08/12/2020
QUEM SOMOS?
No dia 04 de dezembro, às 10 horas da manhã, constituiu-se esse coletivo composto por trabalhadores, familiares e usuários dos serviços de saúde mental de todo o Brasil para a urgente defesa do cuidado em liberdade.
Porque há uma tentativa em curso de desmonte da Política Nacional de Saúde Mental em andamento!
Em reunião do CONASS - Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Ministério da Saúde apresentou sua pretensão sobre mudanças na política e na rede de serviços de saúde mental.
Essas mudanças, baseadas no documento “Diretrizes para um Modelo de Atenção Integral em Saúde Mental no Brasil”, significam o desmonte completo da política de saúde mental pela revogação de cerca de 100 portarias publicadas entre os anos 1991 e 2014 que criam serviços e organizam a rede de atenção em saúde mental.
É uma mudança estrutural na luta construída nos últimos 30 anos.
Buscam aprovar essas mudanças no mês de dezembro, contando com o recesso do legislativo e do judiciário, para que não haja resistência e nem amplo debate.
O próximo passo do desmonte é pautar suas propostas no dia 17 de dezembro de 2020, na reunião CIT - Comissão Intergestora Tripartite, que é uma instância de articulação e pactuação na esfera federal.
Precisamos barrar isso!
A nossa política de saúde mental é reconhecida mundialmente como exitosa e nossa rede de serviços de base territorial é referência de atenção de boa qualidade.
Vamos defender o cuidado em liberdade no SUS e os direitos de todos, trabalhando na divulgação de informações e mobilização dos diversos setores da sociedade!
Tirem o manicômio da pauta da CIT!
Quer fazer parte da Frente?
Entre no nosso grupo do Telegram!
Imagem com fundo branco escrito QUEM SOMOS? FRENTE EM DEFESA DA SAÚDE MENTAL na cor azul, junto ao logo da Frente.