Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana

Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana Página Oficial da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana Página Oficial da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, em parceria com o CIDENNF Cultural, recebeu no último fim de emana de maio (dia...
01/06/2026

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, em parceria com o CIDENNF Cultural, recebeu no último fim de emana de maio (dias 30 e 31/05) o projeto Cinema Itinerante. O público pode contar com a exibição gratuita de filmes na Praça Governador Portela, no Centro da cidade.

A programação teve a apresentação de dois filmes: “Um Tio Quase Perfeito” e “Um Tio Quase Perfeito 2”, o que proporcionou momentos de lazer, cultura e entretenimento para toda a família. Além das sessões de cinema, o evento teve exposição de artesanato, valorizando os artistas e produtores culturais da região.

A iniciativa integra as ações culturais desenvolvidas no município e busca ampliar o acesso da população às atividades culturais gratuitas, incentivando a convivência social, a arte e o entretenimento em espaços públicos.

Participe da Semana do Meio Ambiente em Bom Jesus do ItabapoanaA Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secr...
01/06/2026

Participe da Semana do Meio Ambiente em Bom Jesus do Itabapoana

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, preparou uma programação especial em alusão à Semana do Meio Ambiente, com ações voltadas à educação ambiental, conscientização e valorização de práticas sustentáveis.

A programação inclui atividades em escolas, capacitação online, ação de recolhimento de óleo de cozinha usado e encontros formativos com a participação do IFF – Campus Bom Jesus.

Entre os destaques está o “Cinema na Escola”, que será realizado de 2 a 15 de junho nas escolas e creches municipais. A ação tem como objetivo levar educação ambiental aos alunos de forma lúdica e acessível, incentivando desde cedo o cuidado com o meio ambiente.

Também integra a programação o curso “Agente das Águas”, realizado nos dias 1º, 15 e 29 de junho, em formato online, com inscrições já encerradas. A capacitação tem como foco a formação de multiplicadores para a preservação dos recursos hídricos, com apoio da Secretaria Municipal do Ambiente.

No dia 11 de junho, o CRAS em Ação, na localidade de Calheiros, contará com uma atividade de devolução voluntária de óleo de cozinha usado, a partir das 13h30. A iniciativa busca estimular o descarte correto do material e contribuir para a redução de impactos ambientais.

A programação também conta com a participação do IFF – Campus Bom Jesus, com atividades voltadas aos alunos da instituição. No dia 15 de junho, será realizada a palestra “Catasol – Coleta Seletiva Solidária”, abordando a importância da coleta seletiva e da conscientização da população.

Já no dia 2 de julho, o IFF receberá a roda de conversa sobre ações e projetos ambientais do município de Bom Jesus do Itabapoana, promovendo diálogo, informação e troca de experiências sobre iniciativas voltadas à sustentabilidade.

Com a programação, a Secretaria Municipal do Ambiente reforça a importância da educação ambiental como instrumento de transformação, incentivando atitudes responsáveis e fortalecendo o compromisso coletivo com a preservação dos recursos naturais.

31/05/2026

A campanha Maio Laranja foi encerrada em Bom Jesus do Itabapoana após uma série de ações de conscientização e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes realizadas ao longo do mês. A mobilização contou com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, da Secretaria Municipal de Educação, dos CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e unidades escolares do município.

Durante a campanha, crianças e adolescentes participaram de atividades educativas voltadas à prevenção da violência sexual, por meio de palestras, rodas de conversa e ações lúdicas que abordaram temas como autocuidado, proteção do corpo, respeito aos limites e identificação de situações de risco.

A presidente do CMDCA, Miriele Fonseca, destacou a importância do trabalho realizado e agradeceu o envolvimento de toda a rede de proteção. Segundo ela, a campanha possibilitou levar informação e orientação às crianças, fortalecendo a prevenção e contribuindo para que elas reconheçam situações inadequadas e saibam buscar ajuda quando necessário.

Miriele também agradeceu o apoio da secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Júlia Diniz, da secretária municipal de Educação, Mônica Amil, das equipes dos CRAS e CREAS, do Conselho Tutelar e das escolas que receberam as atividades ao longo do mês.

As ações reforçaram a importância da conscientização como ferramenta fundamental na proteção da infância e da adolescência. A informação, o diálogo e o fortalecimento da rede de apoio são essenciais para prevenir violações de direitos e garantir um ambiente seguro para crianças e adolescentes.

A campanha Maio Laranja tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual infantojuvenil, incentivando a denúncia e o cuidado coletivo.

Disque 100 e proteja as crianças e adolescentes.

