A Creche Educacional Nascer da Esperança, foi fundada no dia 26 de agosto do ano de 1986. Na época, na comunidade da Barragem Santa Lúcia não haviam escolinhas para crianças menores de 7 anos de idade e muitas famílias não colocavam as crianças na pré - escola devido a distância, e ao trânsito da avenida que precisavam atravessar. No ano de 1986 durante uma reunião de agentes comunitários, “D.Lia
” (fundadora da creche) , apresentou- se como uma das muitas pessoas que vêm do interior à procura de melhores condições de vida. Moradora do Aglomerado Santa Lúcia, vinda do Norte de Minas, onde trabalhou como professora rural durante dez anos, mostrou-se disposta a desenvolver alguma atividade educativa na comunidade. Na mesma reunião, D.Mirtes, também moradora da região, e as freiras da igreja católica local, se interessaram pela proposta e procuraram os órgãos públicos, mas não conseguiram apoio financeiro. Mesmo sem apoio financeiro, a igreja católica, dirigida pelo padre Danilo cedeu o salão paroquial pra iniciar o trabalho. Um comunicado foi feito à igreja, para que as mães que tivessem interesse, procurassem a D. A procura foi muito grande e todos se animaram com a nova oportunidade que estava surgindo para as crianças. O MEC fez doação de um material pedagógico do antigo MOBRAL ( Movimento Brasileiro de Alfabetização) e assim nascia a "Escolinha Nascer da Esperança". A "Escolinha", como era chamada, funcionou o primeiro ano,no salão paroquial e as festas e formaturas eram realizadas na igreja. Em 1989 passou a funcionar na Rua Capelinha, em uma pequena casa, com uma sala, uma cozinha e dois banheiros, era mantida pelas obras sociais da paróquia. A demanda por vagas na escolinha era grande, Dona lia passou a contar com a ajuda de voluntários e suas filhas, atendendo assim em três locais distintos: Rua Capelinha, nº 181; Rua Sertaneja, nº37 e rua Sertaneja nº 51; (sua própria casa) e na casa de sua filha Eliane. Dona Lia sempre saía à procura de recursos, e quem assumia a sala eram suas filhas que contavam histórias, cantavam, brincavam com as crianças. Apoio da comunidade Ao se ver sem apoio para prosseguir com o projeto de construir uma creche, em meados de 1992, a fundadora convocou uma reunião com os pais e representantes da comunidade. As pessoas presentes naquele local se propuseram a ajudar a construir uma sede própria, para a creche. Dona Lia fez a compra de um terreno, com recursos próprios e iniciaram as obras . A construção andava de acordo com os recursos que se conseguiam, através de pequenas doações e contribuições das famílias. Por causa de um erro feito pelos pedreiros voluntários, a obra foi embargada pela prefeitura, pois a execução não acompanhava a planta. O engenheiro Roberto Bratel que havia, feito a planta voluntariamente, marcou uma reunião com o órgão competente e refez o projeto, aproveitando o que já havia sido construído. Quase dez anos depois, a inauguração Em maio de 1994, a creche recebeu a visita de uma assistente social da AMAS, e após rigorosa verificação de documentos e doação por escrito do terreno à prefeitura, plano de trabalho foi aprovado. A "escolinha", passou a ser chamada Creche Educacional Nascer da Esperança e foi convidada a assinar um convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte. No dia 18 março de 1995 foi inaugurada e neste ano de 2012 está completando 26 de muitas lutas e vitórias.