Grêmio Olegário

Grêmio Olegário Órgão de representação dos estudantes da E.E. Olegário Maciel

11/02/2020

DEFENDER O FUNDEB É DEFENDER A EDUCAÇAO

Nao dá para falar do FUNDEB sem contextualizar sua história. No Brasil, os movimentos em defesa de uma educação para públicos mais amplos têm origem no período imperial, entretanto, a discussão sobre o assunto só ganha maior corpo e conjunto de leis com a instauração da república. Com o avançar da república, e apesar dos seus fluxos e refluxos, o tema de uma educação pública, gratuita e de qualidade ganhou maior espaço na esfera pública e mobilizou diversos agentes políticos e sociais. Contudo, a instauração de uma educação pública, gratuita e de qualidade sempre teve na escassez de recursos financeiros seu maior inimigo.
Nesse sentido, com o fim do regime militar e a explosão dos movimentos em defesa da educação, o tema da garantia de recursos financeiros tornou-se prioridade e a primeira grande vitória data de 1998 com a criação do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Apesar da vitória para a educação que o FUNDEF representou esse modelo de financiamento ainda não foi satisfatório, pois não incluía o ensino médio, o EJA e o ensino profissionalizante. Por esse motivo, as lutas pela criação de um financiamento nacional para educação pública que abarcasse o ensino médio, o EJA e o ensino profissionalizante continuaram até 2006, ano da criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). O FUNDEB, ao contrario do FUNDEF, abrange toda a educação pública secundarista e em como eixo a garantia de investimentos na educação e a distribuição de renda entre todos os municípios brasileiros. Sem o principio da distribuição do dinheiro da educação entre os munícipios estabelecido pelos FUNDEB cidades de médio e pequeno porte não conseguiriam manter suas escolas e garantir a educação básica para seus moradores. No estado de Minas Gerais, por exemplo, mais de 90% dos munícipios dependem do FUNDEB para manutenção de suas escolas de nível básico.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) é um conjunto de fundos contábeis formado por recursos dos três níveis da administração pública do Brasil para promover o financiamento da educação básica pública. Foi criado em janeiro de 2007 e substitui o FUNDEF, sendo que a principal diferença é atender, além do ensino fundamental, objeto do antecessor, também atender a educação infantil, o ensino médio e a educação de jovens e adultos. É impossível se importar com a escola pública do Brasil sem se preocupar com o Fundeb, quase metade do dinheiro que sustenta a educação pública no Brasil vêm deste fundo. Ele é composto por verbas de municípios e estados, complementado pela União. So em Minas Gerais mais de 80% dos municípios depemdem desse fundo para manter nossas escolas em pé,o problema é que este mecanismo essencial acaba em 2020 e precisa ser renovado com urgência. “Se não pautarmos o financiamento da educação, será o fim da escola pública brasileira". O atual Fundeb foi criado por um Projeto de Lei de 2006, com duração até 31 de dezembro de 2020. Há três Projetos de Emenda Constitucional em tramitação para substituí-lo. O mais avançado é a PEC 15, que já passou por 30 audiências públicas. A relatora, deputada Professora Rosinha (DEM), defende aumento gradual dos repasses da União de 10% para 40%: . De acordo com a Emenda Constitucional nº 53, de 2006, que criou o Fundeb, ele deixará de existir em dezembro de 2020. No entanto, o Fundeb é hoje a fonte de 63% de tudo que é investido nas escolas públicas do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Educação. O dinheiro é usado tanto para pagamento de salários quanto para manutenção, custeio e investimentos em infraestrutura. Em 2018, o governo federal retirou R$ 2,6 bilhões do Fundeb, para uso em outros fins. Enquanto isso algumas etapas e modalidades da educação básica pública, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), por exemplo, continuam sub-financiadas. É de extrema urgência debater formas de financimento da educação pública frente à antipolítica educacional adotada pelo governo federal, a partir dos atuais cortes generalizados, que vão desde a educação básica até as universidades públicas, como é o caso do corte de 30% do orçamento de todas as universidades federais e a contenção em toda a área de educação, que alcança R$7,98 bilhões. Por isso é de extrema importância defender o financiamento da educação e dos nossos recursos públicos, o que presenciamos no último período foi o descaso do Governo Zema com a educação do estado e o governo federal com os investimentos em um todo,por isso convocamos todos os estudantes mineiros a abraçar a nossa campanha em defesa da permanência do FUNDEB
Fonte :

24/05/2018

Galera devido a GREVE dos camioneiros amanhã não haverá aula.

17/05/2018

*Comunicado Paralisação*

Os professores da E. E. Olegário Maciel comunicam que, devido ao não pagamento do salário dos servidores pelo governo estadual, não haverá aula amanhã, quinta-feira, dia 17/05.

23/04/2018

Em uma ação truculenta e desnecessária PMMG, atacou os professores da Rede Infantil de BH com bombas, bala de borracha e jatos de água. A categoria está em GREVE pela igualação do salario ao dos professores do ensino fundamental.
O grêmio Olegário se soma a está luta dos professores das UMEIS e se opõem a este tipo de ação por parte da PM.