30/05/2026

Ação de conscientização reforça combate à dengue em Bom Jesus do Itabapoana

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana, em parceria com a equipe de Endemias, realizou neste sábado (30/05) uma ação de conscientização e mobilização contra a dengue na Praça Governador Portela e nas principais ruas do Centro da cidade.

Durante a atividade, agentes de saúde e de endemias percorreram a região orientando moradores e comerciantes sobre os cuidados necessários para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A ação também destacou a campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, que incentiva a população a reservar apenas dez minutos por semana para vistoriar quintais, calhas, caixas d’água, vasos de plantas e outros locais que possam acumular água parada. A medida é considerada uma das formas mais eficazes de prevenção, já que a maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das residências.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Azevedo, participou da ação e destacou a importância da conscientização. “O combate à dengue é uma responsabilidade de todos. As equipes realizam um trabalho constante de orientação e fiscalização, mas a colaboração da população é fundamental para eliminar os focos do mosquito e proteger a saúde de toda a comunidade”, afirmou.

A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção continua sendo a principal ferramenta para reduzir os casos da doença e garantir mais segurança para a população.

Vice-prefeito Sávio Almeida participa do lançamento do Núcleo de Inteligência e Governança das CidadesNa última sexta-fe...
30/05/2026

Vice-prefeito Sávio Almeida participa do lançamento do Núcleo de Inteligência e Governança das Cidades

Na última sexta-feira (29/05), o vice-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Sávio Almeida, participou do lançamento do Núcleo de Inteligência e Governança das Cidades (NIC), realizado no auditório da Universidade Candido Mendes, em Campos dos Goytacazes.

A iniciativa é desenvolvida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF), em parceria com a Universidade Candido Mendes, e tem como objetivo fortalecer a gestão pública dos municípios consorciados por meio da produção de conhecimento aplicado, inteligência territorial, capacitação e suporte técnico aos gestores municipais.

O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, gestores públicos, pesquisadores e representantes dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense, promovendo um espaço de diálogo, inovação e cooperação regional.

Entre os principais eixos do NIC estão o Observatório Jurídico, com suporte técnico especializado; a área de Dados e Estratégia, voltada à inteligência para os municípios; e ações de Capacitação, com foco no fortalecimento da gestão pública.

A participação de Bom Jesus do Itabapoana reforça a importância da integração regional e do planejamento conjunto para ampliar a capacidade técnica dos municípios, qualificar a tomada de decisão e construir soluções mais eficientes para os desafios da administração pública.

Após o lançamento do NIC, também foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do CIDENNF, fortalecendo o compromisso dos municípios consorciados com a cooperação, o planejamento e o desenvolvimento sustentável da região.

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, retomou dur...
30/05/2026

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, retomou durante o mês de maio as ações do “CRAS em Ação” nos distritos do município.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais, levando atendimento diretamente às comunidades e garantindo que famílias que enfrentam dificuldades de deslocamento possam receber orientação e acompanhamento mais próximos de sua realidade.

Entre os serviços ofertados estão atualização do Cadastro Único, orientações sobre benefícios sociais e atendimento com a equipe da assistência, fortalecendo o acesso à informação e aos direitos garantidos pela rede de proteção social.

As primeiras ações aconteceram no distrito de Bom Jardim, no dia 22 de maio, e no distrito da Serrinha, no dia 28 de maio, encerrando a programação do mês com atendimento às famílias e acolhimento nas comunidades.

A descentralização dos serviços por meio do “CRAS em Ação” fortalece a política de assistência social no município, aproximando a rede de atendimento da população e ampliando o cuidado social nas localidades do interior.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação informa que novas ações serão realizadas ao longo do ano e divulgadas pelos canais oficiais do município.

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, realizará entre os dias 1º e 15 d...
29/05/2026

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, realizará entre os dias 1º e 15 de junho a Semana do Meio Ambiente, com uma programação voltada à conscientização, educação ambiental e fortalecimento de ações sustentáveis no município.

A iniciativa reúne atividades educativas, capacitações e ações de mobilização ambiental em diferentes espaços da cidade, envolvendo estudantes, profissionais e a comunidade.

Entre as ações previstas está o Cinema na Escola, que será realizado de 2 a 15 de junho nas escolas e creches municipais, levando aos alunos conteúdos sobre preservação ambiental de forma lúdica e educativa.

A programação também inclui o curso Agente das Águas, no dia 1º de junho, em formato 100% online, com foco na formação de multiplicadores para a preservação dos recursos hídricos. A capacitação é uma realização da Fiocruz e do CBHBPI, com apoio da Secretaria Municipal do Ambiente.

