Secretaria de Trabalho, Cidadania e Ação Social - SMTCAS - de Butiá

Secretaria de Trabalho, Cidadania e Ação Social - SMTCAS - de Butiá Organização governamental

      Festa do Natal da Criança Butiaense atende cerca de 950 pessoas 🎅🎄No último domingo, 17, foi realizado o evento Na...
19/12/2017



Festa do Natal da Criança Butiaense atende cerca de 950 pessoas 🎅🎄

No último domingo, 17, foi realizado o evento Natal da Criança Butiaense, no Ginásio Municipal Gastão Hoff. A iniciativa partiu da Prefeitura de Butiá, através do trabalho em conjunto de todas as secretarias do município, que de alguma forma contribuíram para que o evento fosse um sucesso.

Saiba mais: https://goo.gl/xMd7fa

      Beneficiários do Beneficio de Prestação Continua (BPC) devem se inscrever no Cadastro Único até o dia 1º de dezemb...
27/10/2017



Beneficiários do Beneficio de Prestação Continua (BPC) devem se inscrever no Cadastro Único até o dia 1º de dezembro, em Butiá

Os butiaenses que recebem o Benefício de Prestação Continua (BPC) devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SMASTC) para realizar a inscrição no Cadastro Único. O prazo se encerra no dia 1º de dezembro deste ano. A inclusão se tornou obrigatória após a publicação do Decreto n° 8.805/2016.

A determinação normativa possibilita que as administrações públicas tenham maiores informações sobre a realidade socioeconômica dos beneficiários, requerentes do BPC e suas famílias. Além disso, será possível a identificação das demandas destas pessoas para a inclusão nos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Deise Moura, em Butiá, 533 butiaenses (entre idosos e pessoas com deficiências) são beneficiadas pelo BPC, sendo que apenas 237 estão inscritos no Cadastro Único. Ou seja, 296 beneficiários ainda precisam se adequar a nova regra.

Para realizar o cadastramento é preciso seguir os seguintes passos:

Ir até a SMASTC no setor Bolsa Família, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12 e das 13h às 16h.

O que devo levar?

No mínimo três documentos do beneficiado.
Um documento de cada familiar que reside no mesmo imóvel do beneficiário.

Quais são os documentos?

RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência (conta de luz).

A SMASTC destaca que os beneficiados que não estiverem inscritas até o prazo estabelecido, poderão ter o benefício suspenso.

27/10/2017



Secretaria de Assistência Social oferece agendamento para retirada dos kits da antena digital, em Butiá

A iniciativa visa facilitar ao atendimento ao público de todos os bairros do município

A Prefeitura Municipal de Butiá, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SMASTC), realizou um termo de parceria com a “Seja Digital”, trazendo para o município um posto de agendamento para a retirada dos kits da antena digital.

O kit será entregue a todas as pessoas que estão no Cadastro Único até o dia 31 de dezembro de 2016, independentemente de possuir o benefício do Programa Bolsa Família ou não. Com o objetivo de atender toda a comunidade butiaense, a SMASTC está com uma ampla grade de atendimento ao público.

Em Butiá, o sinal analógico de televisão será desligado no dia 31 de dezembro de 2018. Isso ocorrerá devido à evolução das tecnologias utilizadas pelas emissoras brasileiras. A partir da extinção do sinal, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

Confira os horários:

Segundas e sextas-feiras: das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Casa da Cidadania.

Terças e quintas-feiras: das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Manoel Diegues, próximo a Escola Municipal Roberto Cardoso, no Bairro São José.

Quartas-feiras: Agendamento itinerante, ofertando o serviço diretamente nos bairros em cronograma a ser divulgado pela secretaria nos próximos dias.

A retirada do kit digital será realizada na Agência de Correios, pelo beneficiário em dia e horário agendado nos locais
divulgados.

