aquilo que hoje nos esmaga.

Bruna Biasi presente hoje e sempre! 🚩✊🏽

Sarau em memória de Bruna dia 14/03/2026, 15h, local a definir.

COLETIVO TRABALHADORAS EM LUTA - Oposição Sindical

08/03/2026
ATO 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES Concentração 9h no Largo do Rosário A diretoria ilegítima do Sin...
05/03/2026

ATO 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES

Concentração 9h no Largo do Rosário

A diretoria ilegítima do Sindicato das/os servidoras/es (STMC) segue negligenciando a defesa das mulheres, pois não chama a categoria para compor o 8M.

Nós do Coletivo Trabalhadoras em Luta (CTL) entendemos que essa é uma data histórica em defesa das mulheres trabalhadoras e, também, de solidariedade internacionalista. Portanto, convidamos toda a categoria de servidoras/es para ocupar às ruas.

SINDICATO É PARA LUTAR 🚩
CHEGA DEU, FORA TADEU!

COLETIVO TRABALHADORAS EM LUTA - CTL
Oposição Sindical - Municipais de Campinas

18/01/2026

ATUALIZAÇÃO SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES DO SINDICATO DOS SERVIDORES DE CAMPINAS

No dia 9 de janeiro de 2026, o juiz da 5ª Vara do Trabalho de Campinas indeferiu o pedido de liminar apresentado pela Chapa 2 para suspender a posse da diretoria do sindicato, supostamente eleita em setembro de 2025.

É fundamental esclarecer que o processo judicial ainda está em fase inicial. A liminar é uma decisão provisória, concedida apenas em situações de urgência. Nesse momento, o juiz entendeu que não caberia suspender a posse, optando por aguardar o andamento regular do processo.

Isso não significa que o caso foi encerrado. O abaixo-assinado com centenas de assinaturas, as denúncias apresentadas e as inúmeras provas reunidas ainda serão analisados pela Justiça, assim como serão ouvidas testemunhas de ambas as partes.

Sabemos que o processo pode ser demorado, mas nós, da Chapa 2 – Oposições Unificadas, seguimos confiantes de que, ao final, a eleição será anulada e refeita, sob supervisão da Justiça do Trabalho.

Nossa categoria sabe o que aconteceu nessa eleição. Muitos servidores se sindicalizaram e se organizaram para retomar o sindicato. Essa luta continua.

Por isso, pedimos que ninguém desanime e que sigamos fortes, organizados e sindicalizados, para garantir o direito de votar em uma nova eleição legítima.

Chapa 2 – Oposições Unificadas

Chega, deu! Fora, Tadeu!
Sindicato é pra lutar!

07/12/2025

DIRETORIA DO SINDICATO: CHEGA DE ABANDONO E LUTA REBAIXADA!

Nossa categoria foi abandonada pela atual direção sindical! O que estamos vivendo agora, com a perda de direitos como a não garantia do 13º salário do Vale Alimentação e do Vale Nutricional, é consequência direta de uma luta que foi rebaixada e de uma diretoria que excluiu a categoria dos debates e das lutas.
E o pior: essa mesma direção ilegítima, que fez fraude na eleição e fez campanha para o Dário Saadi, insiste em focar em "ganhos" que não são garantidos por lei, desviando o foco do nosso reajuste salarial real e direitos básicos.
A luta precisa ser por ganhos reais!

Por isso, a CHAPA 2 OPOSIÇÕES UNIFICADAS defende: a próxima campanha salarial deve começar agora, com a pauta central de incorporação do Vale Alimentação/ Vale Nutricional no nosso salário!

É HORA de resgatar as nossas lutas de verdade! 💪

Sindicato é pra lutar!
Chega, deu! Fora Tadeu!

CHAPA 2 - OPOSIÇÕES UNIFICADAS

SINDICATO DOS SERVIDORES DE CAMPINAS (STMC) E A “GREVE” NO FINAL DE ANO PELO 13º DO VALE ALIMENTAÇÃO E PELO VALE NUTRICI...
04/12/2025

SINDICATO DOS SERVIDORES DE CAMPINAS (STMC) E A “GREVE” NO FINAL DE ANO PELO 13º DO VALE ALIMENTAÇÃO E PELO VALE NUTRICIONAL

VAMOS RELEMBRAR ALGUNS FATOS DE 2025?

1 – A farsa da campanha salarial

Sindicato amigo do prefeito rifou a campanha salarial deste ano, aceitando migalhas de reajuste salarial, e tentou enganar a categoria cantando vitória com o 13º salário do Vale Alimentação e Vale Nutricional. Importante lembrar que realizou todas as assembleias de porta fechada.

Há bastante tempo defendemos a luta pela incorporação do Vale Alimentação no salário (e atualmente incluímos para as pessoas aposentadas no mesmo valor) e os pelegos fogem dessa luta.

2 – A fraude nas eleições sindicais

A Chapatrão 1 (velha e atual diretoria do sindicato), junto com a comissão eleitoral, impôs um processo marcado por irregularidades e golpes, e se autoproclamou “vitoriosa” de uma eleição fraudulenta. Assim, revelou mais uma vez um profundo distanciamento da categoria por não respeitar a democracia neste processo.

Lembramos que a eleição segue sob judice, com processo em andamento na Justiça do Trabalho.

O QUE PENSAMOS SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DO SINDICATO?

1 – O STMC marcou assembleia tardiamente e na véspera de feriado. Uma diretoria de luta deveria ter realizado esse chamado no dia seguinte da notícia sobre a decisão judicial.

2 – Os pelegos querem demonstrar que são "de luta” chamando uma greve para a véspera das férias da educação e das festas de final de ano, data que pode fragilizar o movimento.

NOSSAS DEFESAS:

- Todas as pessoas que puderem devem ir ao Paço na *sexta-feira 05/dezembro a partir das 17h00* para participar da assembleia, mesmo sem nenhuma confiança na diretoria do sindicato!

- Exigir da diretoria do sindicato que assuma como bandeira de luta principal da campanha salarial de 2026 a incorporação do vale alimentação no salário, inclusive para as pessoas aposentadas (no mesmo valor da ativa);

- Exigir que a campanha salarial de 2026 seja democrática com assembleias abertas, no Paço e em horário acessível.

Sindicato é para lutar!
Chega, deu! Fora Tadeu!

CHAPA 2 – OPOSIÇÕES UNIFICADAS

Endereço

Campinas, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Coletivo Trabalhadoras em Luta posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar