Câmara Municipal de Cabrália Paulista

Câmara Municipal de Cabrália Paulista Página com informações oficiais da Câmara de Cabrália Paulista e sobre a atuação dos vereadores da cidade em favor da população.

O presidente da Câmara de Cabrália Paulista, José Cláudio Soares Quintana, o Irmão Dibê, questionou os motivos da falta ...
08/03/2026

O presidente da Câmara de Cabrália Paulista, José Cláudio Soares Quintana, o Irmão Dibê, questionou os motivos da falta de execução dos serviços de infraestrutura de saneamento, por parte da empresa Águas de Cabrália na rua Gilvan Alves Gusmão e adjacências.
O requerimento de informações foi aprovado por unanimidade dos vereadores. No documento, o chefe do Poder Legislativo cabraliense pede explicação sobre os problemas que estariam ocorrendo e cobra o envio de cronograma atualizado com data de início e fim das obras. Ele justif**a que a falta da rede de esgoto tem comprometido a saúde da população e o meio ambiente do município.

Melhorias para velório
Já por meio de indicação, Irmão Dibê sugeriu ao prefeito Alemão do Leite a instalação de ventiladores no Velório Municipal de Cabrália Paulista. Segundo o parlamentar, a medida é fundamental para garantir o conforto térmico de quem precisa frequentar o espaço em horas difíceis.
Por fim, ele também reivindicou a ampliação da rede de energia elétrica no cruzamento da Rua Orlando Elias com a Rua Antonio Zanon, na Vila Zanon. O pedido se deve ao fato de que as obras das residências do local estão sendo finalizadas e as famílias que estão indo morar naquela região da cidade dependem de tal benfeitoria para viver com qualidade.

Durante a sessão da Câmara realizada no último dia 03 de março de 2026, o vereador Wilian do Silvinho indicou a necessid...
07/03/2026

Durante a sessão da Câmara realizada no último dia 03 de março de 2026, o vereador Wilian do Silvinho indicou a necessidade de investimento da prefeitura em câmeras para fazer o monitoramento de prédios públicos e locais estratégicos do município de Cabrália Paulista.
De acordo com sua propositura, a vigilância seria determinante para aprimorar a segurança da população e prevenir ações criminosas e atos de vandalismo, que oneram os cofres públicos, por exemplo.
O equipamento também poderia ser acionado para identif**ar os autores de infrações e auxiliar as autoridades policiais na responsabilização por delitos que venham a ocorrer no município. Por fim, ele também desata que a medida iria garantir a preservação do patrimônio público, assim como, ele já havia explicado nas outras vezes em que ele fez esse pedido ao governo municipal de Cabrália Paulista.

Por meio de indicação, apresentada na 3º sessão ordinária de 2026 da Câmara de Cabrália Paulista, o vereador João Renato...
06/03/2026

Por meio de indicação, apresentada na 3º sessão ordinária de 2026 da Câmara de Cabrália Paulista, o vereador João Renato de Godoy, conhecido como Renato Porquinho, propôs que a prefeitura estude a viabilidade de implementar uma feira livre na Rodoviária Vereador Nélio Zanon.
O objetivo, segundo o documento do parlamentar cabraliense, é promover o uso do respectivo espaço público e fortalecer o empreendedorismo local. Para ele, a feira iria movimentar a economia da cidade, além de proporcionar a integração da comunidade. No local, seria possível vender produtos da agricultura familiar e artesanatos, entre outros.
A proposta foi encaminhada para o prefeito Alemão do Leite, que é o responsável pelo Poder Executivo do município e, infelizmente, cabe somente a sua gestão a decisão de colocar a ideia em funcionamento ou não.

O vereador Sergio Roberto Rodrigues, popularmente conhecido como Serginho do Ônibus, apresentou solicitação para que a g...
05/03/2026

O vereador Sergio Roberto Rodrigues, popularmente conhecido como Serginho do Ônibus, apresentou solicitação para que a gestão do prefeito Alemão do Leite trabalhe para verif**ar a necessidade de instalação de lombada ou quebra-molas na Rua Francisco Bueno dos Reis, mais precisamente em frente ao Bar da Zilda.
Segundo a indicação, apresentada na sessão ordinária da Câmara de Cabrália Paulista, realizada na última terça-feira, dia 03 de março de 2026, a medida é fundamental para garantir a segurança das crianças que pegam transporte escolar naquela localidade, já que existe abuso de velocidade por parte de motoristas na referida via pública.
Ele finaliza o documento pedindo que o Poder Executivo da cidade atue com a máxima urgência, antes que algum acidente com vítima fatal gere transtornos maiores.

