Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG

Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG A FUNAG é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Organização das Cooperativas Brasileir...
02/06/2026

O Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Secretariado da ASEAN, com o apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), realizarão, nos dias 3 e 9 de junho de 2026, a partir das 8h, o webinário “Brasil-ASEAN sobre Igualdade de Gênero e Empoderamento Feminino por Meio do Cooperativismo no Setor Agrícola”.

A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre o Brasil e os países da ASEAN sobre a inclusão econômica das mulheres, o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento do cooperativismo como instrumento de promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino. O evento integra as ações de cooperação entre o Brasil e a ASEAN voltadas ao desenvolvimento rural e à valorização da liderança feminina no setor agrícola.

A transmissão será realizada ao vivo pelo canal da FUNAG no YouTube: https://www.youtube.com/

02/06/2026

Estão abertas as inscrições para a IV edição do Prêmio Maria José de Castro Rebello Mendes.

📌 Mais informações no site da FUNAG [link na bio]

28/05/2026

Conheça os vencedores do prêmio Mônica de Menezes Campos. 🏆👏

27/05/2026

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) realizou, nesta quarta-feira, 27 de maio, no Palácio Itamaraty, em Brasília, a cerimônia de lançamento como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), marco que fortalece sua atuação nas áreas de pesquisa, formação e cooperação no campo das relações internacionais.

O reconhecimento da FUNAG como ICT amplia as possibilidades de desenvolvimento de projetos estratégicos, parcerias institucionais, produção de conhecimento e programas de capacitação, consolidando o entendimento de que a atividade acadêmica e intelectual voltada às relações internacionais contribui para a geração de conhecimento científico, inovação e intercâmbio entre instituições.
A cerimônia foi presidida pela Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, acompanhada pelo Presidente da FUNAG, Embaixador Raphael Azeredo. Reuniu representantes do corpo diplomático, de instituições de pesquisa, agências de fomento, academia e órgãos públicos.

Na ocasião, a Embaixadora Maria Laura da Rocha destacou que: "Fortalecer a FUNAG é fortalecer o Itamaraty, é dotá-lo de memória organizada, de análise fundamentada, de interlocução com a academia e a sociedade. É, também, um benefício que transborda os muros do Ministério e alcança todos os que dependem de uma política externa consistente, qualificada e comprometida com o interesse do Brasil. É nesse sentido mais amplo, de uma diplomacia que serve ao país, que esta cerimônia tem seu significado mais profundo."

O Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, por sua vez, ressaltou que: "Qualificar a FUNAG como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) é reafirmar, com instrumentos contemporâneos, que a diplomacia brasileira pensa com método, preserva a sua memória e transforma reflexão em capacidade institucional."

Ao integrar-se de forma ainda mais ampla ao ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, a FUNAG reforça sua vocação como espaço de reflexão, formação, pesquisa e difusão do pensamento brasileiro em relações internacionais, fortalecendo sua missão institucional de contribuir para o debate qualificado e para a projeção internacional do conhecimento produzido no Brasil.

O reconhecimento como ICT representa etapa relevante no processo de modernização e fortalecimento institucional da Fundação, ampliando oportunidades de cooperação com diferentes instituições e potencializando iniciativas voltadas à produção e disseminação de conhecimento estratégico para a política externa brasileira.

27/05/2026
📚 🏆 FUNAG realiza cerimônia de entrega do Prêmio Mônica de Menezes Campos A FUNAG realizou, em 21 de maio, no âmbito do ...
22/05/2026

📚 🏆 FUNAG realiza cerimônia de entrega do Prêmio Mônica de Menezes Campos

A FUNAG realizou, em 21 de maio, no âmbito do seminário “25 Anos da Declaração e Programa de Ação de Durban”, a cerimônia de entrega do Prêmio Mônica de Menezes Campos. A premiação homenageia a primeira mulher negra a ingressar na carreira diplomática brasileira, e busca valorizar a contribuição intelectual de estudantes e pesquisadores negros brasileiros no campo das relações internacionais.

A cerimônia, presidida pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, contou com a participação da Ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros de Oliveira; do Presidente da FUNAG, Embaixador Raphael Azeredo; e da Vice-Presidente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Marina Duarte. Também prestigiou o evento Maria Carolina Menezes, filha de Mônica de Menezes Campos.

Na categoria “Estudantes de graduação ou graduados”, o prêmio foi concedido ao artigo “Como o racismo ambiental afeta mulheres negras no Brasil e de que maneira sua invisibilidade se reproduz na 29ª Conferência das Partes após o Acordo de Paris?”, de autoria de Maria Tereza Santos Pereira e Gabrielly Pereira Fonceca.

Na categoria “Pesquisadores com título de Mestrado ou Doutorado”, foi premiado o trabalho “A trajetória da política externa e diplomacia do Brasil na Primeira Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024)”, de Jéser Abílio de Souza.
A comissão também concedeu Menção Honrosa aos trabalhos de Fernanda Schmöller da Silva e Guilherme Geremias da Conceição.

Além do reconhecimento, os artigos selecionados serão publicados na revista Cadernos de Política Exterior, do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI/FUNAG). Os autores também participaram visita institucional à FUNAG e ao Ministério das Relações Exteriores.

📚 🏆 FUNAG realiza cerimônia de entrega do Prêmio Mônica de Menezes Campos A FUNAG realizou, em 21 de maio, no âmbito do ...
22/05/2026

📚 🏆 FUNAG realiza cerimônia de entrega do Prêmio Mônica de Menezes Campos 

A FUNAG realizou, em 21 de maio, no âmbito do seminário “25 Anos da Declaração e Programa de Ação de Durban”, a cerimônia de entrega do Prêmio Mônica de Menezes Campos. A premiação homenageia a primeira mulher negra a ingressar na carreira diplomática brasileira, e busca valorizar a contribuição intelectual de estudantes e pesquisadores negros brasileiros no campo das relações internacionais.
A cerimônia, presidida pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, contou com a participação da Ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros de Oliveira; do Presidente da FUNAG, Embaixador Raphael Azeredo; e da Vice-Presidente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Marina Duarte. Também prestigiou o evento Maria Carolina Menezes, filha de Mônica de Menezes Campos.
Na categoria “Estudantes de graduação ou graduados”, o prêmio foi concedido ao artigo “Como o racismo ambiental afeta mulheres negras no Brasil e de que maneira sua invisibilidade se reproduz na 29ª Conferência das Partes após o Acordo de Paris?”, de autoria de Maria Tereza Santos Pereira e Gabrielly Pereira Fonceca.
Na categoria “Pesquisadores com título de Mestrado ou Doutorado”, foi premiado o trabalho “A trajetória da política externa e diplomacia do Brasil na Primeira Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024)”, de Jéser Abílio de Souza.

A comissão também concedeu Menção Honrosa aos trabalhos de Fernanda Schmöller da Silva e Guilherme Geremias da Conceição.

Além do reconhecimento, os artigos selecionados serão publicados na revista Cadernos de Política Exterior, do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI/FUNAG). Os autores também participaram visita institucional à FUNAG e ao Ministério das Relações Exteriores.

A Fundação Alexandre de Gusmão acaba de publicar o edital da segunda edição do Prêmio Mônica de Menezes Campos. Criado e...
21/05/2026

A Fundação Alexandre de Gusmão acaba de publicar o edital da segunda edição do Prêmio Mônica de Menezes Campos. Criado em 2024, o prêmio foi lançado no contexto das comemorações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O prêmio homenageia Mônica Menezes, primeira mulher negra a ingressar na carreira diplomática brasileira, e visa valorizar a contribuição intelectual de estudantes e pesquisadores brasileiros negros (pretos ou pardos) residentes no Brasil ou no exterior no campo das relações internacionais.

A premiação será concedida a autores de artigos inéditos nas áreas citadas, em duas categorias: estudantes de graduação ou graduados em qualquer área de formação; e pesquisadores com título de mestrado ou doutorado em qualquer área de formação.

O primeiro colocado de cada categoria receberá prêmio no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais) e terá seu artigo publicado na revista Cadernos de Política Exterior do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da FUNAG.

As inscrições estarão abertas de 29 de julho a 11 de agosto de 2026. O edital do prêmio está disponível no site da FUNAG.

A FUNAG acaba de publicar a primeira edição do IPRI Policy Briefs, periódico organizado pelo seu Instituto de Pesquisa d...
20/05/2026

A FUNAG acaba de publicar a primeira edição do IPRI Policy Briefs, periódico organizado pelo seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. A iniciativa reúne os estudos produzidos pelo grupo Pesquisas Contemporâneas IPRI e inaugura um formato dedicado a converter estudos acadêmicos em análises políticas claras, objetivas e baseadas em evidências.

Com uma linguagem acessível, a publicação sintetiza temas-chave da agenda internacional, apresenta resultados e sugere opções de políticas, com o objetivo de alcançar um público mais amplo, para além do acadêmico.

O exemplar está disponível nas versões português e inglês para download gratuito na biblioteca digital: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1351

O Ministério das Relações Exteriores, em parceria com Chefes de Missões Africanas em Brasília e a Fundação Alexandre de ...
19/05/2026

O Ministério das Relações Exteriores, em parceria com Chefes de Missões Africanas em Brasília e a Fundação Alexandre de Gusmão, convida para o seminário “Brasil-África 2026: Parcerias em movimento – novas frentes de ação”, a ser realizado no dia 25 de maio de 2026, a partir das 9h30, no Palácio Itamaraty – Brasília.

Promovido por ocasião das comemorações do Dia da África, o evento se insere no contexto da renovada prioridade conferida pela política externa brasileira à relação com os países africanos. Participarão do seminário autoridades governamentais e de organizações internacionais, bem como expositores da academia e de movimentos sociais, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

Inscrições para participação podem ser feitas no site da FUNAG. No dia do evento, solicita-se o comparecimento com antecedência, a fim de favorecer o fluxo de acesso. Haverá certificado de participação.

O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal da FUNAG no YouTube.

Mais informações: https://www.gov.br/funag/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/seminario-brasil-africa-2026-parcerias-em-movimento-2013-novas-frentes-de-acao

Endereço

Esplanada Dos Ministérios, Bloco H, Anexo II, Térreo, Sala I
Brasília, DF
70.170-900

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 18:00
Terça-feira 09:00 - 18:00
Quarta-feira 09:00 - 18:00
Quinta-feira 09:00 - 18:00
Sexta-feira 09:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG:

Compartilhar