Fundada em 10 de julho de 2006 pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer com o objetivo de implantar uma orquestra na cidade. E foi com a proposta essa orquestra que nasceu a Escola Municipal de Musica de Biguaçu. A contribuição mais importante deste projeto, para o município e para o Estado de Santa Catarina, é a formação gratuita de crianças,
jovens e adultos abrangendo toda a comunidade através do ensino musical, agregando valores de civismo e disciplina. Por ser um trabalho desenvolvido em grupo, propicia aos alunos princípios da socialização, contribuindo com a ocupação sadia, ao afastamento dos fatores de risco social como as drogas e a violência. A música como recurso educacional, comprovadamente oferece aquele que nela esteja envolvido, enriquecimento cultural com conhecimento prático e teórico de peças musicais clássicas, contemporâneas e populares, melhores condições psicológicas, enfim a formação de um ser humano primorado e consciente do seu espaço. Além de aulas para os alunos da banda sinfônica, que ocorrem todos os dias, acontecem ainda, ensaios de naipe e ensaios gerais. Destacando também, os concertos didáticos, recitais dos alunos e o abrilhantamento em diversas atividades do município e do estado. No ano de 2012 tivemos a formação da Orquestra Sinfônica de Biguaçu que teve seu primeiro concerto apresentado em dezembro do mesmo ano com temas natalinos. A escola vem se tornando referencia no ensino gratuito de musica na grande Florianópolis com professores qualificados e de vasta experiência didática musical. Oferecemos neste ano cursos de bateria, contrabaixo, percussão, tuba, violino, violoncelo.