29/05/2026
SEMINÁRIO “ÁFRICA - BRASIL - 2026 / Parcerias em movimento – novas frentes de ação”.
Brasília-DF, 25/05/2026.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil - Itamaraty, através do Departamento da África e com o apoio do Grupo dos Embaixadores Africanos acreditados no Brasil, promoveu seminário alusivo ao dia 25 de maio - Dia da África, encerrando as celebrações da semana africana em Brasília.
No dia 25 de maio de 2026, o Embaixador M'bála Fernandes, participou no seminário com vários temas importantes nas relaçoes entre o Brasil e a África, destacando os 30 anos da CPLP; 40 anos da ZOPACAS; Papel do multilateralismo no retorno de bens culturais; Iniciativa de Cooperação Técnica, entre outros. A cerimônia de abertura foi presidida por Sua Excelência Embaixador Mauro Vieira - Ministro das Relações Exteriores do Brasil.
O Embaixador teve o prazer de conhecer a Prof. Dra. Maria Do Carmo Rebouças, que efetuou um trabalho de campo na Guiné-Bissau, para a sua a tese de doutoramento Publicada em Livro “Guiné-Bissau da independência Colonial à Dependência da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento“. Durante a sua intervenção no seminário, a Professora falou da Guiné-Bissau como a sua segunda pátria, afirmou que “Ama tanto a Guiné-Bissau que trouxe o seu livro para dignificar e honrar o pais lusófono, ofereceu um exemplar ao Embaixador, em sinal desse amor"
No mesmo dia, à convite do Presidente da República do Brasil, Sua Excelência Luiz Inácio Lula da Silva, os Embaixadores e Chefes das Missões Diplomaticas africanas em Brasília, tiveram a honra de participar no almoço no Itamaraty, com a presença dos membros do Governo brasileiro, várias autoridades e os Reitores das Universidades brasileiras e africanas que estão reunidos rm Brasília, no 1° Fórum dos Reitores Brasil - África, que decorre de 25 à 27 de maio de 2026.
Em gesto de reconhecimento depois do almoço, o Grupo dos Embaixadores Africanos no Brasil (35 Embaixadas), homenagearam o Presidente Lula da Silva, pela sua política externa a favor do desenvolvimento das relações entre o Brasil e o continente africano.
A Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil, agradece ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil - Secretaria da África e Oriente Médio - Departamento Africa, pelo apoio, consideração, pelo árduo trabalho reconhecido por todos os membros do Grupo Africano, na concretização deste grande evento anual que lhes honra.