07/05/2026
NNo dia 05 de maio de 2026, o Projeto de Lei nº 2.816/2023, que institui o piso salarial nacional dos zootecnistas, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados e segue agora para sanção presidencial.
A aprovação da matéria representa uma conquista histórica, resultado da mobilização e da articulação de profissionais de todo o país, aliada ao compromisso de agentes políticos com a valorização da Zootecnia brasileira.
A minuta do projeto foi posteriormente entregue ao senador Zequinha Marinho, em reunião realizada em Belém (PA), articulada com o apoio da então vice-prefeita do município de Paragominas-PA, Irmã Vera Lúcia Cruz, cuja atuação foi fundamental para o fortalecimento do diálogo institucional.
Durante sua tramitação no Congresso Nacional, o projeto contou com a contribuição de parlamentares que atuaram diretamente para sua aprovação:
No Senado Federal:
Professora Dorinha Seabra – Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)
Teresa Leitão – Comissão de Assuntos Sociais (CAS)
Na Câmara dos Deputados:
Sanderson – Comissão de Trabalho
Renilce Nicodemos – Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)
O texto foi aprovado por unanimidade em todas as comissões por onde tramitou, consolidando uma vitória expressiva para a categoria.
A construção dessa conquista contou ainda com a participação ativa de zootecnistas de diversos Estados, entre eles Pará, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraná e Acre. Destacam-se entre os profissionais envolvidos: Waldjanio Melo, Jorge Azevedo, Cássio Silva, Marinaldo Ribeiro, Kenia Rodrigues, Clayton Cabral, Angêlica Pinho, Stélio Bezerra, Daniel Biagiotti, Lucas Almeida, Leandro Castilha e Jalceyr Pessoa.
A Associação Brasileira de Zootecnistas ressalta que a instituição do piso salarial representa um marco para a profissão, ao consolidar uma demanda histórica da categoria. A medida contribuirá diretamente para a valorização profissional, a melhoria das condições de trabalho e o fortalecimento da atuação dos zootecnistas em todo o território nacional.