10/05/2026
Campinas (SP) – No dia 8 de maio de 1945, há exatos 81 anos, a rendição das Forças Nazifascistas às Forças Aliadas marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.
Neste contexto, exortamos a memória imortal dos heróis da FEB que liberaram a Itália do jugo nazifascista e, assim, fizeram tremular a Bandeira do Brasil, vitoriosa, no Teatro de Operações Europeu.
Assim, de 04 a 09 de maio, a 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (11ª Bda Inf Mec), a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), a Associação dos Expedicionários Campineiros (AEXPCAMP) e a Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM) integraram esforços cultuar a memória dos nossos eternos heróis da FEB.
Inicialmente, no dia 4 de maio, o Dia da Vitória foi comemorado no âmbito da Câmara Municipal, ocasião na qual foi apresentado o projeto que cria a Semana da FEB no município, com fins de ampliar a preservação dessa história indelével para Nação Brasileira.
A seguir, nos dias 6 e 7 de maio, Alunos e Soldados da EsPCEx visitaram o Museu da FEB, integrando as novas gerações ao legado dos nossos irmãos de armas que lutaram na Itália.
Com destque, no dia 8 de maio, a EsPCEx prestou um tributo à FEB, contando com a presença de familiares de expedicionários, bem como da Associação dos Expedicionários Campineiros e da Companhia de Viaturas Militares Antigas, instituições que perpetuam a memória dos nosso heróis.
Finalmente, no dia 9 de maio, liderada pela Brigada Anhanguera, foi realizada uma homenagem aos pracinhas campineiros, ocasião em que a população teve a oportunidade de reverenciar a memória da FEB.
A cobra fumou! Salve a FEB!
EsPCEx, a Escola onde tudo começa!