Há exatos 54 anos, nossa cidade se tornava oficialmente emancipadaMuito boa tarde, Butiaenses! Esta data é muito especia...
09/10/2017

Há exatos 54 anos, nossa cidade se tornava oficialmente emancipada
Muito boa tarde, Butiaenses! Esta data é muito especial para nós, seja para os que moram há muito tempo nesta terra ou para quem veio de longe residir no Município. Nesta segunda-feira, 9, comemoramos o feriado do aniversário de 54 anos de Butiá!



Butiá está em festa!

Há exatos 54 anos, nossa cidade se tornava oficialmente emancipada

Muito boa tarde, Butiaenses! Esta data é muito especial para nós, seja para os que moram há muito tempo nesta terra ou para quem veio de longe residir no Município. Nesta segunda-feira, 9, comemoramos o feriado do aniversário de 54 anos de Butiá!

No dia de 9 de Outubro de 1963, como resultado dos esforços da Comissão de Emancipação, e do voto popular, uma lei estadual transformou o distrito de Minas de Butiá em cidade, a qual passou a se chamar apenas Butiá.

O papel de cada personalidade política que compunha a Comissão de Emancipação, Achylles Coletto, Antônio Dessimon, Gastão Hoff, Osvaldo S. Batista, Plínio Seckler e Romeu Carlos Leite, assim como o voto de cada membro da comunidade do distrito de Minas do Butiá, foi fundamental para a criação do Município onde vivemos hoje.

Ao longo dos anos, Butiá ficou conhecida como uma cidade agradável e muito unida. Mas quem faz o Butiá de hoje especial?

A resposta é simples: Cada um de nós. Cada comerciante. Cada professor. Cada trabalhador. Cada estudante. Cada um de nós butiaenses somos responsáveis pela criação de um ambiente agradável de convívio e crescimento.

Esta é uma comunidade que sabe fazer festa, que sabe mostrar sua força, com muita altivez, seja na Gincana Municipal, no dia a dia ou em qualquer situação. No dia de hoje, butiaense, é como se cada um de nós estivesse de Parabéns.

A Prefeitura Municipal de Butiá deseja um ótimo feriado a todos e convida a comunidade para celebrar estes 54 anos de História!

FELIZ ANIVERSÁRIO, BUTIÁ!

       CRAS realiza Dia da Família no bairro São José 👨‍👩‍👧‍👦A Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Ação Social...
21/08/2017



CRAS realiza Dia da Família no bairro São José 👨‍👩‍👧‍👦

A Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Ação Social (SMTCAS) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou nesse sábado, 19, o Dia da Família, na sede do Madureira Futebol Clube, no Bairro São José.

A atividade alusiva ao Dia dos Pais foi realizada durante manhã e tarde reunindo os usuários do Centro com a prática de esporte, almoço coletivo, palestra com o assistente social do CRAS, Celso Andrade, e roda de capoeira.

O objetivo da celebração foi de fortalecer os vínculos entre o serviço oferecido pelo Poder Público e a população assistida pelas ações da SMTCAS. Durante a manhã, os participantes das atividades se reuniram em partidas de futebol no campo do Madureira, já pela tarde o grupo foi envolvido na discussão sobre a família e valores.

A ação foi realizada pela equipe da SMTCAS, CRAS, colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com a presença do prefeito Daniel Almeida, do vice-prefeito, Luís Ricardo Vieira, do secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão, Paulo Almeida, além do vereador Eliseu Andrin.

(Fotos: Paulo Messa / IMPRENSA/PMButiá)

     Prefeitura entrega quatro casas populares à comunidadeNovas famílias foram beneficiadas com residências do “Minha C...
17/08/2017



Prefeitura entrega quatro casas populares à comunidade

Novas famílias foram beneficiadas com residências do “Minha Casa, Minha Vida” no Núcleo Habitacional São José 🏘️🏘️

Na sexta-feira, 11, a Prefeitura de Butiá, por meio da Secretaria de Trabalho, Cidadania e Ação Social (SMTCAS), realizou a entrega de três casas populares localizadas no Núcleo Habitacional São José e uma na Rua Manoel Diegues em sorteio realizado nas dependências da secretaria, com a presença de 12 das 16 famílias que fazem parte da rede socioassistencial do Município e que aguardavam por moradia na lista de espera.

Duas residências foram ajuizadas e desocupadas há poucos dias por cumprimento judicial, visto que em 2016 a SMTCAS constatou irregularidades de beneficiários que haviam vendido as casas. Outros dois domicílios foram entregues pelos antigos moradores mediante protocolo na Prefeitura.

O Núcleo Habitacional São José é composto por 50 moradias populares oriundas do “Programa Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal. O processo para a aquisição destas habitações foi iniciado em 2009, quando famílias declaradas em situação de vulnerabilidade social foram contempladas, e em 2015 alocadas nas novas instalações.

Conforme a secretária de Trabalho, Cidadania e Ação Social, Deise Moura, as pessoas anteriormente beneficiadas e que venderam as residências foram automaticamente desligadas do “Programa Minha Casa Minha Vida”, conforme termo de responsabilidade assinado previamente.

“Precisamos que todos tenham consciência do trabalho que é desenvolvido pela SMTCAS e da seriedade com que administramos os programas vinculados à secretaria. Todos foram bem informados sobre as condições que estariam submetidos e assinaram o termo para arcar com as responsabilidades com a rede e sobre o imóvel”, alertou Deise reforçando aos presentes o compromisso com a lista de critérios para o recebimento.

Ainda segundo ela, a Prefeitura dá o suporte necessário aos novos moradores que receberam as casas com alguns danos materiais ocasionados pelos antigos habitantes para que se instalem com as condições mínimas, mas cabe a cada um zelar por sua manutenção. Deise frisa a importância de que, no caso de as casas não serem mais úteis por qualquer que seja o motivo, o beneficiário faça a entrega mediante protocolo na Prefeitura, evitando problemas futuros.

De acordo com a secretária, no total 12 habitações estão na lista de imóveis populares a serem ajuizadas pelo Município em situação irregular aos critérios estabelecidos pelo benefício. Prefeito Daniel Almeida indica que o Município vai seguir trabalhando para que sejam beneficiadas as famílias que realmente necessitam.

“Estamos fazendo esforços para manter a ordem sobre os serviços prestados pelo Município. Não podemos e não iremos tolerar invasões às moradias populares, nem quaisquer irregularidades na prestação do serviço socioassistencial”, pontuou.

Nessa segunda-feira, 14, as famílias contempladas fizeram a entrega da documentação e atualização de cadastro na rede. Após isto, a Prefeitura fez o repasse das casas e os novos moradores já foram instalados. Mesmo sem prazo para a liberação das 12 casas em processo de ajuizamento, a lista de contempladas já foi preenchida através de sorteio realizado na mesma ocasião, sexta-feira, 11.

(Fotos: Paulo Messa / IMPRENSA/PMButiá)

     Jovens celebram Dia do Estudante com doação à SMTCASAlunos do Instituto Alcides Conter doaram caixas de leite que s...
14/08/2017



Jovens celebram Dia do Estudante com doação à SMTCAS

Alunos do Instituto Alcides Conter doaram caixas de leite que serão distribuídas à população carente atendida pela Ação Social 👍😍

A secretária municipal de Trabalho, Cidadania e Ação Social, Deise Moura, recebeu na sexta-feira, 11, um grupo de alunas do Instituto de Educação Cenecista Professor Alcides Conter (IECPAC) de Butiá, que realizou uma ação solidária pela passagem do Dia do Estudante.

O objetivo do encontro foi realizar a entrega de caixas de leite arrecadadas pelos alunos do turno da manhã a fim de beneficiar a população mais carente do município. A iniciativa surgiu através de um projeto de cidadania desenvolvido na escola.

As doações serão entregues nesta segunda-feira, 14, para famílias da comunidade assistidas pela rede socioassistencial do Município, priorizando àquelas com crianças em seus núcleos. O intuito da ação foi de fomentar a solidariedade e a cidadania.

Secretária Deise Moura recebeu a doação com bastante contentamento, especialmente por se tratar de uma ação realizada por jovens no âmbito escolar, o que reforça ainda mais a ideia da gestão, de se trabalhar a cidadania com os munícipes.

“A ação dos estudantes além de beneficiar famílias mais necessitadas, demonstra que há entre eles a preocupação em desenvolver a solidariedade. Ficamos muito agradecidos. Atitudes como estas só vêm a somar ao trabalho que executamos na secretaria”, declarou Deise.

(Foto: Divulgação/SMTCAS)

    Prefeitura realiza 9ª Conferência Municipal de Assistência SocialOcorreu na sexta-feira, 28, no CTG Saudades do Pago...
02/08/2017



Prefeitura realiza 9ª Conferência Municipal de Assistência Social

Ocorreu na sexta-feira, 28, no CTG Saudades do Pago, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, evento que reuniu representantes do Poder Executivo Municipal e diversos beneficiários da rede de políticas públicas de Butiá. A Conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Ação Social (SMTCAS) e demais órgãos que desenvolvem esse serviço no município.

O encontro teve por objetivo discutir demandas e possíveis melhorias no serviço de Assistência Social prestado pelos poderes públicos a nível nacional, estadual e municipal. A 9ª Conferência Municipal atua em alinhamento às diretrizes de construção do Pacto Republicano do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Na solenidade de abertura da Conferência, a mesa de autoridades foi composta por Diane Linder, representante dos usuários das políticas de Assistência Social no município; Maria Denise Amaral, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Deise Moura, secretária da SMTCAS; Eliseu Andrin, presidente da Câmara de Vereadores e pelo Prefeito de Butiá, Daniel Almeida.

Segundo o prefeito Daniel Almeida, “a garantia de direitos e o fortalecimento do SUAS deve ser o nosso espírito daqui para frente. É preciso lutar pelo percentual de recursos federais para a Assistência Social nos municípios e garantir esse direito constitucional”. Para Almeida, também é importante que “as diversas políticas do Município - a Ação Social, a Saúde e os demais - dialoguem e estejam em alinhamento”.

Ainda pela manhã, na abertura da Conferência, houve apresentações de capoeira com a participação de integrantes do CRAS de Butiá, Minas do Leão e General Câmara. No período da tarde, os presentes participaram de uma palestra com a educadora social, conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social e representante do Fórum Estadual dos usuários no Conselho Estadual, Maria Lopes Rodrigues, que direcionou a fala elucidando a construção da política de assistência social e sobre os temas dos 4 eixos propostos para a Conferência.

Maria apontou a importância de se discutir permanentemente esta política principalmente devido ao momento de muitas perdas que o país vive, defendendo com força um projeto que faz a defesa das políticas sociais voltada aos trabalhadores e necessitados. “A Conferência é o momento para avaliar o que foi feito, pensar no que está precisando fazer e propor para os próximos anos”, indicou a palestrante.

Após a palestra, os conferencistas iniciaram a discussão sobre os eixos temáticos que estabeleceu as deliberações que serão levadas à Conferência Estadual em outubro.

Eixo temático I - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais:

MUNICÍPIO: Fortalecer o trabalho da rede socioassistencial do município, considerando o corpo técnico de trabalhadores previsto na NOB RH; Aprimorar a divulgação dos direitos socioassistenciais, a fim de assegurar o acesso dos munícipes às políticas do SUAS.

ESTADO: Fomentar a articulação entre o conselho Estadual e os conselhos municipais, para o fortalecimento dos mesmos.

UNIÃO: Manter os programas governamentais, BPC e PBF, sendo que quanto ao BPC permaneça a idade de 65 anos, correspondendo a um salário mínimo, e o PBF garanta reajustes anuais aos seus beneficiários.

Eixo temático II - Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS:

MUNICÍPIO: Implantar serviço de ouvidoria junto a SMTCAS, estimulando a participação dos usuários no processo de avaliação das políticas e serviços do SUAS; Criar um fórum protagonizado pelos usuários e trabalhadores do SUAS, como forma de preparação das conferências municipais.

ESTADO: Comprometer-se na garantia de recursos financeiros para custeio de formação continuada aos trabalhadores da rede SUAS e conselheiros municipais.

UNIÃO: Melhorar a relação/articulação entre Estado e Municípios na garantia de excelência junto às políticas do SUAS.

Eixo temático III - Acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direito socioassistenciais.

MUNICÍPIO: Criar projeto de lei que de isenção de imposto à empresa que admitam pessoas em situação de vulnerabilidade social, já inseridas na rede de proteção social do município.

ESTADO: Garantir o efetivo repasse financeiro, pactuado junto aos municípios, sendo este de forma correta e sistemática.

UNIÃO: Assegurar cofinanciamento para a execução de programas para egressos de acolhimento institucional.
Eixo temático IV - A legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidade dos entes federativos para garantia do direito socioassistenciais.

MUNICÍPIO: Prever no orçamento do município recursos financeiros para custeio complementar (contrapartida) dos programas e serviços executados pela rede SUAS; Legislar, na garantia de um percentual mínimo de 5%, para a efetivação das políticas socioassistenciais no município; Revisar e atualizar a legislação referente aos benefícios eventuais; Garantir na forma da lei, capacitação continuada e permanente na gestão e cofinanciamento do SUAS.

ESTADO: Legislar, na garantia de um percentual mínimo de 5%, para a efetivação das políticas socioassistenciais no município; Garantir na forma da lei, capacitação continuada e permanente na gestão e cofinanciamento do SUAS.

UNIÃO: Legislar, na garantia de um percentual mínimo de 5%, para a efetivação das políticas socioassistenciais no município.
Ficaram eleitos os delegados para a participação no evento em Porto Alegre: Diane Linder e Maria Celoi Nunes da Silva (suplente), representantes dos usuários; e Leonardo Machado Souza e Aline dos Santos Moraes (suplente), representantes do poder público.

(Fotos: Paulo Messa e Vinícius Domingues / IMPRENSA/PMButiá)

      Prefeitura de Butiá realizará Conferência Municipal de Assistência SocialEvento acontece na próxima semana no CTG ...
19/07/2017



Prefeitura de Butiá realizará Conferência Municipal de Assistência Social

Evento acontece na próxima semana no CTG Saudades do Pago e será aberta ao público

A Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Ação Social (SMTCAS) promoveu na segunda-feira, 17, uma reunião de capacitação dos colaboradores. O encontro ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença da assessora técnica do Departamento de Assistência Social do Estado (DAS).

A reunião foi dividida em dois períodos. Durante a manhã, foram feitos levantamentos dos núcleos da secretaria, sendo repassadas orientações sobre o funcionamento de cada núcleo e a implantação de melhorias no acolhimento e atendimento a comunidade. Durante a tarde, foi discutida a preparação para a Conferência Municipal de Assistência Social que ocorrerá dia 28 de julho, no CTG Saudades do Pago.

O assunto foi abordado juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que é o responsável pela organização, com o apoio da SMTCAS. De acordo com a presidente do CMAS, Maria Denise Amaral, o evento contará com a participação da sociedade civil organizada, rede municipal de educação e saúde e usuários do serviço de assistência social do município. O tema deste ano será: Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Confira a programação:

8h às 9h30min - Credenciamento, com a distribuição dos eixos temáticos que serão debatidos e distribuição de ticket para o almoço;

9h30min - Abertura da mesa oficial, com presidente do CMAS, prefeito, presidente da Câmara de Vereadores e secretária de Ação Social;

10h10min - Momento cultural, com apresentação do grupo de capoeira do Serviço de Convivência do CRAS;

10h30min - Leitura do regimento da conferência;

11h - Orientação sobre os eixos da conferência;

12h - Almoço;

13h30min - Palestra com a Conselheira do Conselho Estadual, Maria Lopes Rodrigues;

14h30min - Formação de grupos por eixos temáticos;

16h - Leitura das deliberações dos grupos;

17h - Café e encerramento.

(Foto: Divulgação/SMTCAS)

       Cras Butiá discute estratégias para prevenção de violência no meio ruralEncontro realizado na Câmara de Vereadore...
04/07/2017



Cras Butiá discute estratégias para prevenção de violência no meio rural

Encontro realizado na Câmara de Vereadores foi marcado pela exposição de pesquisa desenvolvida por acadêmica de Serviço Social da UNOPAR

A equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Butiá esteve reunida na manhã desta terça-feira, 4, na Câmara de Vereadores, com moradores da zona rural e autoridades do município. O objetivo do encontro foi discutir os resultados do Projeto Porteiras Abertas, desenvolvido pela estudante Márcia Michela Freitas em parceria com a Prefeitura.

A pesquisa, coordenada pela assistente social Djenane Almeida, visou o levantamento de dados para a prevenção de situações de violência no Campo. Segundo a secretária de Trabalho, Cidadania e Ação Social, Deise Moura, “esse projeto é fundamental para a atividade da Smtcas Butiá, pois traz a realidade distante dos moradores do Campo até o conhecimento dos órgãos competentes”.

Leonardo Souza, coordenador do CRAS, também enalteceu a oportunidade de o setor “servir como condutor dessa pesquisa”, desenvolvida por Márcia Freitas no curso de Serviço Social, da UNOPAR. O trabalho coletou informações como as características dos grupos familiares e as eventuais situações de risco enfrentadas pelos moradores, bem como a medida tomada pelos proprietários rurais nessas ocasiões.

Segundo dados da pesquisa, 37 % das pessoas entrevistadas responderam, por exemplo, já ter sofrido assalto dentro das propriedades. O comandante da Brigada Militar, Tenente Maurício Cravo, que estava presente na reunião nesta manhã, relatou a dificuldade de alternar o serviço de ronda feito pela viatura entre o centro e o Interior do município. Mesmo com efetivo reduzido e a limitação de um automóvel, o tenente garantiu atenção total para as ocorrências na área rural.

Denise Lenzi, extensionista social da Emater , que também mora no Interior, alertou para a vulnerabilidade dos imóveis mais afastados da sede municipal. A dificuldade de comunicação por telefonia móvel é um dos fatores que enfraquecem a capacidade de reação da comunidade rural. Para ela, é “importante constatar que essa não é uma luta solitária. Queremos aproximar o Poder Público de todas as nossas ações”, concluiu.

No evento desta manhã também estavam presentes o presidente do Legislativo Municipal, Eliseu Andrin, o presidente da Associação de Moradores do Francisquinho, Petronilho Leites, a secretária de Educação, Barbara Mendes, e Antônio Machado, representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Colaboraram com a pesquisa as Associações de Moradores da Água Boa, Cerro Redondo e Ponte de Arame, Associação de Moradores do Francisquinho e Associação de Moradores do Cerro do Clemente.

Foto: Paulo Messa

Com muito carinho queremos agradecer a solidariedade de todos que colaboraram com a Campanha do Agasalho deste ano. A un...
27/06/2017

Com muito carinho queremos agradecer a solidariedade de todos que colaboraram com a Campanha do Agasalho deste ano. A união de esforços pelo bem fez com que arrecadássemos 3 mil peças de roupas de inverno e 300 pares de calçados, que agora poderão aquecer as pessoas necessitadas de nosso município.

A Secretaria de Trabalho, Cidadania e Ação Social - SMTCAS - de Butiá, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Butiá e a primeira-dama, Deise Silva, agradecem o esforço de cada um que contribuiu nesta importante ação da Prefeitura de Butiá.



Começa fase de entrega das doações da Campanha do Agasalho em Butiá

Campanha promovida pela SMTCAS encerrou na última sexta-feira, 23, após colaboração expressiva da comunidade
Encerrou na tarde da última sexta-feira, 23, o período de doações para a Campanha do Agasalho de Butiá, promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Ação Social (SMTCAS), Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e primeira-dama. Na ação, roupas e cobertores doados pela comunidade foram recolhidos nos oito pontos de coleta.

Segundo a secretária municipal de Trabalho, Cidadania e Ação Social (SMTCAS), Deise Moura, um levantamento prévio feito pela equipe organizadora contabilizou mais de 3 mil peças de inverno doadas. Cerca de 300 calçados também foram arrecadados.

Para as organizadoras, o resultado das doações foi positivo. “A Campanha do Agasalho neste ano foi mais seleta, houve preocupação da comunidade com as peças doadas, que realmente poderão ser aproveitadas”, analisou Deise.

A primeira-dama Deise Silva, uma das idealizadoras da campanha, ressaltou a importância do gesto solidário da comunidade butiaense. “Com certeza as arrecadações vão ajudar muita gente neste inverno”, ponderou.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Rita Angela Gama, a comunidade foi bastante receptiva ao projeto. “Tivemos bastante apoio da comunidade, até mesmo os moradores próximos à Coordenadoria vieram contribuir com doações”, lembrou. Casacos, blusas de lã e calçados se destacaram entre as doações.

As roupas foram organizadas conforme o tamanho e estão prontas para serem entregues às famílias atendidas no Centro de Referência em Ação Social (CRAS) do município. A partir desta terça-feira, 27, a distribuição começa a ser realizada. Os moradores cadastrados no CRAS poderão se dirigir até a SMTCAS para escolher as peças que lhe serão mais úteis.

A SMTCAS também protocolou, na manhã dessa segunda feira, 27, um ofício junto à Casa Militar do Estado solicitando a doação de cobertores para a comunidade de baixa renda do município. A comunidade será alertada quando as doações estiverem disponíveis na Secretaria.

(Foto: Paulo Messa / IMPRENSA/PMButiá)

     Casa da Cidadania de Butiá inicia emissão da Carteira do IdosoA Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Ação ...
21/06/2017



Casa da Cidadania de Butiá inicia emissão da Carteira do Idoso

A Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Ação Social (SMTCAS), através da Casa da Cidadania, está implementando no município o projeto de emissão da Carteira do Idoso. O documento é um direito de pessoas com 60 anos ou mais, com renda individual ou inferior a dois salários mínimos, mas não possuem meios para comprovar a renda.

A carteira garante o direito ao acesso a passagens interestaduais em transportes coletivos com isenção do pagamento ou descontos de no mínimo 50%. Conforme o Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741/03 – os veículos também devem contar com duas vagas gratuitas para pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

A coordenadora da Casa da Cidadania de Butiá, Caroline Azambuja, explica que anteriormente o documento não era emitido no município, mas que os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único e, posteriormente, contatar a equipe da Casa da Cidadania, que irá providenciar a emissão do documento.

O Cadastro Único é realizado na SMTCAS, por meio do Bolsa Família. Os documentos necessários para realização do Cadastro Único são: carteira profissional, certidão de nascimento ou carteira de identidade, atestado de matrícula, comprovante de residência (conta de luz emitida recentemente).

O horário de funcionamento da Casa da Cidadania é das 9 às 12h e das 14 às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3652 5756.

Endereço

Rua Do Comércio
Butiá, RS
96750000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 12:00
Terça-feira 08:00 - 12:00
Quarta-feira 08:00 - 12:00
Quinta-feira 08:00 - 12:00
Sexta-feira 08:00 - 12:00

Telefone

(51) 3652 2406

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria de Trabalho, Cidadania e Ação Social - SMTCAS - de Butiá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria de Trabalho, Cidadania e Ação Social - SMTCAS - de Butiá:

Compartilhar