A Escola Vicente Carlos de Sousa atende alunos de família com baixo poder aquisitivo, a grande maioria deles sobrevive praticamente da agricultura, da extração do coco babaçu e dos programas implantados pelo governo como: PETI, PIONEIROS MIRINS, BOLSA FAMILIA e MAIS EDUCAÇÃO. Diante disso não há uma cultura de acompanhamento aos filhos, fazendo com que na grande maioria das vezes a escola tenha qu
e colaborar com material escolar para garantir a frequência do aluno às aulas. Uma quantidade significativa de alunos, especialmente do turno vespertino, dependem de transporte escolar para chegarem à escola, pois moram em Projetos de Assentamento (PA’s). A presença nas reuniões é garantida, mas a participação nas discussões ainda é pequena. Para tanto, a escola preocupa-se em dinamizara a prática escolar com a finalidade de construir uma aprendizagem com significados para o aluno, tornando compreensível a todos que teoria/prática são indissociáveis, e que o resultado dessa associação certamente será o avanço na aprendizagem. A avaliação é contínua, observando sempre o desempenho dos alunos, procurando recuperar as defasagens da aprendizagem no decorrer do bimestre/ano, através de uma recuperação contínua com atividades e outros procedimentos pedagógicos adaptados que propiciem ao aluno o pleno desenvolvimento de suas habilidades. A recuperação paralela poderá ser usada aos alunos que, a despeito dos estudos e da recuperação contínua, ainda permanecem com dificuldades, conforme determina a Lei 9.394/96. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. A avaliação não irá priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. O erro passa a ser considerado como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um processo de construção e de reconstrução. Tendo como referência o ano anterior onde os resultados não foram satisfatórios, em 2015 será empregada uma nova sistemática de monitoramento tanto da prática, quanto dos critérios de avaliação utilizadas pelos professores. Essas ações estarão voltadas para o atendimento da modalidade - Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano. A proposta irá requer o empenho e a participação de todos, principalmente daqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente com o processo educativo dentro e fora da sala de aula, procurando como prioridade “os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”. Realizar uma gestão democrática e participativa é um grande desafio, o que a torna um processo lento, gradativo, porém, projetável e possível. A escola deve ser vista como um espaço de compartilhamento de ideias, saberes e vivencias. Democratizar a educação nada mais é do que dar voz e vez a setores que por muito tempo ficaram à margem das discussões e/ou se atuaram, formaram apenas o pano de fundo para sistematizações onde tudo já estava definido. Democratizar a gestão é formar nos liderados a certeza de que não apenas serão ouvidos, mas atendidos e/ou no mínimo, dado encaminhamento em suas queixas e sugestões a quem de direito. Aos alunos será mantida a proposta de formação do Grêmio Estudantil, onde serão desenvolvidas ações junto aos líderes que compuserem a mesa diretora do mesmo, bem como aos líderes de turma como orientação sobre suas obrigações, atuações e atividades política, social e pedagógica. O fato de a escola encontrar-se situada em uma comunidade parcialmente rural, tendo como suporte econômico a lavoura e a coleta do coco babaçu; faz com que recaia sobre a instituição e sua equipe de educadores, a função de uma formação integral do educando, alicerçando da melhor forma possível os aspectos intelectuais, emocionais, crítico e social, não tirando, contudo, a responsabilidade dos pais sobre os mesmos. Em linhas gerais, o que a escola busca de fato é uma participação ativa dos vários segmentos da sociedade, dos pais e dos educandos, pois acredita que isto é parte central na condução da unidade de ensino em direção aos objetivos aqui propostos, de não somente assegurar a matrícula dos alunos, mas e principalmente, sua permanência com êxito na escola.