Durante a 2º sessão ordinária do ano, realizada nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro de 2026, o presidente da Câmara ...
19/02/2026

Durante a 2º sessão ordinária do ano, realizada nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro de 2026, o presidente da Câmara de Cabrália Paulista, José Cláudio Soares Quintana, o Irmão Dibê, anunciou a chegada de R$ 200 mil provenientes de emenda parlamentar para o município.
O recurso é fruto de sua interlocução junto aos deputados do seu partido e será empenhado para a realização de 2,5 mil metros quadrados de calçamento na Rua Leonildo de Pádua. A via pública f**a localizada no Parque Industrial 1. O local é utilizado diariamente por trabalhadores que precisavam se locomover junto dos carros na rua, já que o espaço destinado para a travessia de pedestres não oferecia as condições adequadas de acessibilidade.
“Estou muito contente com o apoio que tenho recebido dos deputados do meu partido. Espero que com o investimento desta verba, as pessoas que trabalham naquela região possam ter mais segurança”, explicou Irmão Dibê.
Na ocasião, ele também disse que esteve na semana passada em contato com a deputada estadual Dani Alonso e com o deputado federal Capitão Augusto atuando pela destinação de mais R$ 50 mil, que devem ser investidos para melhorar a infraestrutura da Creche Berçário Santa Maria Goretti.

Wilian indica necessidade de “operação tapa-buracos” em Cabrália PaulistaNa primeira sessão ordinária de 2026, realizada...
10/02/2026

Wilian indica necessidade de “operação tapa-buracos” em Cabrália Paulista

Na primeira sessão ordinária de 2026, realizada no último dia 03 de fevereiro, o vereador Wilain Oliveira, popularmente conhecido como Wilian do Silvinho, apresentou indicação ao prefeito Alemão do Leite onde pedia a realização de serviços de reparos em vias públicas de Cabrália Paulista que se encontram com condições precárias de tráfego.
De acordo com o documento, a solicitação é fruto da uma grande quantidade de buracos existentes em diversas ruas da cidade. O parlamentar cabraliense explica que o problema tem afetado a população de forma signif**ativa, além de aumentar as chances de acidentes de trânsito.
Ele finaliza apontando que, com a realização de investimentos públicos em uma “operação tapa-buracos”, seria possível melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.

No primeiro ano de trabalho da 19º legislatura da Câmara de Cabrália Paulista, os vereadores em exercício aprovaram 50 p...
08/12/2025

No primeiro ano de trabalho da 19º legislatura da Câmara de Cabrália Paulista, os vereadores em exercício aprovaram 50 projetos de lei para melhorar a qualidade de vida da população. Destes, 46 foram de autoria do chefe do Poder Executivo do município, e outros quatro foram de autorias de parlamentares.
Neste período, apenas um projeto de lei foi rejeitado e outros quatro receberam parecer de ilegalidade e inconstitucionalidade. Outras nove propostas ainda estão em tramitação e devem ser analisadas pelo Poder Legislativo em 2026.
Em relação a requerimentos de informações, em 2025, os vereadores cabralienses apreciaram 48 peças, das quais, 45 foram aprovadas e somente três arquivadas. Já em termos de indicações de necessidades para a prefeitura e demais órgãos, foram apresentadas 67 sugestões. Além disso, outras seis moções foram aprovadas no ano legislativo, encerrado agora no mês de dezembro.

Palavra do presidente

Para o presidente Irmão Dibê, todos os desafios do período foram encarados com resolutividade e eficiência. “Tenha certeza que mesmo com a chegada de vereadores novos, que precisaram se dedicar além da expectativa normal, para dominar os trâmites legislativos, tivemos um ano de trabalho muito produtivo. Além dos projetos, todos se empenharam em buscar recursos extras para desenvolvimento da cidade junto aos seus partidos e deputados. Com isso, ajudamos Cabrália a crescer e vamos continuar atuando para melhorar ainda mais a vida das famílias que mais precisam do nosso trabalho”, concluiu o presidente.
Ele ditou ainda outras três ações importantes realizadas pelos vereadores cabralienses. A realização de duas sessões extraordinárias, não remuneradas, para atender demandas da prefeitura, assim como, a audiência pública para debate com a sociedade civil sobre o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei do Orçamento Anual de 2026. Por fim, lembrou também a destinação de emendas impositivas dos vereadores para áreas como saúde e assistência social, entre outras. “Ajudamos a cidade de diversas formas e nos próximos três anos, esta legislatura vai trabalhar ainda mais por outras novas melhorias para todos”, finalizou Irmão Dibê.

A Câmara de Cabrália Paulista acaba de aprovar um novo projeto de lei de autoria do vereador Serginho do Ônibus. O texto...
07/12/2025

A Câmara de Cabrália Paulista acaba de aprovar um novo projeto de lei de autoria do vereador Serginho do Ônibus. O texto, avaliado pelos parlamentares na 19º sessão ordinária de 2025, realizada no dia 02 de dezembro, prevê que as concessionárias de energia elétrica e telecomunicações mantenham os postes organizados, sem fios e cabos soltos.
O intuito é fazer com que estas empresas sigam as normas e regulamentos em vigor no Brasil. Desta forma, todos os fios e cabos precisam estar identif**ados. Aqueles que não estiverem mais sendo utilizados, com a aprovação da medida, devem ser retirados. Caso os responsáveis não façam as adequações necessárias, eles f**aram sujeitos a multas.
Segundo o texto, a nova regra tem a intenção de diminuir a poluição visual no município e evitar acidentes de trânsito com cabos soltos invadindo as ruas.
O projeto também contou com o apoio e assinatura do presidente Irmão Dibê, junto dos vereadores Cida Zanon, Renato Porquinho, Cris do Wilson, Wilian do Silvinho e Carneiro do Mercado.

Por meio de indicação, apresentada na 19º sessão ordinária da câmara de Cabrália Paulista, o vereador Wilian Oliveira, p...
06/12/2025

Por meio de indicação, apresentada na 19º sessão ordinária da câmara de Cabrália Paulista, o vereador Wilian Oliveira, popularmente conhecido como Wilian do Silvinho, propôs que a prefeitura municipal promova um levantamento sobre as vias públicas que não possuem guias.
O objetivo, em um momento seguinte, é a instalação da estrutura nestes locais e garantir o escoamento correto das águas pluviais, da mesma forma, que evitar transtornos com lama, na frente das casas que não possuem tal benfeitoria.
O parlamentar cabraliense também alega que o investimento nas guias, caso a prefeitura entenda que sua indicação é viável, também vai atuar na melhor organização das quadras e em maior acessibilidade para a população.

Na sessão da Câmara de Cabrália Paulista, realizada no último dia 02 de dezembro, o vereador Júnior Martins indicou a ne...
05/12/2025

Na sessão da Câmara de Cabrália Paulista, realizada no último dia 02 de dezembro, o vereador Júnior Martins indicou a necessidade do setor responsável efetuar estudos de viabilidade sobre a desapropriação de terrenos urbanos desocupados ou subutilizados.
A medida, de acordo com a justif**ativa da propositura, visa cumprir a Constituição Federal e destinar mais áreas para o setor de habitação do município. Assim, haveria a possibilidade de estabelecer parcerias com programas estaduais (como a CDHU, por exemplo), ou com o Governo Federal pelo “Minha Casa, Minha Vida”, para a construção de novas moradias para a população.
A indicação agora segue para as mãos do prefeito Alemão do Leite, que tem a prerrogativa legal de não levar em consideração a proposta, caso julgue que a cidade não tenha essa necessidade.

Na última sessão da Câmara de Cabrália Paulista, realizada em 18 de novembro de 2025, o vereador Renato Porquinho teve u...
26/11/2025

Na última sessão da Câmara de Cabrália Paulista, realizada em 18 de novembro de 2025, o vereador Renato Porquinho teve um requerimento de informações de sua autoria aprovado por unanimidade.
O documento questiona como a gestão do prefeito Alemão do Leite organiza a cessão de equipamentos públicos, como pá carregadeira, retroescavadeira, tratores e caminhões da frota municipal para a população.
O parlamentar cabraliense quer saber se existe cobrança pelo uso das máquinas, se elas estão à disposição de todos e se os serviços prestados também ocorrem fora do expediente normal de funcionamento da prefeitura, como em finais de semana e feriados, por exemplo.
Segundo Renato, as perguntas visam promover a transparência, além de verif**ar se a prerrogativa da impessoalidade, que rege o serviço público, está sendo seguida a risca.

No decorrer da sessão da Câmara de Cabrália Paulista, que ocorreu na última semana, o vereador Tiago Oliviera requisitou...
25/11/2025

No decorrer da sessão da Câmara de Cabrália Paulista, que ocorreu na última semana, o vereador Tiago Oliviera requisitou a construção de rampas de acessibilidade de acordo com os parâmetros técnicos da legislação vigente.
Segundo o documento, aprovado por unanimidade dos parlamentares cabralienses em 18 de novembro, é solicitada a previsão de quando as benfeitorias serão realizadas, em atendimento a lei aprovada pelo Poder Legislativo.
Tiago também questiona, em outro requerimento, a legalidade da obra que passa por dentro do quintal de uma moradora da Rua Astor de Mattos Carvalho. De acordo com o texto, ela estaria sofrendo com o acúmulo de água em frente à sua residência em períodos de chuva. Assim, o vereador pede esclarecimento sobre o custo da obra e se alguma medida vai ser adotada pela empresa para sanar tal problema.
Por fim, ele também indicou a necessidade do prefeito Alemão do Leite atuar pela instalação de placa informativa, em local visível da cidade, com números para que os munícipes possam acessar ambulância e motoristas de plantão em casos de urgências de forma rápida. A medida visa garantir a eficiência do transporte público de pacientes da saúde.

Endereço

Joaquim Dos Santos Camponez, 661
Cabrália Paulista, SP
17480-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Câmara Municipal de Cabrália Paulista posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar