Núcleo de Acolhimento - Associação Mathias Haas

Núcleo de Acolhimento - Associação Mathias Haas Cuidado e acolhimento para as famílias em distintas etapas da vida. Núcleo de Acolhimento -

O luto muda muita coisa. A rotina, os pensamentos, o jeito de enxergar o mundo, e, muitas vezes, até a forma como nos re...
03/06/2026

O luto muda muita coisa. A rotina, os pensamentos, o jeito de enxergar o mundo, e, muitas vezes, até a forma como nos relacionamos com as pessoas.

Quando a dor é muito grande, ninguém consegue simplesmente “resolver”. Mas existem presenças que ajudam a sustentar os dias mais difíceis.

Amizade, no luto, muitas vezes é isso: ficar, mesmo sem respostas. Respeitar o silêncio. Continuar presente quando o restante do mundo já voltou ao normal.

Porque algumas dores não precisam de solução imediata. Precisam de acolhimento, tempo e companhia para serem atravessadas.

O luto não muda só o que sentimos. Ele muda o tempo, o corpo e a forma como vemos a vida.É uma transformação silenciosa,...
27/05/2026

O luto não muda só o que sentimos. Ele muda o tempo, o corpo e a forma como vemos a vida.

É uma transformação silenciosa, que pede paciência e respeito pelo próprio ritmo.
Seguir em frente não é esquecer. É aprender a carregar a memória sem deixar de viver o presente.

No Núcleo de Acolhimento, existe espaço para sentir, nomear e atravessar tudo isso com cuidado.

Às vezes, a gente acredita que o luto precisa ir embora para que a vida volte a acontecer. Mas talvez ele seja mais pare...
21/05/2026

Às vezes, a gente acredita que o luto precisa ir embora para que a vida volte a acontecer. Mas talvez ele seja mais parecido com glitter.

A vida segue, a rotina se reorganiza, os dias passam. E, ainda assim, em algum momento, algo volta a brilhar: uma lembrança, uma música, um cheiro, uma frase.

Não porque a pessoa ficou “presa” no passado. Mas porque algumas presenças deixam marcas que continuam aparecendo na nossa história, de um jeito delicado, inesperado e cheio de significado.

No Núcleo de Acolhimento, acreditamos que o luto não precisa ser apagado para que a vida continue. Ele pode, aos poucos, encontrar um novo lugar dentro de nós.

Dizer que a saudade é o “azar” de quem teve sorte pode até parecer contraditório, mas carrega uma verdade profunda sobre...
14/05/2026

Dizer que a saudade é o “azar” de quem teve sorte pode até parecer contraditório, mas carrega uma verdade profunda sobre o luto.

Muitas vezes, a dor da perda parece grande demais e ela realmente é. Mas, por trás dessa dor, existe também a marca de algo muito precioso: o amor vivido, a conexão construída, a história compartilhada.

No luto, aos poucos, a gente vai aprendendo que sentir saudade também é reconhecer a importância de quem passou pela nossa vida.

É aprender a dar um novo lugar ao amor de alguém que já não está aqui fisicamente, mas que continua presente nas memórias, nos gestos e em tudo aquilo que ajudou a formar quem somos.

Nem todo Dia das Mães é leve.Para algumas pessoas, essa data chega com abraço. Para outras, chega com saudade.O Dia das ...
10/05/2026

Nem todo Dia das Mães é leve.

Para algumas pessoas, essa data chega com abraço. Para outras, chega com saudade.

O Dia das Mães pode despertar amor, gratidão, lembranças e ausência, tudo ao mesmo tempo. E não há nada de errado nisso.

Para quem sente falta da mãe que partiu, o coração pode apertar mais hoje. Mas, para quem ainda pode estar perto, talvez esse seja um lembrete gentil: abrace, demonstre carinho, diga “eu te amo” e aproveite a presença enquanto ela está aqui.
Cada história vive essa data de um jeito. E todas merecem respeito.