Os trabalhadores da rede estadual de ensino decidiram em assembleia, nesta quarta-feira (18), encerrar a greve da catego...
19/04/2018

Os trabalhadores da rede estadual de ensino decidiram em assembleia, nesta quarta-feira (18), encerrar a greve da categoria no estado. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (23).

Ainda de acordo com o sindicato, a greve foi suspensa temporariamente, e a categoria vai avaliar outras formas de continuar pressionando o governo. O Sind-UTE explicou ainda que por causa do período eleitoral, o governo não pode enviar projeto de lei para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, com isso, o PL para pagamento do piso não poderia ser apreciado.

Os educadores estavam parados há um mês e 10 dias, desde 8 de março. De acordo com a categoria, o movimento começou porque o governo não cumpriu acordos assinados e o pagamento do piso salarial. A categoria também pede o fim do parcelamento dos salários e do 13º e um atendimento de qualidade pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Ontem representado pela Carol Carvalho o Grêmio Olegário esteve  presente na assembléia dos professores que decidiu pela...
05/04/2018

Ontem representado pela Carol Carvalho o Grêmio Olegário esteve presente na assembléia dos professores que decidiu pela permanência da Greve até o dia 10/04 próxima terça.

09/03/2018

COMUNICADO: amanhã 09/03 haverá aula normalmente

Atenciosamente Diretoria Grêmio Olégario

COMUNICADO: Não haverá aula no dia 19/02/18, devido a paralisação contra a reforma da previdência e a retirada de direit...
18/02/2018

COMUNICADO: Não haverá aula no dia 19/02/18, devido a paralisação contra a reforma da previdência e a retirada de direitos do governo golpista de Michel Temer

Convidamos todas e todos a se juntarem conosco na luta junto aos professores

As aulas voltarão normalmente na terça-feira (20/02)

Diretoria do Grêmio Estudantil da E.E. Olegário Maciel
Belo Horizonte, 18 de Fevereiro de 2018

MEIO PASSE ESTUDANTILO meio passe estudantil é um benefício instituído pela Lei Municipal 10.106 de 21 de Fevereiro de 2...
22/11/2017

MEIO PASSE ESTUDANTIL
O meio passe estudantil é um benefício instituído pela Lei Municipal 10.106 de 21 de Fevereiro de 2011.

Atualmente são contemplados os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, estaduais, estudantes de escola particular com 100% de bolsa e EJA (Educação de Jovens e Adultos) que estejam matriculados e frequentes em estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte; residam a mais de 1Km da escola que frequentam e utilizem o metrô ou linhas de ônibus gerenciadas pela BHTRANS, dando a oportunidade para milhares de estudantes de baixa renda utilizarem esses meios pela metade do preço da passagem para poderem ir a escola, isso é o que devia acontecer, mas as dificuldades para se ter o meio passe estudantil começam desde o início, pois precisa ser feito um cadastramento e ser chamado para se apresentar em uma das secretárias regionais para ser aprovado ou não, e isso pode demorar bastante tempo, podendo assim um estudante chegar ao terceiro ano e se formar e não ter acesso a este benefício, prejudicando assim diversas famílias e estudantes de baixa renda, mas o problema não para por ai, o descaso é tanto que até para carregar o cartão não existe uma data certa. Fazendo diferença na renda de diversas pessoas que contam com este benefício. NOVEMBRO está ACABANDO e diversos estudantes ainda não recarregaram seus cartões, pois a verba destinada ao meio - passe não foi repassada.
Diante dessa realidade muitos alunos encontram dificuldades em frequentar os espaços escolares, assim aumentando a taxa de evasão escolar e dificultando cada vez mais o acesso de alunos de baixa renda a educação.
Viemos então por meio dessa publicação pedir que a PBH tome uma posição diante desse fato, assim provando sua competência e interesse em garantir o acesso à educação para todos!

Hoje, 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra. Data importantíssima, que tem como intenção a luta contra...
20/11/2017

Hoje, 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra. Data importantíssima, que tem como intenção a luta contra o racismo, xenofobia e demais preconceitos relacionados a cultura e descendência africana. Além de celebrar a conquista da inclusão da cultura negra nos espaços urbanos (apesar de certos obstáculos e de certa discriminação ainda presentes na sociedade). E como forma de apoio à essa luta incessante e totalmente necessária, o Grêmio Olegário, exibiu durante os intervalos do recreio, dos turnos da manhã e da tarde, vídeos -documentários a respeito da importância do dia da Consciência Negra, das manifestações culturais africanas e da incansável luta dos negros em busca de equidade!!

24/09/2017

O aluno Ben Hur teve coragem e mandou um desafio de rima para a Berê MC e o Saboia!!

Endereço

Rua Dos Carijós
Belo Horizonte, MG
30120-060

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 17:30
Terça-feira 07:00 - 17:30
Quarta-feira 07:00 - 17:30
Quinta-feira 07:00 - 17:30
Sexta-feira 07:00 - 17:30

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Grêmio Olegário posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar