Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos Fórum lançado com intuito de reduzir os impactos causados pelo uso de agrotóxicos em todo o Brasil

O FÓRUM NACIONAL DE COMBATE AOS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS,é um instrumento de controle social que congrega entidades da sociedade civil com atuação em âmbito nacional, órgãos de governo, o Ministério Público e representantes do setor académico e científico. Espaço aberto e diversificado de debate de questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor,

da população e do ambiente, possibilitando a troca livre de experiências e a articulação em rede da sociedade civil, instituições e Ministério Público.

Nota de Reconhecimento
26/03/2026

Nota de Reconhecimento

FÓRUM NACIONAL COORDENADO PELO MPT E MPF REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2026, EM BELO HORIZONTE - MGO Fórum Nacional de C...
25/02/2026

FÓRUM NACIONAL COORDENADO PELO MPT E MPF REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2026, EM BELO HORIZONTE - MG

O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, por meio de sua Coordenação Ampliada, composta por 33 Fóruns Estaduais e Regionais, realizou nos dias 23 e 24 de fevereiro sua primeira reunião de 2026.
O encontro aconteceu na sede do CREA - MG, tendo como anfitrião o Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos e Promoção da Agroecologia – FMCA, coordenado pela FUNDACENTRO, na pessoa do Dr. Gilson Reis e parceiros. No dia 23, a programação teve início com reuniões e visitas institucionais na parte da tarde, com representantes do poder legislativo Estadual e Federal, (Frentes Parlamentares no CREA), e das Secretarias Estaduais de Agricultura, Saúde e do Meio Ambiente, (no Centro Administrativo de Minas), com representantes das secretarias respectivas. Dentre os temas tratados em tais encontro estão: uso indiscriminado de agrotóxicos no estado, impactos das pulverizações aérea, por drones e terrestre, mortandade de abelhas, estratégias para fortalecer a extensão rural, incentivo às práticas agroecológicas e a produção orgânica. Já no dia 24, a agenda seguiu conforme a convocação oficial, abordou os seguintes temas e respectivos palestrantes: “Avanços e Estratégias do IPSA”, apresentados pela Dra. Larissa Bombardi; “Experiência do FPI nas inspeções e pesquisas voltadas ao monitoramento da água”, apresentados pela Dra. Luciana Khoury e pelo Dr. Ruy Muricy; “Experiências exitosas de agroecologia no território de Irecê-BA” – BAHIATER, apresentados pelo Dr. Edvaldo dos Santos; “Borrifação Residual Intradomiciliar: Retrocesso para Saúde Pública”, apresentados pela Dra. Ariane Laurenris; “Agroecologia em nível nacional e as possibilidades de parceria com os Ministérios Públicos Estaduais”, apresentados pelo Dr. Vanderley Zíger. Outro ponto alto do encontro foram os informes de diversos Fóruns Estaduais e da Coordenadoria Temática Adjunta - Agrotóxicos e os efeitos sobre a Saúde Reprodutiva, coordenada pela Dra. Lia Giraldo. A próxima reunião do Fórum Nacional acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, na cidade de Cuiabá – MT.

🌱 🐝Convite Especial!!!📢 O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos convida você para a Prim...
23/02/2026

🌱 🐝Convite Especial!!!

📢 O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos convida você para a Primeira Reunião da Coordenação Ampliada do Fórum Nacional de 2026, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento acontecerá em formato híbrido!

🗓️ Data: 24 de fevereiro de 2026
⏰ Horário: Das 9h00 às 17h
📍 Local: No auditório da Sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA - MG

Link para a reunião pública que ocorrerá em 24/02:
https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MjVhZDgyZDAtMTgxNy00MzBhLWE1OTQtNTY5Y2QxODU3Zjli%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22d511aacd-8b6e-4fe1-8773-9724e26e88a3%22%2c%22Oid%22%3a%22a7db25dc-5d1a-4541-9a56-8cda2c3f5463%22%7d

17/12/2025
O subprocurador-geral do Trabalho, Pedro Serafim, coordenador do GT de Agrotóxicos do MPT e do Fórum Nacional de Combate...
09/12/2025

O subprocurador-geral do Trabalho, Pedro Serafim, coordenador do GT de Agrotóxicos do MPT e do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, participou da última Reunião Ordinária de 2025 do Fórum Mato-grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FMTCIA). O encontro, realizado na sexta-feira (05/12), teve como foco principal a atualização dos desdobramentos da Recomendação n.º 10/2025, emitida pelo Ministério Público Federal em conjunto com o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União, referente à denúncia envolvendo o Território Indígena do Xingu. A reunião também contou com a palestra “Desafios na Amostragem de Agrotóxicos em Ambientes Aquáticos”, ministrada pelo professor Ibraim Fantin da Cruz, da UFMT.
Durante o evento, Pedro Serafim destacou a relevância do Fórum Mato-grossense diante dos desafios impostos pelos graves impactos da pulverização aérea no Estado de Mato Grosso. Também mencionou que, nos dias 11 e 12 de maio de 2026, o Fórum Nacional realizará sua segunda reunião de 2026 no estado, com apoio do Fórum Estadual e de parceiros. O FMTCIA é coordenado pelo Procurador da República, Gabriel Infante Magalhães Martins, do MPF/MT, e pelo Procurador do Trabalho, Bruno Choairy Cunha de Lima, do MPT/MT.
O encontro reuniu representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e da Saúde, membros e parceiros do Fórum, além de pesquisadores, educadores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde e representantes de movimentos sociais.

BOLETIM ESPECIAL DO FÓRUM NACIONAL
09/12/2025

BOLETIM ESPECIAL DO FÓRUM NACIONAL

Boletim Informativo do Fórum Nacional na COP30
09/12/2025

Boletim Informativo do Fórum Nacional na COP30

O FÓRUM NACIONAL MARCOU PRESENÇA NO 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA (ABRASCÃO), REALIZADO EM BRASÍLIA, ENTRE ...
02/12/2025

O FÓRUM NACIONAL MARCOU PRESENÇA NO 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA (ABRASCÃO), REALIZADO EM BRASÍLIA, ENTRE OS DIAS 28 DE NOVEMBRO E 3 DE DEZEMBRO DE 2025

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, o subprocurador-geral do Trabalho Pedro Serafim — que também coordena o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e o Grupo de Trabalho (GT) de Agrotóxicos do MPT — participou, a convite, da mesa intitulada “Colonialismo químico em tempos de mudanças climáticas: implicações para a saúde”. Durante sua intervenção, apresentou o papel desempenhado pelo Fórum Nacional e pelos Fóruns Estaduais, discutiu aspectos da legislação, tratou da questão dos agrotóxicos proibidos na União Europeia e exportados para outros países, além de abordar a criação da IPSA (Aliança Internacional para a Padronização de Pesticidas), cujo objetivo é propor um quadro regulatório internacional para pesticidas com regras claras e rigorosas para a comercialização entre países membros da ONU. Além dos dados constantes no livro da Dra. Larissa Bombardi, “Agrotóxicos e Colonialismo Químico” — principalmente aqueles referentes aos critérios que determinam os limites de agrotóxicos permitidos na água e nos alimentos — destacou também o fato de que alguns tribunais não têm condenado empresas contaminadoras de forma proporcional aos danos causados ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores.
Registrou que essa situação pode favorecendo práticas nocivas à saúde e ao meio ambiente.

FÓRUM NACIONAL COORDENADO PELO MPT E MPF REALIZA REUNIÃO EM PALMAS - TOO Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agro...
02/12/2025

FÓRUM NACIONAL COORDENADO PELO MPT E MPF REALIZA REUNIÃO EM PALMAS - TO

O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, por meio de sua Coordenação Ampliada, composta por 33 fóruns, realizou nos dias 3 e 4 de novembro sua quarta e última reunião de 2025. O encontro aconteceu na sede do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), em Palmas. No dia 4, a programação teve início com visitas institucionais pela manhã à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins (SEAGRO). À tarde, a comitiva visitou a Embrapa Pesca e Aquicultura – Tocantins e a Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Estado. Durante os encontros, foram discutidos diversos temas, como o uso indiscriminado de agrotóxicos no estado, seus efeitos negativos, além dos impactos das pulverizações aérea, por drones e terrestre nas populações expostas. Também foram abordadas estratégias para fortalecer a extensão rural e incentivar práticas agroecológicas e a produção orgânica.
Já no dia 5, a agenda seguiu conforme a convocação oficial, abordando os seguintes temas e respectivos palestrantes: “Brasil: lixeira química de agrotóxicos proibidos, apresentado pela Profa. Sonia Corina Hess; “Proibição do 2,4-D no Rio Grande do Sul: Destaques e Estratégias” , apresentado pelo Dr. Noedi Rodrigues da Silva, Procurador do Trabalho e Coordenador do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos; “Informes sobre a Problemática dos PFAS e sobre o Contexto atual do PRONARA”, apresentado pelo Dr. Luiz Cláudio Meirelles.
As deliberações tomadas durante o encontro serão disponibilizadas na ata da reunião. O calendário de reuniões para 2026 ficou definido da seguinte forma: 1ª Reunião: Belo Horizonte – MG 23 e 24/02/2026 (segunda e terça-feira); 2ª Reunião: Cuiabá – MT, 11 e 12/05/2026 (segunda e terça-feira); 3ª Reunião: São Luís – Maranhão,10 e 11/08/2026 (segunda e terça-feira); 4ª Reunião: Recife – Pernambuco, nos dias 9 e 10/11/2026 (segunda e terça-feira).
A condução da reunião ficou a cargo do Coordenação Geral do Fórum Nacional.

As encomendas de agrotóxicos proibidos finalmente chegaram ao destino!Nesta terça-feira, 2 de dezembro, 75 pacotes — rep...
02/12/2025

As encomendas de agrotóxicos proibidos finalmente chegaram ao destino!

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, 75 pacotes — representando as 75 substâncias proibidas na União Europeia, mas ainda exportadas para o resto do mundo — foram entregues em frente à Comissão Europeia!
! Exigimos que a União Europeia acabe com esses duplos padrões!

🌍 Do Brasil à Índia, da Austrália à Uganda, estamos enviando de volta à Europa os agrotóxicos que ela mesma proibiu.
Marcando: .ec.europa.eu






Outros participantes da campanha:

EDEN center ( albanie) / BARCIK (Bangladesh) / SHISUK (Bangladesh) / RWAA (Rural woman association for agroecology- Cambodia) / GITA Pertiwi (PAN asia pacific) / Pesticide Action Australia / Centre for Citizens Conserving Environment & Management (CECIC) / Cnabio ( Burkina faso) / Fórum Nacional FNCIAT forumcombateagrotoxico ( Brasil) / PAN india / PANAP ( Malaysia) / Tenaganita ( Malaysia) / Consorcio Agroecologico Peruano ( peru) / FIAN Sri Lanka / Agenda environnement (tanzania)

Ministério da Saúde
Alexandre Padilha
Ministério da Agricultura e Pecuária - Mapa
Carlos Fávaro
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Marina Silva
Anvisa
Ibama

Endereço

Procuradoria Geral Do Trabalho
Brasília, DF
70070-922

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar