07/05/2019
A Articulação de Comunicação da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia convoca TODAS AS ESCOLAS DE BIOLOGIA a participarem, nas suas cidades, da nossa grande mobilização nacional: o evento “POVO COM CIÊNCIA”, a ser organizado no final de semana dos dias 25 e 26 de maio.
Na última semana, o Ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou corte de 30% dos recursos de três universidades federais (UFBA, UFF e UnB). Em seguida, estendeu a medida às demais universidades federais do país, sob justificativas vagas como "balbúrdia", alegando baixo desempenho destas (sem citar quaisquer dados oficiais) e logo depois mudando o discurso para um suposto gasto excessivo na educação superior em comparação com a educação infantil. As declarações são dúbias, não explicitam qualquer projeto de realocação desses investimentos como o ministro faz inferir, contrariam a própria lógica de organização administrativa da educação infantil (responsabilidade de cada município), além de comparar realidades com necessidades financeiras e materiais muito distintas. As universidades reagiram imediatamente às declarações, não só porque têm vivido sob orçamentos cada vez mais apertados nos últimos anos, mas também porque há risco real de paralisação de atividades de várias delas, acarretando em desemprego de trabalhadores terceirizados e comprometimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essa realidade não é diferente das universidades estaduais em todo o país: muitas delas vêm sofrendo com cortes nos últimos anos, outras já se encontram em greve.
Frente a isso, convocamos uma mobilização nacional de estudantes de Biologia para o final de semana dos dias 25 e 26 de maio. A ideia é levar o que é produzido em cada Universidade para a praça pública, no formato de feiras didático-científicas (como é o caso do Bio na Rua, projeto já realizado anualmente por diversas universidades). Não é preciso ter estrutura: basta reunir pessoas dispostas a tirar o conhecimento de dentro dos muros da Universidade e levá-lo ao POVO. Nós da Articulação de Comunicação nos dispomos a ajudar as escolas que nunca fizeram algo semelhante. Se a data sugerida não for ideal para a sua realidade, não tem problema! Qualquer dia é válido. Não esquece de tirar muitas fotos, de preferência com a bandeira da ENEBio ou alguma outra identificação da Entidade!
É muito importante que nossa ação seja coordenada, portanto pedimos que cada Centro Acadêmico, Diretório Acadêmico e/ou Coletivo envie-nos uma mensagem pela nossa página do Facebook (facebook.com/enebiobr), relatando o interesse em construir o evento em sua cidade e indicando o contato de uma pessoa responsável pela organização na sua escola.
Aproveitamos a oportunidade para convidar outras Entidades / Executivas / Federações a somarem conosco nesse final de semana, a fim de construirmos um grande evento nacional de divulgação da Ciência e da sua importância não só para a comunidade acadêmica, mas para a sociedade em geral.