Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal de Boituva - SP

Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal de Boituva - SP Perfil Oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal de Boituva - SP.

25/03/2026

ALUNOS DA APAE CELEBRAM O MÊS DA ÁGUA!

COM MUITO APRENDIZADO LÚDICO E PRÁTICO…
MOSTRANDO QUE A PRESERVAÇÃO É PARA TODOS!
AFINAL, CUIDAR DA ÁGUA É CUIDAR DA VIDA!

Na segunda-feira, 23 de março, a Secretaria de Meuo Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal realizou uma atividade especial com os alunos da APAE, dando continuidade às ações do Mês da Água.

Durante o encontro, foi realizada uma conversa sobre a importância da água no nosso dia a dia, destacando cuidados simples que todos podemos ter para evitar o desperdício e preservar esse recurso tão essencial.

Na sequência, os alunos participaram de uma atividade prática e interativa, simulando a chuva com o uso de um pote com pequenos furos, tornando o aprendizado ainda mais lúdico e signif**ativo. 🌧️💧

A ação foi pensada de forma acessível e inclusiva, proporcionando um momento de aprendizado, participação e conscientização para todos.

As atividades fazem parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Cuidar da água é cuidar da vida! 🌎



VEM AÍ O 1º DIA DO DESAFIO LIXO ZERO DE 2026! ♻️A AÇÃO ACONTECE EM 31 DE MARÇO, NA PRAÇA DA MATRIZPara começar o ano com...
25/03/2026

VEM AÍ O 1º DIA DO DESAFIO LIXO ZERO DE 2026! ♻️

A AÇÃO ACONTECE EM 31 DE MARÇO, NA PRAÇA DA MATRIZ

Para começar o ano com o pé direito (e a consciência limpa!), a Prefeitura de Boituva, com a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal, promove a primeira edição do “Dia do Desafio Lixo Zero” de 2026! 🌿 A ação acontece a partir das 08h, na Praça da Matriz, no Centro.

Ensinar as pessoas a separar o lixo corretamente e mostrar que a cidade se importa com o meio ambiente ainda é a missão principal. 😉

E não para por aí! Neste dia, haverá uma equipe dedicada exclusivamente ao cadastramento da Coleta Seletiva, com o objetivo de cadastrar o maior número possível de moradores, melhorar as rotas de coleta e contribuir para uma cidade mais limpa e organizada.

Você; cidadão parceiro, pode descartar:

Plástico (Garrafas, Potes e Sacolas);

Papel e Papelão (Jornais e Caixas);

Vidro Limpo (Garrafas e Potes);

Metais (Latas e Panelas);

Lixo Eletrônico (Celulares, Pilhas e Baterias).

A cada 2 quilos de material reciclável que você entregar, ganha um brinde, como produtos da Cervejaria Petrópolis, sacolas reutilizáveis, mudas e outros itens. 👊

O "1º Dia do Desafio Lixo Zero" de 2026 conta com o apoio do Grupo Petrópolis, do Instituto Federal de São Paulo – Campus Boituva (IFSP) e da Cooperativa Coopera Boituva.



22 DE MARÇO | DIA MUNDIAL DA ÁGUA 💧Hoje, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água, criado em 22 de março de 1992, pela a O...
25/03/2026

22 DE MARÇO | DIA MUNDIAL DA ÁGUA 💧

Hoje, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água, criado em 22 de março de 1992, pela a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar esse recurso natural essencial. No município, a conscientização não f**a só no calendário, mas se transforma em aprendizado na prática com o “Mês da Água”.

👶👦 Durante todo o mês de março, as Escolas Municipais participam de atividades de Educação Ambiental focadas no uso consciente. As ações, que começaram em 11/3 e seguem até 31/3, são adaptadas para cada fase do aprendizado.

Primeira Infância: Os(as) pequenos(as) descobrem a presença da água na rotina escolar, cultivando o cuidado desde os primeiros passos;

Ensino Fundamental I e II: Os(as) alunos(as) mergulham na “Mostra de Cinema SEMIL Ecofalante”, com exibições de curtas educativos. Enquanto os(as) menores(as) aprendem de forma lúdica, os(as) mais(as) velhos são incentivados ao pensamento crítico sobre os desafios da preservação e o papel da água nas cidades.

Os(as) alunos(as) da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) também participarão, na segunda-feira (23/3), desenvolvida com abordagem acessível e interativa, visando promover a inclusão e garantir que todos possam aprender, participar e refletir sobre a importância da água.

Esta iniciativa fortalece a educação ambiental no município de Boituva, mostrando que cuidar da água é, acima de tudo, cuidar da vida e do futuro de todos os boituvenses! 😊



Ações educativas reforçam a importância da água 💧🌎Nesta sexta-feira, 20, o Parque Ecológico recebeu as crianças do ETI (...
20/03/2026

Ações educativas reforçam a importância da água 💧🌎

Nesta sexta-feira, 20, o Parque Ecológico recebeu as crianças do ETI (Escola de Tempo Integral) para a realização de uma atividade sobre o Dia da Água.💧🌿
A ação faz parte de uma programação desenvolvida ao longo de todo o mês de março nas escolas, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da água, sua conservação e o uso sustentável desse recurso essencial à vida.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 6- Água Potável e Saneamento, reforçando a importância da educação ambiental na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Cuidar da água é garantir qualidade de vida para as presentes e futuras gerações 💙

PrefeituradeBoituva

Nova Gestão do COMDEMA BoituvaNa manhã da última quarta-feira, 04, foi realizada na Câmara Municipal a primeira reunião ...
09/03/2026

Nova Gestão do COMDEMA Boituva

Na manhã da última quarta-feira, 04, foi realizada na Câmara Municipal a primeira reunião da nova gestão do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA), nomeada pela Portaria nº 30.502, de 04 de dezembro de 2025.

O COMDEMA é um órgão consultivo, deliberativo e de assessoramento, sendo o principal canal de participação da comunidade na gestão ambiental do município.

Seu papel é fundamental na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas voltadas à preservação e ao desenvolvimento sustentável em Boituva. 🤝

Conheça a nova Mesa Diretora:
• Presidente: André Luís Cressi (Sec. de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal)
• Vice-Presidente: Dra. Amariles Primo Sebastiani (CDL Boituva)
• 1ª Secretária: Luiza Pereira dos Santos Lapa (Sec. de Turismo, Juventude e Empreendedorismo)
• 2ª Secretária: Fabiana Gomes Oliveira (ACE Schmersal)

Participe! As reuniões ordinárias acontecem toda última quarta-feira de cada mês, na Câmara Municipal, e são abertas ao público.

Transparência, diálogo e participação social fortalecem as decisões que impactam o meio ambiente e a qualidade de vida em nossa cidade. Sua voz é essencial para construirmos uma Boituva cada vez mais sustentável! 🌎💚

A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal participou, no último dia 4, de uma reunião com a Divisão de A...
06/03/2026

A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal participou, no último dia 4, de uma reunião com a Divisão de Agronegócio, Divisão de Análise de Projetos Ambientais, Secretaria de Educação e agricultores familiares do município.

O encontro teve como objetivo apresentar os serviços e o apoio técnico disponíveis aos produtores rurais de Boituva, alinhar informações e fortalecer o diálogo entre os diferentes setores da administração pública.

Os agricultores familiares presentes são responsáveis pelo fornecimento de alimentos destinados à merenda escolar da rede municipal, contribuindo diretamente para uma alimentação mais saudável e de qualidade para os alunos.

Durante a reunião, também foi discutida a viabilidade de novos projetos de Sistemas Agroflorestais (SAFs), com possibilidade de financiamento por meio do FEHIDRO, iniciativa que pode fortalecer a produção sustentável e promover a recuperação ambiental no município.

A Secretaria reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, com o fortalecimento da agricultura familiar e com o apoio técnico aos produtores locais. 🌱


ATENÇÃO! 📣PEDALINHO, ARVORISMO E TIROLESA ESTARÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS ÀS SEXTAS-FEIRAS NO PARQUE ECOLÓGICOA Secret...
27/02/2026

ATENÇÃO! 📣

PEDALINHO, ARVORISMO E TIROLESA ESTARÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS ÀS SEXTAS-FEIRAS NO PARQUE ECOLÓGICO

A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem Estar Animal informa que, a partir do mês de março deste ano, devido à baixa demanda e pouca procura, as atividades de Pedalinho, Arvorismo e Tirolesa estarão TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS ÀS SEXTAS-FEIRAS no Parque Ecológico “Eugênio Walter”.

✅ As atividades permanecerão funcionando normalmente aos sábados, domingos e feriados. Confira os horários:

Tirolesa e Arvorismo: das 9h às 12h e das 13h às 16h;

Pedalinho: das 9h às 11h40 e das 13h às 16h20.

As demais atividades continuam disponíveis normalmente nos dias de funcionamento de terça a domingo das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. 😉



PREFEITURA INICIA RECONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM NO JD. PARQUE ECOLÓGICOA Prefeitura de Boituva, por meio da Secret...
26/02/2026

PREFEITURA INICIA RECONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM NO JD. PARQUE ECOLÓGICO

A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou a execução dos serviços de reconstrução do sistema de drenagem pluvial e de contenções hídricas no Sistema de Lazer do Loteamento Parque Ecológico, localizado entre as ruas Maria José de Oliveira Prestes e Vereador Pedro Eid.

🚧 A obra tem como objetivo fortalecer a infraestrutura urbana, garantindo mais segurança, prevenindo erosões e assegurando o correto escoamento das águas pluviais. A intervenção contempla a execução de 120 m² de muro de contenção e 200 m² de gabião, contribuindo para a preservação do espaço público e para a qualidade de vida da população.

O investimento é de R$ 800.636,96, com recursos do Tesouro Municipal. O prazo estimado para execução é de 180 dias.

Durante o período das obras, poderá haver movimentação de máquinas e intervenções pontuais na área.





Boituva presente na Oficina do Programa Integra Resíduos! 🌱📚A Secretaria de Meio Ambiente de Boituva participou, no dia ...
12/02/2026

Boituva presente na Oficina do Programa Integra Resíduos! 🌱📚

A Secretaria de Meio Ambiente de Boituva participou, no dia 12 de fevereiro de 2026, da Oficina Presencial do Programa Integra Resíduos, realizada no Centro Administrativo Municipal – Paço Municipal, Auditório da Secretaria de Educação, em Itu/SP.

A capacitação, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), teve como objetivo fortalecer a gestão regionalizada e integrada dos resíduos sólidos urbanos, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento técnico dos municípios, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Nacional de Saneamento Básico.

A participação de Boituva reforça o compromisso da Administração Municipal com o aprimoramento contínuo das políticas públicas ambientais e com a busca por soluções sustentáveis para a gestão de resíduos no município. ♻️🌎

CUIDAR DE BOITUVA É PROTEGER O LUGAR ONDE VIVEMOS 💙🌿Em Pandora, a natureza é defendida com a própria vida. Em Boituva, a...
22/01/2026

CUIDAR DE BOITUVA É PROTEGER O LUGAR ONDE VIVEMOS 💙🌿

Em Pandora, a natureza é defendida com a própria vida. Em Boituva, a preservação exige apenas consciência cidadã. 💙🌿

Independentemente da ficção, a realidade é uma só: o descarte de resíduos em terrenos baldios, áreas verdes ou calçadas configura crime ambiental e é passível de multa.

Para garantir a limpeza urbana e evitar sanções, consulte a maneira correta de descarte do município:

🏠 Lixo Doméstico Os resíduos devem ser separados em sacos distintos e disponibilizados em frente à residência apenas nos dias e horários da coleta regular.

🧱 Entulhos e Restos de Construção A Prefeitura não realiza a coleta deste material. O descarte deve ser feito exclusivamente mediante a contratação de empresas especializadas em caçambas.