Neste Dia das Mães, o Núcleo de Acolhimento deseja que o amor encontre espaço, seja na presença, na memória ou na saudade.

Feliz Dia das Mães, com carinho, acolhimento e afeto.

Nem toda dor do luto está no que já aconteceu. Às vezes, ela também mora no que ainda iria acontecer e não vai mais.O lu...
07/05/2026

Nem toda dor do luto está no que já aconteceu. Às vezes, ela também mora no que ainda iria acontecer e não vai mais.

O luto também é sentir falta do futuro que foi interrompido, dos planos, dos momentos e das presenças que ainda fariam parte da vida.

E tudo isso também merece acolhimento.

Cada luto carrega muitas perdas dentro de si. Nunca é “só” a pessoa que partiu.O luto tem muitas camadas e, muitas vezes...
28/04/2026

Cada luto carrega muitas perdas dentro de si. Nunca é “só” a pessoa que partiu.
O luto tem muitas camadas e, muitas vezes, quem está de fora enxerga apenas a superfície.

Com a grande perda, também se vão partes inteiras da vida que existia junto dela:
os gestos, os planos, o jeito de ser amado, olhado, encorajado.

Algumas perdas são cotidianas, outras simbólicas, outras até difíceis de nomear.
Mas todas são reais e dolorosas para quem sente.

No Núcleo de Acolhimento, reconhecemos essas camadas do luto e buscamos oferecer um espaço de escuta, respeito e cuidado para quem está atravessando esse processo.

Não existe uma rota definida.O que ajuda uma pessoa pode não funcionar para outra e está tudo bem.Atravessar esse mar si...
22/04/2026

Não existe uma rota definida.O que ajuda uma pessoa pode não funcionar para outra e está tudo bem.

Atravessar esse mar significa aprender a respeitar o próprio ritmo. Às vezes, é preciso ancorar por um tempo e descansar. Em outros momentos, ajustar as velas e encontrar forças para seguir.

Com o tempo, cada pessoa descobre o seu jeito de lidar com as ondas que surgem no caminho.

E, quando navegar sozinho parece difícil demais, buscar apoio também faz parte do cuidado.

No Núcleo de Acolhimento, os encontros do Grupo Girassol existem para oferecer um espaço de escuta, partilha e acolhimento a quem está atravessando o luto.

Cada pessoa vive o luto de um jeito, e não existe um tempo certo para que tudo “volte ao normal”. Aos poucos, o processo...
14/04/2026

Cada pessoa vive o luto de um jeito, e não existe um tempo certo para que tudo “volte ao normal”. Aos poucos, o processo vai se tornando mais funcional quando conseguimos seguir com a vida, mesmo carregando a saudade.

Mas se ainda parece difícil organizar os sentimentos, lidar com a ausência ou encontrar espaço para falar sobre o que aconteceu, isso também merece cuidado.
No Núcleo de Acolhimento, o grupo existe justamente para isso: oferecer um lugar seguro de escuta, partilha e compreensão para quem ainda está tentando encontrar um jeito de atravessar o luto.

Já reparou como a dor física costuma ser levada a sério?Quando alguém diz que está com dor de cabeça, logo aparece um ge...
09/04/2026

Já reparou como a dor física costuma ser levada a sério?

Quando alguém diz que está com dor de cabeça, logo aparece um gesto de cuidado. Um remédio, um copo d’água ou um pedido para descansar.

Mas quando a dor é do luto, muitas vezes surge a pressa para que a pessoa “siga em frente”, como se fosse possível resolver essa dor com força de vontade.

Cuidar de quem perdeu alguém é não exigir coragem quando ainda dói.
É respeitar uma vida que ainda está se reorganizando.

No Núcleo de Acolhimento, acreditamos que o luto precisa de espaço, uma escuta ativa e respeitosa tempo para lidar com as emoções.

Endereço

Rua Mâncio Costa, 38 Sala 201/Garcia
Blumenau, SC
89020-030

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Núcleo de Acolhimento - Associação Mathias Haas posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria