ANOS 60 - Em 21 de Abril de 1960, a capital do Brasil é transferida do Rio de Janeiro para Brasília.Em 1960 a televisão consolidou-se como o mais importante veículo de comunicação. Em 12 de Abril de 1961, o russo Yuri Gagarim torna-se o primeiro homem a entrar no espaço. Proferiu a famosa frase: “A Terra é azul!” Em 1962 é gravado o primeiro disco da banda de rock The Beatles “Please, please, me”.
Em 1964, iniciou-se a ditadura militar no Brasil. No comando Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléa. Em 20 de Julho de 1969, o homem chega à Lua, através da missão Apollo 11.Em 1958, em Cabo Verde surgiu um movimento de cafeicultores para conscientizar a comunidade da importância de se ter uma escola que atendesse às necessidades da população caboverdense. Então, foi organizada uma comissão envolvendo todas as classes sociais. Mas onde construir o prédio? Depois de muitos prós e contras resolveram demolir o jardim público erguer o sonhado prédio para o ginásio. O jardim era lindo, talvez o mais bem cuidado existente nas redondezas. Era menos um local de lazer, mas em compensação construiu-se um local de instrução e cultura. A cidade se transformava. Já não eram vistas mais residências fechadas que se abriam somente por ocasiões de festas religiosas e eleições. Não era só ideologia. Era vida nova! No dia 15 de Março de 1960, foi procedida a aula inaugural do educandário, denominado “Ginásio Barão de Cabo Verde”. Durante o período de 1960 a 1964, o ginásio Barão de Cabo Verde funcionou em caráter particular. A luta do povo caboverdense não parou. A escola precisava ser um órgão do estado. Em 04 de Dezembro de 1964, pela Lei 3.239, passou para o Estado o curso de 1º grau, recebendo a denominação “Ginásio Estadual de Cabo Verde” e em 22 de Dezembro de 1995, pela Lei 3.905 o curso de 2º grau de Habilitação de Magistério para atuar no 1º grau. Em 20 de Março de 1968 de acordo com o órgão oficial passou a receber o nome de “Colégio Estadual de Cabo Verde”, com a Lei 5.692 denominou-se “Escola Estadual de Cabo Verde 1º e 2º Graus”. A partir de 1978 recebeu a denominação atual “Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães”, em homenagem a um poeta, filho de nossa terra, que espalhou sua literatura pelo Brasil e necessitava ser reconhecido por sua gente.............................................
Marcaram a história da escola os seguintes diretores:
- Milo Carli Montovani (1960- falecido em 2004)
- Maria Eunice Rodrigues de Souza Melo (1961 à 1964)
- Alcy Andrade (1965 à 1993)
- Aparecida de Oliveira Isac Moraes (1994 à 1997)
- Neusa de Fátima Vilela (1997 à 2004)
- Altamiro Donizetti de Lima (2004 à 2007)
- Márcio Roberto Navarro Avellar (2007 à 2011)
atualmente: Rosilaine Aparecida Modesto dos Santos.