🛋️ Pequenos Móveis (Operação Cata-Treco) O serviço de retirada funciona mediante agendamento prévio. 🔹 Telefone: (15) 3263-1140. ⚠️ Regra: O agendamento ocorre às segundas-feiras e as vagas são limitadas semanalmente.

🔋 Ecopontos (Descarte Voluntário) Materiais específicos devem ser levados aos pontos de coleta autorizados:

Lixo Eletrônico: Recebido no Parque da Cidade (Rua José Amadio, 110) e no Ecoponto do Bairro Águia da Castelo (Av. Alfredo Sartorelli, 420).

Pneus: O recebimento é feito exclusivamente no Ecoponto da Av. Alfredo Sartorelli, 420 (Bairro Águia da Castelo).

A colaboração de todos é fundamental para uma cidade mais limpa. Faça a sua parte.



🚨 TERRENO LIMPO, MUNICÍPIO SEGURO!Com a chegada do período de calor e chuvas, a Prefeitura de Boituva reforça a importân...
20/01/2026

🚨 TERRENO LIMPO, MUNICÍPIO SEGURO!

Com a chegada do período de calor e chuvas, a Prefeitura de Boituva reforça a importância de manter lotes e terrenos limpos e roçados. Essa é uma ação simples, mas fundamental para proteger a saúde pública e o bem-estar da população.

Terrenos com mato alto favorecem o surgimento de insetos, animais peçonhentos e focos do mosquito da dengue, além de impactarem negativamente a vizinhança e o bairro como um todo.

Cuidar do seu lote é um ato de responsabilidade e cidadania. Ao manter o terreno limpo, cada munícipe contribui para uma cidade mais segura, saudável e agradável para todos.

⚠️ E atenção! Proprietários de imóveis identif**ados em situação de abandono poderão ser notif**ados e posteriormente multados conforme a legislação municipal vigente.

Você, cidadão parceiro, pode denunciar pelo Protocolo Web no site oficial, ou pelo e-mail: fiscalizaçã[email protected]. As denúncias são encaminhadas diretamente para o Departamento de Fiscalização. 😉

👉 Faça a sua parte. Cuidar do espaço urbano é cuidar das pessoas.





COMUNICADO 📣PODA E CORTE DE ÁRVORES: ESCLARECIMENTOS SOBRE A LEI FEDERAL Nº 15.299A Secretaria de Meio Ambiente, Parques...
16/01/2026

COMUNICADO 📣

PODA E CORTE DE ÁRVORES: ESCLARECIMENTOS SOBRE A LEI FEDERAL Nº 15.299

A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal informa que, a solicitação para a realização de poda ou corte de árvores permanece obrigatória.

📃 A Lei Federal nº 15.299/2025 determina que não há crime na poda ou no corte de árvores quando todos os requisitos são cumpridos ao mesmo tempo: existir risco de acidente, comprovado por laudo técnico; ter sido feito pedido ao órgão ambiental; e não haver resposta fundamentada em até 45 dias.

Após esse prazo, a autorização é considerada automaticamente concedida, permitindo a contratação de profissional ou empresa habilitada para a realização do serviço, que deve ser realizado somente por profissional devidamente habilitado.

Você, cidadão parceiro, pode solicitar o corte, ou poda, de árvores pelo Protocolo Web no site oficial: https://www.boituva.sp.gov.br/, ou presencialmente no R. Cel. Eugênio Motta, 985 - Vila Ferriello.

FIQUE ATENTO! O laudo técnico e o protocolo da solicitação são essenciais para garantir a legalidade do procedimento.

⚠️ A regra é válida para as áreas públicas e privadas.

📞 Dúvidas/ou mais informações, entre em contato pelo telefone: (15) 3263-1388.



Endereço

Rua José Amadio, 110
Boituva, SP
18550-140

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:30 - 17:00
Terça-feira 08:30 - 17:00
Quarta-feira 08:30 - 17:00
Quinta-feira 08:30 - 17:00
Sexta-feira 08:30 - 17:00

Telefone

+551532631140

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal de Boituva - SP posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Bem-Estar Animal de Boituva - SP:

Compartilhar