No dia 2 de junho, o Instituto Federal Fluminense (IFF Campus Bom Jesus) receberá uma roda de conversa sobre ações e projetos ambientais desenvolvidos no município. Já no dia 10 de junho, o local sediará a Gincana Sustentável, com atividades voltadas ao incentivo da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

Encerrando a programação, no dia 15 de junho será realizada a palestra Catasol – Coleta Seletiva Solidária, com orientações e conscientização sobre a importância da coleta seletiva e da participação da população na preservação ambiental.

Particip conoso!

Na última quarta-feira (27/05), a Casa dos Conselhos de Bom Jesus do Itabapoana sediou uma importante reunião de trabalh...
29/05/2026

Na última quarta-feira (27/05), a Casa dos Conselhos de Bom Jesus do Itabapoana sediou uma importante reunião de trabalho promovida pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), com foco no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao combate à fome e à garantia da segurança alimentar no município.

O encontro contou com a participação da articuladora estadual do Plano Brasil Sem Fome, Petrissiane Herdy Pereira, além da secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Julia Diniz, e representantes envolvidos na pauta.

Durante a reunião, foram avaliadas as demandas locais e debatidas estratégias conjuntas para a implementação das metas do programa federal na região, buscando ampliar o alcance das ações e fortalecer a rede de atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Ao longo do encontro, Petrissiane destacou a importância da integração entre os setores e do trabalho desenvolvido pelo CONSEA, além da necessidade de avanço na implantação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no município.

A reunião reforçou o compromisso entre poder público e sociedade civil com a construção de políticas públicas mais efetivas, garantindo o acesso à alimentação adequada e fortalecendo ações voltadas à promoção da dignidade e da segurança alimentar da população.

No dia 20 de maio de 2026, a Casa dos Conselhos de Bom Jesus do Itabapoana sediou a posse de dois importantes conselhos ...
29/05/2026

No dia 20 de maio de 2026, a Casa dos Conselhos de Bom Jesus do Itabapoana sediou a posse de dois importantes conselhos municipais: o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O momento reuniu representantes da sociedade civil e do poder público, reforçando a importância da participação social e do diálogo na construção de políticas públicas voltadas à população.

A posse do COMSEA representa o início de um novo ciclo de atuação voltado ao combate à fome e à promoção da segurança alimentar no município, reunindo sociedade civil e poder público em torno de ações que buscam garantir alimentação de qualidade, dignidade e mais justiça social para a população.

Durante a solenidade, também foram empossados os membros eleitos para a mesa diretora do conselho:
• Presidente: Marcela Pontes Moraes
• Vice-presidente: Bianca Quintanilha Curvelo
• 1ª secretária: Ravena Aparecida Lisboa Costa Junger
• 2ª secretária: Nilva da Silva Pacheco Pereira

Na mesma data, também aconteceu a posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), órgão voltado à promoção, defesa e fortalecimento das políticas públicas direcionadas à população idosa. O encontro contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Júlia Diniz, acompanhando esse importante momento de fortalecimento das políticas públicas voltadas à terceira idade.

A atuação do CMDPI representa um importante compromisso com a valorização da pessoa idosa, contribuindo para ampliar ações de proteção, inclusão, respeito e qualidade de vida, além de fortalecer a participação ativa desse público na sociedade.

A posse dos novos conselheiros reafirma a importância dos conselhos municipais como espaços de participação social, escuta e construção coletiva, fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas mais humanizadas e alinhadas às necessidades da população

28/05/2026

O Conselho Tutelar de Bom Jesus do Itabapoana reforça, durante a campanha Maio Laranja, a importância da conscientização e do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A mobilização busca alertar a população sobre a necessidade de proteger, orientar e acolher crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de proteção e incentivando a denúncia de qualquer suspeita de violação de direitos.

De acordo com o Conselho Tutelar, o enfrentamento à violência sexual depende do compromisso de toda a sociedade. Pais, responsáveis, educadores e a comunidade em geral têm papel fundamental na identificação de sinais, na escuta acolhedora e na denúncia dos casos.

A campanha também destaca que o silêncio pode agravar situações de violência, tornando essencial a participação da população na proteção da infância e da adolescência.

As denúncias podem ser realizadas de forma anônima por meio do Disque 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar do município.

Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes. Disque 100.

Endereço

Avenida Gov. Roberto Silveira, 68/Centro
Bom Jesus Do Itabapoana, RJ
28360-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 16:00

Telefone

+552238339225

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana:

Compartilhar