09/06/2020
Desengavetando projetos na quarentena.
Parte da reportagem da TV Tribuna de 08 de outubro de 2013 onde falo um pouco sobre essa proposta:
" Consultora da Codesp, Ana Luisa Howard de Castilho, vem criando uma série de produtos culturais para divulgar o acervo tecnológico da usina hidrelétrica de Itatinga.
É de conhecimento do público, que teve acesso à usina hidrelétrica de Itatinga e todo o complexo que a envolve, que a mesma constitui um valioso Patrimônio Histórico, Tecnológico e Natural. Ciente disso, durante a realização do “1° Encontro sobre a Memória Tecnológica do Porto de Santos: usina hidrelétrica de Itatinga” a Codesp decidiu pela preservação da memória do complexo de Itatinga por meio dos antigos equipamentos que estão sendo substituídos, o parque natural que envolve a usina, as construções que compõem a vila, bem como, a sua história social, cultural e administrativa.
Esta decisão transforma, quase que automaticamente, todo o “Complexo de Itatinga” num patrimônio de relevante interesse público com uma vocação múltipla: interesse de ordem histórica, cultural, tecnológica e ambiental, para não mencionar outros potenciais.
Além disso, o empreendimento industrial que a Usina representou na história da industrialização do país é exemplar sob vários aspectos: desde o pioneirismo da abordagem da Serra do Mar e da mata nativa para o fim de geração de energia; à instalação de uma vila operária com atendimento social nas áreas de educação, segurança e saúde; ou na efetividade, produtividade e na perenidade das suas instalações; e no tratamento do meio ambiente que resultou na conservação e até melhoramentos do seu entorno geográfico e social.
Das ações pós o “1° Encontro sobre a Memória Tecnológica do Porto de Santos: usina hidrelétrica de Itatinga”foram executados: (1) registro fotográfico da Casa de Força, na usina hidrelétrica de Itatinga; (2) orientação quanto ao acondicionamento, a destinação dos componentes e equipamentos retirados por ocasião da modernização coordenada pela ABB; (3) buscar convênios com universidades, sendo que o primeiro encaminhado com a Universidade Estadual Paulista – Unesp para a conservação dos documentos que se encontram no interior da usina; (4) elaboração de termo de referência para contratação de projeto arquitetônico para 3 edifícios onde será instalado o acervo; (5) estudo para restabelecer a relação entre a usina e a comunidade externa; (6) contato com os ex-moradores de Itatinga para auxiliá-los a organizar um acervo dentro da vila de Itatinga; e (7) estudo preliminar com as diretrizes para ingresso de instituições de ensino na usina.
Como proposta de continuidade da proteção do acervo de Itatinga, estávamos elaborando um projeto cultural com base em incentivo fiscal de um filme didático sobre a usina, a recuperação de um edifício para ser uma das bases do acervo, e outro projeto que consiste na produção de um site com conteúdo técnico, histórico e de divulgação dos trabalhos que vem sendo executados."