27/08/2025
Sebrae Minas e Secult realizam expedição gastronômica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
De 31 de agosto a 4 de setembro de 2025, o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) promovem uma expedição gastronômica aos municípios de Januária e Itacarambi, localizados no território do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais. Seis chefs de cozinha participam da ação: os mineiros Maria Clara Magalhães, do Restaurante Matula, e Flavio Trombino, do Restaurante Xapuri; João Diamante, do Restaurante Dois de Fevereiro, do Rio de Janeiro, além de Fabi Rodrigues, Lara Calazans e Lucas Amadeu.
O objetivo da expedição é divulgar a cultura alimentar local, a história, os ingredientes e as pessoas que constroem a identidade da gastronomia local. Além da imersão gastronômica, a programação incluirá vivências na Praia de Rio do São Francisco e visita ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu — um dos mais importantes destinos de natureza de Minas Gerais, recentemente reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Unesco.
“Esta ação faz parte dos nossos esforços para estruturar e promover o turismo na região, impulsionando os pequenos negócios e o desenvolvimento econômico local”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Os chefs convidados visitarão pequenos produtores de cachaça, polpas, doces e geleias feitos com frutos típicos da região, como umbu, coquinho azedo e maracujá do mato, além de empreendedores familiares de cozinhas tradicionais e comunidades que expressam o sabor singular da região. “Esta expedição integra os esforços do Governo de Minas para consolidar o estado como referência em turismo cultural e potencializar a cozinha mineira. A ação permite troca de experiências, mas sobretudo apresenta os sabores e saberes locais que vão influenciar e inspirar chefs que representam a cozinha contemporânea. Uma iniciativa que movimenta a economia da criatividade e contribui para o desenvolvimento econômico regional, sempre em sintonia com o patrimônio natural e cultural”, afirma o secretário de Estado, Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
A expedição integra os programas Prepara Gastronomia, que impulsiona pequenos negócios do setor de alimentação por meio de capacitações e conexões com os territórios, e Check-in Turismo, que valoriza destinos turísticos mineiros com foco na autenticidade, na identidade cultural e em experiências transformadoras.A expedição integra os programas Prepara Gastronomia, que impulsiona pequenos negócios do setor de alimentação por meio de capacitações e conexões com os territórios, e Check-in Turismo, que valoriza destinos turísticos mineiros com foco na autenticidade, na identidade cultural e em experiências transformadoras.
Leia a matéria completa no site www.secult.mg.gov.br