12/03/2026
Vereadores de Biguaçu se reúnem com interventora para discutir situação do Hospital Regional Helmuth Nass
Na tarde de segunda-feira (9), a Câmara Municipal de Biguaçu realizou uma reunião com a interventora do Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, Giordana Biancon, para tratar do andamento da intervenção na unidade e esclarecer dúvidas dos vereadores sobre o funcionamento do hospital.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara, João Luiz Luz, que informou que a reunião ocorreu a partir de solicitação do vereador João Batista Kretzer, com o objetivo de reunir informações e promover esclarecimentos sobre a intervenção que ocorre no hospital. O presidente agradeceu a presença da interventora Giordana Biancon, da secretária municipal de Saúde, Ana Flávia de Almeida e Silva, e do procurador-geral do Município, Lucas Martins, destacando a importância do diálogo entre o Legislativo e a gestão da saúde.
Autor do pedido da reunião, o vereador João Batista Kretzer explicou que a iniciativa surgiu em razão das dúvidas apresentadas pela população sobre a intervenção no hospital. Segundo ele, inicialmente foi informado que a medida teria duração de 90 dias, podendo ser prorrogada, mas o período já se aproxima de um ano. O vereador ressaltou a importância de compreender os motivos das prorrogações, as mudanças implementadas e como está sendo conduzida a administração da unidade hospitalar.
Durante a reunião, a interventora Giordana Biancon apresentou esclarecimentos sobre o processo de intervenção. Ela destacou que desde o início o decreto já previa a possibilidade de prorrogação, pois naquele momento não era possível ter conhecimento completo da situação interna do hospital. Segundo a interventora, já ocorreram duas prorrogações e as medidas foram fundamentadas em relatórios técnicos, que estão publicados no Diário Oficial do Município e disponíveis para consulta pública.
Giordana também ressaltou que um dos principais objetivos da intervenção foi ampliar a produção do hospital. De acordo com os dados apresentados, houve aumento significativo no número de atendimentos e internações após o início da intervenção. Conforme o comparativo apresentado, a entrada de pacientes na unidade registrou crescimento de 199% em relação ao período anterior.
Outro ponto destacado foi a ampliação da equipe de profissionais. Em julho, quando a intervenção teve início, foram realizadas 26 contratações, após a identificação de déficit de funcionários em setores assistenciais. A interventora explicou que alguns profissionais que constavam nos relatórios anteriores não estavam atuando diretamente na área operacional, o que exigiu a recomposição das equipes.
Entre as medidas adotadas também estão a ampliação do horário de funcionamento do centro cirúrgico e o aumento do número de médicos, ações que contribuíram para elevar o número de procedimentos realizados. Como exemplo, foi apresentado que em janeiro de 2025 não houve registro de cirurgias realizadas na unidade, enquanto em janeiro de 2026, após a intervenção e a troca da empresa médica responsável pelos serviços, foram realizadas 276 cirurgias.
A interventora também apresentou informações sobre a situação financeira do hospital, destacando que desde o início da intervenção foi possível organizar o fluxo de caixa da unidade. Segundo ela, atualmente os salários dos profissionais estão sendo pagos em dia, incluindo o décimo terceiro salário, e o hospital também aplica o piso nacional da enfermagem.
Ao final do encontro, os vereadores puderam esclarecer dúvidas e discutir aspectos relacionados ao funcionamento do Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, reforçando a importância do acompanhamento do tema pelo Legislativo municipal.
Estiveram presentes na reunião os vereadores: André Clementino, André Leal, Bia Borba, João Batista Kretzer, João Luiz Luz, John Kennedy Lara da Costa, Luan Pereira, Rodrigo César Ocker, Sandro Andrade e Vandy Antunes.